Ácido fólico é essencial para a nossa sobrevivência

Conheça o Ácido Fólico e os todos os seus benefícios inclusive para Cabelos e Unhas

Também conhecido como folato, folacina e vitamina B9, o ácido fólico é um nutriente pertencente ao complexo B. É ótimo para a saúde da pele, unhas e cabelo, além de fazer muito bem ao cérebro e sistema imunológico.

Ainda não está por dentro dos inúmeros benefícios do ácido fólico? Então dá uma olhada a seguir para saber mais sobre essa vitamina essencial para a saúde.

Os benefícios para os cabelos e unhas

O folato é um dos principais recursos para evitar a queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças.

Todo o complexo B, na verdade, tem um papel fundamental na saúde da pele, unhas e cabelos. 

Trend Alert: Anel Personalizado

já pensou ter um anel de ouro personalizado com sua letra predileta ou sua inicial?

A Vitamina B9 é essencial para um cabelo bonito e saudável
A Vitamina B9 é essencial para um cabelo bonito e saudável

O ácido fólico, por sua vez, contribui com o crescimento saudável de unhas e cabelos e no combate à oleosidade, além de ajudar a controlar a acne e a dermatite. Ao atuar na criação de células novas, o ácido fólico tem um papel fundamental na prevenção da queda de cabelo e no crescimento de novos fios. 

O consumo da vitamina B9, portanto, pode reverter e prevenir a calvície causada por fatores genéticos. Assim como as demais vitaminas do complexo B, o folato age diretamente no folículo capilar.

Dentre todas, ele é o nutriente mais estimulador do crescimento dos fios. Além disso, o folato tem outra função de grande importância: ele pode ser o responsável pelo transporte de melanina, tendo o poder de deixar os fios mais escuros, ajudando, assim, a diminuir o tão temido cabelo branco. 

Unhas quebradiças e com manchas brancas também podem ser um sinal da deficiência de ácido fólico. Ao ajudar no crescimento e diferenciação celular, essa vitamina é fundamental para quem deseja ter unhas fortes e bonitas. 

Benefícios do ácido fólico

A vitamina B9 é fundamental para a saúde, e tem participação em diversas funções no corpo. Entre elas, está a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, formação de hemácias e produção de novas proteínas. Confira mais detalhes!

Para prevenir doenças

Esse nutriente também é muito importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso, e estudos comprovam a sua eficácia em prevenir o câncer, segundo um estudo publicado na revista científica “Câncer” da Sociedade Americana de Câncer.

A pesquisa em questão apontou para a questão de a insuficiência de ácido fólico ser um fator de risco para a ocorrência do câncer. 

A Vitamina B9 ajuda a ter mais disposição e saúde no dia a dia
A Vitamina B9 ajuda a ter mais disposição e saúde no dia a dia

A vitamina também ajuda a reduzir o risco de Alzheimer, doenças cardíacas e derrame, e pode ajudar a evitar a perda auditiva em idosos e a anencefalia dos fetos na gravidez.

Ela é efetiva no tratamento de alguns tipos de anemia, ajuda a controlar a hipertensão e melhora os níveis de insulina no sangue.

O ácido fólico também tem papel determinante no sistema imunológico, o que acaba interferindo em todo o organismo e na prevenção de todo tipo de problema de saúde. 

Para uma gestação saudável

Por fim, o ácido fólico pode manter os espermatozoides mais saudáveis e é um dos componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.

Fundamental no período gestacional!
Fundamental no período gestacional!

Ele é muito importante para um bom desenvolvimento fetal e para a formação do tubo neural.

A suplementação dessa vitamina deve começar pelo menos um mês antes da gravidez, e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção, já que é durante esse período que o desenvolvimento do sistema nervoso e do tubo neural do feto ocorre. 

Para a saúde mental

O folato desempenha um papel fundamental na nossa capacidade cognitiva e saúde mental e emocional

A Vitamina B9 também ajuda na regeneração celular neurológica
A Vitamina B9 também ajuda na regeneração celular neurológica

Segundo estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, na Flórida, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo.

Isso acontece pois a vitamina age como co-fator na produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo equilíbrio do humor. 

Fontes de ácido fólico

Os alimentos ricos em folato são bem variados, o que torna mais fácil que eles façam parte da dieta. 

Ele pode ser encontrado em vísceras de animais (fígado de galinha), verduras com folhas verdes escuras (ênfase no espinafre, salsa, alface, couve e brócolis), legumes, frutos secos, cereais e grãos integrais, feijões, cogumelos, abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, germe de trigo e levedura de cerveja. 

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada
Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Mantendo uma alimentação rica que contenha os alimentos acima você pode ficar seguro com relação a sua ingestão de ácido fólico. Como ele é armazenado no fígado (diferentemente de outras vitaminas hidrossolúveis), sua ingestão diária não é necessária. 

No entanto, é importante atentar para o fato de que o ácido fólico se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. 

Há uma lei brasileira que determina que a farinha de trigo (e, consequentemente seus produtos derivados, como o pão) seja enriquecida com ferro e ácido fólico, com a finalidade de diminuir a ocorrência de anemia, principalmente em crianças. 

Desequilíbrio de ácido fólico no organismo

A insuficiência de ácido fólico nos seres humanos é muito rara, e na maior parte das vezes é assintomática. 

Pode levar à anemia em adultos, e ao desenvolvimento mais lento em crianças. Já no caso de gestantes, a ausência desta ativo pode fazer com que o feto tenha malformações neurológicas.

Outros sintomas possíveis da carência dessa vitamina incluem apatia, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, fraqueza, aflição das pernas, distúrbios digestivos e anorexia. Em casos mais graves, pode haver falta de ar após esforço leve e feridas na boca, entre outros sinais. 

Ácido fólico é essencial para a nossa sobrevivência
Ácido fólico é essencial para a nossa sobrevivência

O excesso de ácido fólico no organismo também é raro, já que se trata de uma vitamina solúvel em água, o que facilita a sua regulação pelo corpo.

Isso faz com que qualquer excesso seja eliminado naturalmente através da urina.É por isso que a overdose de ácido fólico não acontece por meio da alimentação, mas sim a partir de suplementos.

A quantidade acima de 5000 microgramas por dia já é uma dose considerada perigosa.Ingerir uma dose excessiva de folato pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea, euforia, excitação, hiperatividade e reações cutâneas, como a urticária. 

 O diagnóstico do excesso ou carência de ácido fólico no sangue é feito por meio da dosagem dessa substância no sangue e sempre lembramos que um médico é sempre o profissional correto para te indicar a dose correta!

Capila Care Hair & Nails oferece alto teor de ácido fólico com outros nutrientes para fortalecer cabelos e unhas!