Desconto progressio!

Aproveite o desconto progressivo, quanto mais você comprar menos você paga por unidade!

Quero Ver!

Barba Lenhador: O que é e 30 fotos para te inspirar

Um modelo de barba moderno e rústico ao mesmo tempo. Capaz de trazer mais masculinidade para o seu dono, enquanto exige cuidados especiais. Estamos falando dela, a famigerada barba lenhador.

Capaz de dar ao seu dono muita personalidade e estilo, a barba lenhador vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Com uma grande história por trás desse visual, ela é responsável por realizar uma verdadeira transformação no rosto de um homem.

Agora, se você acha que, para cultivá-la basta deixar de cortar a barba, o erro é seu! O estilo pede atenção e muitos cuidados. E claro, não adianta forçar a barra se o lumberjack (nome em inglês) não combina com você.

Existem muitos fatores que vão determinar se o modelo vai cair bem com o seu estilo, como o formato do seu rosto, a genética e muitos outros.

Neste post, vamos entrar a fundo sobre a barba lenhador: a sua história, algumas dicas para ajudar a sua barba a crescer, quais são os maiores cuidados, estilos de cortes, entre outros. O post também está recheado com fotos para inspirar você.

O que é a barba lenhador?

A barba lenhador é um estilo de barba longa com pelos faciais mais curtos e bem aparados na região das bochechas. Elas são conhecidas pelo volume grande e intenso dos pelos faciais, dando um aspecto de cortador de lenha da floresta. A ideia principal da barba lenhador é transmitir um visual mais rústico, e não de um homem descuidado.

A principal característica deste estilo de barba é o comprimento dos seus fios, que estão sempre alongados, localizados na porção do queixo e do maxilar. Ela vai crescendo para baixo, alinhada com a base reta do rosto.

Com qual tipo de rosto combina mais?

Ela pode ser usada em vários rostos diferentes. Porém, àqueles que possuem a face mais quadrada ou redondas serão mais beneficiados pelo estilo do corte.

Isso porque, devido à silhueta reta, o rosto redondo vai perder as “curvaturas”. Quase como um efeito “emagrecedor”, dando uma silhueta mais fina — e muito mais estilosa! —.

Histórico da barba lenhador

Se você pensa que a barba lenhador é coisa da nova geração, pode tirar o seu cavalo da chuva!

Primeiramente, existe uma grande história e uma linhagem de homens por trás desse visual. Para ser mais específico, a barba lenhador surgiu na remonta, durante os tempos vikings.

De uns tempos para cá, a barba lenhador ganhou uma legião de novos fãs: os lumbersexuals. Derivado do nome lumberjack, tradução do inglês para lenhador, os seguidores tornaram-se adeptos da barba por serem fanáticos pelo estilo rústico e sem muito cuidado.

Muitos acreditam que a barba, além de ser usada para proteção do rosto, também mostrava um quê de agressividade, quase como uma placa sinalizadora de “cuidado”.

E por mais que muitos acreditem que o estilo é oriundo das nações estadunidense, na verdade, os lumberjacks nasceram do Canadá! Região muito rústica, cheia de florestas, os lenhadores ganharam notoriedade pelo estilo e pela segurança. Na história, o primeiro registro dos lenhadores vem direto do século XIX.

Quando a tecnologia chegou à indústria madeireira, por volta de 1945, os lenhadores acabaram trocando os machados pelas serras. Da mesma forma como atualizaram a sua forma de trabalhar, os lenhadores também deram uma renovada no visual. E foi esta renovação que inspirou a tendência lumbersexual.

Antigamente, os lenhadores eram vistos como figuras místicas e itinerantes, tais quais os ciganos, por isso, a rusticidade do visual nunca saiu de vista, apenas ganhou novas linhas e traços modernos. Por isso, muitos viajantes e backpackers também se inspiram no visual ao viajar e ganhar novos territórios.

A cultura dos lenhadores e o seu estilo

A barba lenhadora também ganha novos apaixonados a medida em que a história começa a ser reescrita. Cultura expressiva nos Estados Unidos, os lenhadores também são tidos como heróis, quase como mitos folclóricos.

A história da barba lumberjack também carrega consigo inúmeras influências do passado rústico, tal qual dos lenhadores originais. Alguns traços desse estilo são o tamanho da barba, o penteado volumoso jogado para trás (com ar de “desleixado” ou “por fazer”).

Os lenhadores também pouco se importavam com as aparências, porém, esta faceta já não foi tão bem recebida pelos homens modernos. E aproveitando que, ultimamente, as barbas estão a todo vapor, não é a toa que a figura do lenhador ganhou uma nova roupagem.

Essa moda, forte o suficiente para atravessar todo o Atlântico, ganhou como adereços as botas de trekking, gorros de tricô, mochilas, lenços e outros acessórios remetentes à vida ao ar livre. Mas claro, todas sempre alinhadas à masculinidade e a virilidade.

Estilos de barba lenhador que estão na moda

Além de chamativa e viril, a barba lenhador consegue ser um acessório extremamente versátil. Várias pesquisas confirmam que as mulheres também preferem os barbudos. Por isso, é indiscutível que a moda das barbas veio para ficar!

Famosa pelo seu grande volume e exigente por cuidados especiais, a seguir, vamos conferir alguns estilos de barba lenhador para a sua inspiração.

Lenhador degradê

Também conhecida como uma mistura entre gêneros, a barba lenhador degradê é mais uma das variações de estilos diferentes que você pode adotar.

Aqui, os fios do maxilar serão combinados com as bochechas, realizando um efeito degradê ao combinarem com os fios da cabeça. Ela é ideal para jovens aventureiros!

Bagunçada

Grande, cheia de volume e bagunçada. Inspirada nos homens das cavernas, a barba lenhador bagunçada serve para quem quer deixar os seus fios crescerem para todos os lados. Ao aparar somente as pontas, o visual final será algo bem cheio, volumoso e extremamente atraente.

Hollywoodiano

Essa versão da barba lenhador vem ganhando muitos adeptos diretos de Hollywood. Os homens inspirados na capital universal do cinema poderão manusear a barba deixando os fios mais volumosos na região das bochechas e com linhas mais simétricas na região do maxilar.

Esse é um dos estilos mais modernos entre as variações da lumberjack. Só uma observação: no caso do estilo hollywoodiano, você terá que possuir uma barba muito grande para cobrir as imperfeições do rosto, se for o problema do seu.

Ducktail

Rabo de pato, como o nome sugere, o ducktail é uma versão mais linear da barba lenhador.

Ela dá mais ênfase ao bigode, graças aos seus fios longos. Assim, ela oferece um estilo mais sério e intimidador. Mas claro, a sua personalidade também ajudará a definir o verdadeiro tom da sua barba!

Lumbersexual

E para finalizar, o estilo lumbersexual. O modelo mais típico entre as barbas lenhador, o lumbersexual é a versão com fios bem volumosos e longos, dando ênfase na parte central da barba.

Ela também é a preferida entre homens com bochechas curtas, dando um efeito mais arejado ao visual. Ela é indicada especialmente para quem também possui um rosto redondo ou quadrado, como falamos anteriormente!

Vantagens da barba lenhador

São vários os homens que desejam a tão sonhada barba lenhador. Isso porque o visual é extremamente versátil, se encaixando a qualquer estilo e também podendo ser utilizado por caras de diferentes faixas etárias. Dos mais jovens aos mais velhos, a barba lenhador também confere muito charme e estilo à masculinidade dos seus adeptos.

O adereço também é capaz de alongar o rosto, sendo um disfarce para homens com uma face menor ou para homens que desejam esconder alguns “defeitos”, como uma papada no rosto ou um queixo muito pequeno, por exemplo.

Outras imperfeições do rosto, como cicatrizes, marcas, espinhas, sinais ou falhas também poderão ser encobertas pelo “acessório natural”.

Também dotada de estilo, a barba lenhador poderá ser combinada com diferentes acessórios e visuais, oferecendo muito charme — e chamando muita atenção para o seu dono —. E claro, ela também garante um ar muito descolado para quem escolher usá-la!

Dicas para criar uma barba lenhador para quem vai começar do zero

Como mencionamos anteriormente, a barba lenhador (ou “lumberjack”) é um desejo de muitos rapazes que desejam mais estilo e dar um tapa no visual. Mas, para isso, é necessária muita dedicação e paciência.

Isso porque, para deixar os pelos faciais crescerem ao ponto de se tornar um adepto do estilo, você terá de deixar de manter a sua barba durante muito tempo.

Não existe um tempo mínimo ou máximo para deixar a sua barba crescer.

Dependendo de vários fatores externos e internos, é possível que a sua missão esteja concluída ao final de três meses ou mais. Esse período dará a você uma perspectiva: se é necessário crescer mais ou deixar do tamanho que está. Isso também vai variar de acordo com a sua personalidade ou estilo.

E para aqueles que não possuem uma barba completa e formada, o desafio é até maior. Mas, claro, durante a empreitada você pode utilizar outros artifícios para encurtar o tempo do crescimento da sua barba.

Existem produtos como o minoxidil que poderão ser úteis durante o processo. Outra dica também é tomar uma suplementação vitamínica para manter os pelos faciais mais fortes e saudáveis.

Mas claro, a alimentação, genética e estilo de vida terão um papel determinante no crescimento da sua barba.

Paciência, paciência e mais paciência

A medida em que você começar a deixar a barba crescer, será mais fácil analisar se a desenvoltura da sua lumberjack será regular ou irregular.

Uma barba irregular é aquela que possui muitas falhas, como espaços sobrando ou cabelo que sempre cai. O que você deve fazer se for o seu caso? Esperar, esperar e esperar. A regular já é o contrário: definida, sem espaços e lisa.

Por isso, agora, a paciência terá de ser a sua melhor amiga. No tempo certo, a sua barba poderá alcançar o volume desejado.

Atenção e concentração

Caso você trabalhe em um ambiente muito tradicional, será necessário também prestar atenção no seu visual. Muitos escritórios não aceitam homens trabalhando com barbas longas e com um aspecto sujo. Por isso, tenha cuidado com a sua barba lenhador.

Como ter uma barba lenhador

No Brasil, o número de homens que entram em uma barbearia e pedem pelo corte lenhador na barba aumenta a cada dia. Para isso, não basta apenas cortá-la.

Para ter uma barba lenhador, você precisa pensar a longo prazo e em duas partes a fim de obter o objetivo alcançado. Essa divisão acontece para você saber quais são todos os cuidados necessários e a definir melhor as fases da sua transformação.

Primeira parte

Este é o primeiro passo para entender como crescer a sua barba. Se você não foi afortunado com uma genética de homem peludo, não se preocupe. Caso você não tenha nascido com uma linhagem de cabeludos, existem outras fórmulas que te ajudaram a compor o seu look, como o Minoxidil, mencionado anteriormente.

O fármaco é capaz de preencher espaços sem pelos. E como você terá de fazer a sua barba crescer bastante, a solução pode ser uma boa saída. O produto é bastante eficaz, cumpre bem a tarefa e é indicado por diversos médicos.

Escolha um desenho para a barba

Existem homens que não são muito fãs das barbas mais desenhadas, preferindo um visual mais natural e por fazer. No entanto, saber como será o desenho da sua barba é um fator determinante para “organizar” os pelos faciais, para se ter noção dos pontos em que a barba cresce e termina.

Principalmente porque não será nada agradável ter fios de bigode encostando na boca e se misturando com partes da sua refeição. Também não será divertido deixar os fios da barba se misturando com os da sua nuca — ou até mesmo com os da sobrancelha —.

Segunda parte

A segunda parte também é igualmente essencial. Pois, nesta etapa você terá de fazer uma grande “Escolha de Sofia”: “faço a barba lenhador sozinho ou com a ajuda de algum profissional?”

  • Se você for acostumado com o visual barbudo e já tiver em mente uma noção do desenho que vai compor o seu novo visual, não tem problema fazer sozinho!
  • Agora, parar aqueles que não possuem tantas habilidades manuais, ou não gostam de ter trabalho para manter os fios, o ideal é buscar a ajuda de algum barbeiro de confiança.

Como manter a barba lenhador?

Pronto, você finalmente conseguiu criar a tão sonhada barba. Isso significa que o seu trabalho acabou? De forma alguma! Agora é o momento que você vai começar a suar a camisa para manter o visual.

Isso porque, de nada vai adiantar apenas atingir o tamanho da barba lenhador. É essencial cuidar bem do seu novo adereço para que ele fique bem no seu rosto.

Mas calma, não indicaremos fórmulas arriscadas ou complicadas, dignas de um filme de ação estrelado pelo Tom Cruise. São apenas cuidados simples que, somados a paciência, deixarão o seu look mais alinhado. Confira algumas das dicas para manter a sua barba lenhador:

Considere utilizar um shampoo para barba

Se você pensa que apenas lavar a água com sabão e shampoo comum é o básico e essencial para manter a sua barba, esqueça. Você está redondamente enganado! Pense que os fios de uma barba lenhador são como uma grande máscara facial. Ou seja, elas irão te proteger da poeira e da sujeira cotidiana.

Sendo assim, a sua barba não ficará nada limpa. Conhecidas como as campeãs em acúmulo de impurezas, você precisará de cuidados específicos para a sua barba. Pois, agora, com o seu novo acessório, a sua pele irá produzir mais células mortas que ficarão presas a sua lumberjack.

Esfregue bem a sua barba usando shampoos específicos, que atuam na remoção dos óleos naturais e impurezas. A limpeza protegerá a sua pele por de baixo dos pelos, graças ao PH anti-coceira. Observe também se a sua pele começar a ficar irritada, pois, o efeito é comum, uma vez que você inicie a sua jornada lenhadora.

Invista em óleos, ceras e outros

Também para melhorar o resultado, invista em óleos, ceras e balms, que vão te ajudar a manter os fios fortes e saudáveis.

Balm para barba

O balm é capaz de hidratar os pelos da sua barba, deixando-os condicionados. Inclusive, ele é eficaz para conter e controlar os pelos rebeldes, tornando a sua silhueta mais organizada.

Óleos

O uso contínuo de óleos ajuda a repor os nutrientes dos fios. Além disso, ele garante mais hidratação e torna a sua aparência mais jovem e saudável.

Ceras

Ao esfregar a cera com uma escova na barba, você vai conseguir manusear bem a cabeleira. É recomendado o seu uso por, pelo menos, duas vezes durante a semana para obter resultados fantásticos.

Como aparar a barba lenhador

Não é porque você vai deixar a sua barba crescer que não será necessário cuidar dela! Mesmo que a ideia inicial seja a deixá-la o maior possível, é importante aparar a sua barba para dar um aspecto mais favorável ao seu visual. Dessa forma, você ficará com uma aparência mais alinhada e limpa, durante o período de adaptação do seu novo estilo.

Confira os cuidados que você precisará ter com a sua barba lenhador:

Antes de aparar

Se a sua barba tem uma textura crespa, é importante que você a penteie ou a escove antes mesmo de começar a apará-la. Isso porque, assim, você terá uma visão real do tamanho total dos seus fios capilares e poderá aparar aqueles que estiverem irregulares.

Ninguém disse que todos os fios da sua barba cresceram na mesma medida e, ao mesmo tempo. Aliás, existem alguns fios que crescem mais rápido e maiores do que outros.

Linha do pescoço

Ao começar o processo de ajuste da sua barba, é importante ficar de olho na altura da sua linha do pescoço. Isso porque ela não poderá ficar muito alta, podendo comprometer todo o desenho da barba.

É importante que os pelos cresçam abaixo do seu queixo, oferecendo sustentação à barba lenhador.

Desenho da barba

Com a ajuda de uma máquina barbeadora ou de acabamento, comece a marcar os limites da sua barba. Eles podem ser da linha do pescoço ou das maçãs do rosto.

Dessa forma, você poderá visualizar a “área” da barba, servindo como uma espécie de GPS para navegar pelo seu rosto. Assim, você não correrá o risco de raspar além do necessário.

Tire as pontas

Ao realizar esta etapa, você terá duas opções. Ou poderá realizar a tarefa com uma máquina de pente maior (passando suavemente pela sua face) ou utilizando uma tesoura.

A intenção é, justamente, remover as pontas que ficarão apontando para “fora”. Assim, você obterá um visual mais compacto à barba, moldando-a no formato desejado. Importante também não aparar na região inferior da barba, focando apenas nos fios maiores ou irregulares das laterais, ok?

Combinando com o cabelo

Para fazer com que a sua barba lenhador combine também com o seu cabelo, é importante apará-la junto à costeleta. Isso você poderá fazer com uma máquina com pentes menores, dessa forma, oferecendo um visual mais uniforme.

Bigode

Se você desejar um bigode mais volumoso, evite apará-lo! Ou, para organizar a bagunça, corte os fios maiores com a ajuda de um pente. Assim, você localizará os fios com mais facilidade.

Outra dica valiosa é usar cera de bigode para evitar que os fios entrem na sua boca — coisa que ninguém deseja! —. Você também pode aparar o seu bigode à altura dos seus lábios.

Cuidados com o coronavírus

Nem tudo são flores para os adeptos do estilo lumberjack. Segundo a matéria do jornal Metrópole, o visual não é o mais adequado nos tempos da pandemia do Covid-19. Isso porque, segundo o jornal, o modelo de máscara N95 tem a sua vedação atrapalhada pelos cabelos faciais.

“A máscara deve ficar vedada ao rosto e os pelos atrapalham essa vedação”.

Explicou o infectologista André Bon, do Hospital Brasília, à publicação. Sabendo que saúde é a grande moda do momento, adie durante alguns meses o início da sua transformação, ou espere até que a pandemia esteja controlada.

Coloque a sua saúde em primeiro lugar ao fazer a sua barba crescer! Sabe como? Alimentando-se bem, praticando exercícios, dormindo melhor, procure manter um dia a dia menos estressante e faça uso de vitaminas para os cabelos e barba crescerem fortes e saudáveis se necessário.

Tags: BarbaHomem
vitamina para cabelo