Box Braids – O que é, quanto tempo dura, como fazer?

Entenda o que é o Box Braids

Carregando o simbolismo de identidade e resistência da cultura africana as Box Braids são uma opção para deixar o visual ainda mais bonito e estiloso e também proteger os fios

A Box Braids é um tipo de trança que tem origem na cultura africana e que serve como um penteado protetor e para alongar os fios.

Seu nome é uma junção de Box, que significa caixa, e Braids, que em português significa trança, e pode ser traduzido como ‘seu cabelo está em uma caixa’. Essa é uma boa forma de manter o cabelo protegido, já que ela os mantém longe dos agentes externos enquanto também conserva o crescimento dele.

Para fazer esse penteado é preciso fazer a junção dos fios naturais com materiais sintéticos, que também fazem com que o cabelo assuma um aspecto mais volumoso e uniforme.

Costuma ser uma boa opção para quem está passando pela transição capilar ou acabou de passar pelo Big Chop, que é quando a pessoa toma a decisão de cortar toda a parte alisada (ou que ainda tenha algum resíduo de química) do cabelo.

Super dicas sobre o Box Braids
Box Braids- Conheça essa modalidade

Além disso a Box Braids é uma boa forma de você explorar vários tipos de penteados e comprimentos, já que podem ser feitas para ter qualquer tamanho que desejar.

Por servirem como uma capa protetora para os seus fios ela mantém o crescimento saudável dele e ao mesmo tempo evita que agentes externos o atinjam, além de auxiliar para que a velocidade do crescimento seja mantido.

Quais os materiais necessários?

Existem quatro fibras sintéticas principais que podem ser usadas para fazer a Box Braids. São elas: a linha, o Jumbo, a Kamekalon e a lã.

A linha pode ser encontrada facilmente e é daquelas usadas para realizar tarefas como crochê, tricô e até mesmo artesanato.

Por ser fácil de encontrar e ter em qualquer papelaria ou loja de artigos de costura, ela costuma ser barata e acessível, fazendo assim com que você consiga fazer tranças dos mais diversos comprimentos e grossuras sem gastar tanto.

Outra vantagem da linha é que por possuir uma mesma espessura em toda a sua extensão é bem fácil fazer com que todas as tranças tenham a mesma grossura. Geralmente, se usam cerca de 15 linhas para cada uma delas, mas você pode usar mais caso a ideia seja deixá-las mais grossas.

As cores também são algo que atraem quem quer apostar em algo diferente e mais chamativo, já que por ter uma enorme variedade delas é possível variar bastante na hora de trançar.

Confira os materiais necessários para fazer o Box Braids
Um efeito lindo, proporcionado pelo trançar dos cabelos

O Jumbo é um tipo de cabelo sintético que se assemelha bastante ao cabelo crespo alisado. É a forma mais comum para o Box Braids, tanto entre homens quanto mulheres, e tem como maior vantagem conseguir se aproximar bastante do cabelo natural de quem o usa.

Tem menos brilho do que a opção que falaremos a seguir, mas isso acaba contando a seu favor, já que seu efeito se aproxima mais dos cabelos naturais.

Tons de Box Braids

Seus tons também costumam ser de boa qualidade e dependendo de onde comprar consegue encontrar versões ombré, que são quando existem duas tonalidades de cores que se misturam.

Sua única desvantagem é o preço, que dependendo da quantidade necessária para chegar no resultado que você deseja pode acabar saindo um pouco caro.

Outro tipo de cabelo sintético é o Kanekalon. Ele chama atenção por conter muito mais brilho que o Jumbo, assim como também sair bem mais barato.

Porém, todo esse brilho traz com ele uma goma na sua extensão que pode acabar atrapalhando na hora de trançar, fazendo com que ele embole e acabe te obrigando a cortá-lo.

É um pouco mais pesado que a outra opção de cabelo sintético o que faz com que não seja tão aconselhável quando o objetivo é fazer tranças mais longas, por acabar pesando mais no dia a dia, mas também consegue dar um efeito muito bonito ao final.

Por último há também a lã, outro item bem fácil de encontrar e que serve para outros afazeres do dia a dia. Isso faz dela uma das opções mais atrativas na hora do preço e facilidade para encontrar, além de (assim como a linha) permitir que você use cores das mais diversas.

Mais leve no dia a dia ela acaba ganhando uma desvantagem na hora de lavar, já que por ser um tipo de tecido acaba ficando bem pesada e te obrigando a passar um tempo a mais torcendo o cabelo, o que exige um cuidado para não prejudicar os fios.

Como fazer Box Braids?

O primeiro passo é dividir o cabelo em pequenas partes. Para facilitar você pode primeiramente dividir em três partes maiores, sendo da orelha a orelha, da testa ao topo da cabeça e, por último, a parte de traz da cabeça.

Depois de fazer isso pegue uma mecha de um a dois centímetros na horizontal e a parte do material sintético que vai usar para cada uma delas.

Caso você vá usar a linha ou a lã já separe com antecedência o número de fios na quantidade e comprimento corretos para o resultado final que você procura.

Se for um dos tipos de cabelo sintético fique atento para que cada mecha que você vai misturar com seu cabelo natural tenha a mesma quantidade de fios, fazendo assim com que todas fiquem da mesma grossura.

Ao ter a mecha do seu cabelo e o material sintético em mãos é hora de começar a trançar. Pegue a pequena parte do cabelo onde vai fazer e coloque a o material por baixo dela.

Em seguida você cruza os dois, deixando o cabelo no meio e começa a fazer o movimento de trança comum, repetindo cada ação de novo e de novo.

Qual a duração do Box Braids
Como fazer Box Braids?

Ao se aproximar no fim do seu cabelo é importante que você pegue parte dos fios que está usando para fazer a Box Braids e segure junto, para que cada pé da trança fique com a mesma espessura.

Faça o mesmo quando notar que uma das três pernas está com menos fios e vá seguindo os movimentos da trança até chegar ao final.

Quando acabar amarre bem com um elástico de elastex, dando várias voltas para garantir que ele não vai se soltar. Ao ter certeza de que ele está bem preso corte a ponta do elástico.

Repita o mesmo processo em todas as mechas do seu cabelo e ao final corte as pontas que sobraram abaixo de onde amarrou o elástico. Se preferir pode também passar o isqueiro de leve e bem rente nas pontas da trança para dar acabamento.

Qual a duração da Box Braids?

O recomendado por especialistas é que de você jamais passe de três meses com a Box Braids. Por ser um penteado protetivo alguns consideram uma boa ideia mantê-lo por mais tempo, no entanto, passar do tempo recomendado pode acabar prejudicando os fios e até mesmo o crescimento deles.

Mesmo durante esse tempo é importante que mantenha sempre a manutenção do cabelo, lavando ao menos uma vez na semana com shampoo e evitando o condicionador, que não só pode acabar desmanchando as tranças, como também pode deixar seu couro cabeludo oleoso.

Outra dica é jamais dormir com o cabelo molhado, porque isso pode ajudar na proliferação de fungos e estragar os fios. Se quiser pode dormir com uma touca ou turbante para ajudar no controle do frizz é uma boa opção também!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍