Como é que faz uma hidratação de Maizena nos cabelos?

hidratação de maizena nos cabelos

O amido de milho, conhecido popularmente por maizena, é um ingrediente muito usado dentro das cozinhas. O que muitas pessoas não sabem é que esse ingrediente também pode ajudar na hidratação dos fios, deixando-os mais brilhantes e macios. Contudo, antes de aplicar amido nos fios, você deve aprender como é que faz uma hidratação de Maizena nos cabelos da forma correta para conseguir os resultados desejados.

Apesar de ser benéfica para os cabelos, a Maizena pura não deve ser aplicada diretamente nos cabelos em sua forma de pó, já dessa maneira ela não tem potencial de penetração para alcançar a fibra capilar.

Ou seja, aplicar apenas o pó da Maizena nos cabelos não hidrata nem evita o ressecamento das mechas.

Para lhe auxiliar, separamos um super post ensinando a como aplicar a Maizena nos cabelos de forma correta e quais cuidados você deve tomar. Veja a seguir!

Mas lembre-se que a hidratação é feita nos fios que já nasceram, para ter fios que nascem mais saudáveis e fortes tenha uma dieta balanceada ou use alguma vitamina para cabelo para garantir os nutrientes necessários!

Para o que serve a Maizena nos cabelos?

Hidratação

Embora não seja hidratante por si só, a maizena ajuda a potencializar o efeito de máscaras de hidratação nos fios.

a Maizena ajuda na hidratação dos cabelos, potencializando a ação da máscara de hidratação
a Maizena ajuda na hidratação dos cabelos, potencializando a ação da máscara de hidratação

Sabendo disso, aplicar o pó direto no couro cabeludo não é o suficiente para tirar o ressecamento das mechas e proporcionar a hidratação que eles precisam, sendo necessário misturar o ingrediente com uma máscara.

Remoção da oleosidade

O amido de milho é excelente também para remover a oleosidade dos cabelos em dias corridos que não sobra tempo de fazer a higiene com shampoo. Para essa finalidade, ela deve ser aplicada em pó direto na raiz e espalhada com as mãos. 

Por ser de alta absorção, a maizena remove o óleo dos cabelos e melhora a aparência dos das mechas durante o dia.

Embora seja considerado um shampoo a seco caseiro, esse procedimento com maizena não deve ser feito com frequência, já que o acúmulo de resíduos no couro cabeludo pode aumentar a oleosidade na raiz e causar o efeito contrário.

Cuidado com as pontas

Como a maizena potencializa a ação de hidratantes capilares, ela é uma excelente aliada na hora de recuperar os fios ressecados. Você pode aplicar óleo de argan nas pontas dos cabelos e usar a máscara de hidratação de maizena por cima para selar os fios e potencializar ainda mais o efeito.

A hidratação de maizena nos cabelos funciona?

Depende da forma como a maizena é usada nos fios, ela pode funcionar muito bem para a saúde capilar.

O erro de muitos é aplicar apenas o pó e esperar que os cabelos fiquem hidratados, o que pode não ser a melhor opção, principalmente para quem sofre com cabelos ressecados.

o pó puro da maizena não é capaz de penetrar na fibra capilar, e é necessário misturá-lo com um hidratante capilar para aplicar nos cabelos
o pó puro da maizena não é capaz de penetrar na fibra capilar, e é necessário misturá-lo com um hidratante capilar para aplicar nos cabelos

Para usar corretamente a maizena para hidratar os fios, você deve acrescentar na máscara de hidratação para potencializar os efeitos hidratantes do produto.

Nessa composição, o amido de milho age selando os fios e ajudando com que o hidratante aja melhor dentro da fibra capilar.

Uma receita muito famosa na internet é mistura a maizena com leite e aplicar nos cabelos. Porém, não é indicado usar leite principalmente em cabelos oleosos, já que a gordura da bebida pode intensificar ainda mais a produção de óleo no couro cabeludo.

O ideal, caso use a hidratação apenas de maizena, é misturá-la com água.

Como fazer uma hidratação de maizena nos cabelos?

Depois de lavar os cabelos com o shampoo específico para o seu cabelo, retire o excesso de umidade com uma toalha e aplique uma máscara de hidratação que você já tem o costume de usar.

Feito isso, misture a maizena com água e aqueça em microondas até formar uma pasta. A proporção dependerá do seu volume de cabelo. O ideal é colocar uma colher de sopa cheia em um pote e acrescentar água aos poucos para formar a pasta. Caso seja necessário, faça outra receita.

Depois de pronta, aplique a pasta no cabelo por cima da máscara de hidratação ainda morna, e deixe agir. Na hora de remover, use apenas água morna ou fria.

Quanto tempo deixar a maizena nos cabelos?

O tempo para que a maizena possa agir nos cabelos varia entre 20 minutos e 1 hora. O tempo ideal, porém, depende dos seus objetivos e tipo de cabelo.

Caso você quer uma hidratação leve, pode deixar entre 20 e 30 minutos. Caso queira uma hidratação mais intensa ou esteja em processo de transição capilar, pode deixar por aproximadamente 1 hora.

Qual o intervalo para a hidratação de maizena nos cabelos?

O intervalo de hidratação também vai depender do seu tipo de cabelo. Para cabelos mais oleosos, o indicado é fazer a cada 15 dias. Já para quem tem os cabelos mais ressecados, a hidratação com maizena pode ser feita semanalmente.

Leia também Como fazer uma hidratação profunda nos cabelos?

Quais são as contraindicações da hidratação com Maizena?

Não existe restrição na hora de hidratar os cabelos com maizena, já que trata-se de um produto natural.

Porém, por potencializar os resultados da máscara de hidratação, usar a maizena com frequência pode aumentar o excesso de oleosidade em cabelos que produzem mais óleo naturalmente.

Além disso, o excesso de hidratação pode deixar os fios pesados e opacos.

Hidratação de maizena nos cabelos no cronograma capilar

Apesar de ser usada para hidratar os fios, ou seja, repor a água da fibra capilar, a hidratação com maizena pode ser usada também para nutrir os cabelos, que é a reparação das mechas com lipídeos e óleos. 

Caso você faça a aplicação da maizena após a máscara de hidratação, estará usando o amido de milho para ajudar na reposição de água nos fios. Porém, se quiser usar o ingrediente para nutrir os cabelos, o ideal é usá-la com algum tipo de óleo como óleo de argan.

Veja mais sobre o cronograma capilar no vídeo abaixo:

Os dois procedimentos devem ser feitos em dias diferentes, seguindo um cronograma capilar para cuidar da saúde das mechas e evitar o ressecamento e outros problemas como excesso de oleosidade.

Mas lembre-se que a hidratação é feita nos fios que já nasceram, para ter fios que nascem mais saudáveis e fortes tenha uma dieta balanceada ou use alguma vitamina para cabelo para garantir os nutrientes necessários!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍