Como faz o dread no cabelo?

como fazer dread no cabelo

O dread é um penteado que vem se popularizando cada vez mais ao passar dos anos, e tem sido muito usado nos dias atuais principalmente pelos povos de origem africana. Nesse tipo de penteado, que também é conhecido como dreadlock, os cabelos são enrolados de forma cilíndrica e podem chegar até a altura da cintura. Mas você sabe como fazer o dread no cabelo?

Embora muitos imaginem que o dread é um penteado exclusivo para os cabelos cacheados e crespos, ele pode ser feito em qualquer tipo de fio. Porém o mais comum é encontrarmos o penteado em pessoas negras por representar um símbolo histórico africano. Na Namíbia e Angola, por exemplo, o penteado faz parte desde a origem das tribos e é usado até hoje.

Confira no post a seguir como faz o dread no cabelo e veja dicas de como cuidar do penteado!

Os tipos de dread

Dread de cera

O dread de cera é o mais popular e também o um dos mais antigos, feito a partir de cera de abelha para grudar os fios e dar formato. No entanto, em decorrência da dificuldade de fazer a limpeza desse tipo de dreads, ele foi entrando em desuso ao passar dos anos.

o dread de cera é um dos mais populares do mundo todo, mas entrou em desuso devido a impossibilidade de lavagem dos fios
o dread de cera é um dos mais populares do mundo todo, mas entrou em desuso devido a impossibilidade de lavagem dos fios

O dread feito de cera tem duração indeterminada. Isso quer dizer que para remover o penteado é preciso cortar o cabelo.

Dread de agulha

Esse tipo de dread é bastante popular nos dias atuais, sendo a forma mais segura de fazer o penteado e ter o resultado como nos anos passados. É feito com o auxílio de uma agulha de crochê para criar o formato do dread colocando os fios um dentro do outro. Assim como o anterior, esse tipo também é um penteado permanente e só pode ser removido se o cabelo for cortado.

Extensão de dread

A extensão de dread é usada especialmente por quem tem cabelo muito curto e não pode fazer o penteado.

Nesse tipo, aplica-se uma extensão de cabelo humano ou sintético ao cabelo natural com uma costura para que os dreads fiquem mais compridos.

Dessa forma, para remover a extensão é necessário cortar o cabelo no comprimento em que essa costura foi feita. A manutenção desse tipo de dread deve ser feita em um intervalo médio de 3 meses.

Dread de lã

O dread de lã é feito enrolando fios de lã junto ao cabelo, dando a possibilidade de um penteado mais colorido. A duração também é de cerca de 3 meses, sendo um dos mais fáceis de fazer em casa.

os dreads de lã são os mais fáceis de fazer e que permitem misturar cor ao estilo
os dreads de lã são os mais fáceis de fazer e que permitem misturar cor ao estilo

Dread removível

O dread removível é usado especialmente por quem deseja testar o visual sem comprometer os fios. Para isso basta comprar os dreads soltos e aplicar no cabelo para ser removido quando quiser.

Como fazer dread no cabelo em casa?

Embora alguns tipos de dreads possam ser complicados, é possível fazer a maioria das técnicas em casa. 

Dread de lã

O dread de lã é considerado a técnica mais fácil para fazer o penteado.Separe duas mechas finas de cabelo e trance com uma tira de lã. Em seguida, passe a tira em volta de cada uma das tranças para cobrir o cabelo e criar o formato cilíndrico do dread. Amarre com um lastex e sele com isqueiro, tomando cuidado para não queimar os fios.

O tempo médio para cada dread é de 20 minutos, podendo levar até 5 horas para ser feito o cabelo completo.

Dread com agulha

Separe uma mecha e desfie os fios com a ajuda de um pente fino para deixar os cabelos embaraçados. Esse embaraçado recebe o nome de berlota, que deve ser colocada para dentro da mecha com a ajuda da agulha de crochê. Dessa forma os dreads se formam cilindricamente e sem fios arrepiados.

A finalização das pontas pode ser feita com a agulha puxando-as para dentro do dread ou com álcool para deixar as pontas pontiaguda.

os dreads feito com agulha de crochê podem levar até 12 horas para ficar pronto
os dreads feito com agulha de crochê podem levar até 12 horas para ficar pronto

O processo pode levar até 12 horas para ser finalizado, e normalmente é feito em salões de beleza em decorrência da sua complexidade.

Dread de cera

O dread de cera é feito com a aplicação da cera de abelha nas mechas para modelá-las com as palmas das mãos. Feito isso é só esperar o cabelo secar. O processo todo pode demorar cerca de 6 horas para ser finalizado, dependendo do tamanho do cabelo.

Qual o tamanho do cabelo ideal para fazer dread no cabelo?

O tamanho dos fios depende exclusivamente do tipo de dread que você deseja fazer. Para os dreads de lã, por exemplo, é necessário apenas 5cm de fio para aplicar a técnica. Já o dread com agulha precisa de pelo menos 15 cm de cabelo para ser feito.

Quais cuidados tomar com o dread?

Lavagem

Na hora de lavar os fios prefira shampoos neutros e sem aditivo como sulfato. Isso evitará que o penteado seja fragilizado pela química dos cosméticos, além de evitar resíduos que causam mau cheiro e até mesmo a proliferação de fungos e bactérias.

Para evitar esses problemas, também é ideal que você lave os dreads pela manhã para que ele tenha o dia todo até secar completamente, evitando que você durma com os cabelos molhados.

Na hora de esfregar o couro cabeludo não coloque força em excesso para não desfazer o penteado.

Hidratação

Os dreads também precisam ser hidratados, e para facilitar o trabalho você pode borrifar uma mistura de água com óleo natural nos fios e massagear logo em seguida. Esse processo deve ser repetido uma vez ao dia, já que dessa forma a hidratação é mais superficial.

Manutenção

Conforme o cabelo começa a crescer é comum que alguns fios comecem a se soltar do trançado, dando a impressão de um cabelo cheio de frizz. Com a ajuda de uma agulha de crochê coloque os fios novamente para dentro dos dreads.

além de lavar e hidratar os dreads periodicamente, também é importante fazer a manutenção sempre que os fios começarem a soltar
além de lavar e hidratar os dreads periodicamente, também é importante fazer a manutenção sempre que os fios começarem a soltar

Viu como fazer dread no cabelo pode ser fácil? Você pode buscar uma alternativa mais profissional e fazer um dread de crochê no salão ou fazer o dread de lã em casa. Além disso, caso queira testar o visual, ainda é possível colocar uma extensão de dread removível antes de escolher uma das técnicas mais duradouras.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍