A Melhor Vitamina para Cabelo

A vitamina para cabelo mais completa e equilibrada, CONFIRA!

Quero Ver!

Como usar o minoxidil no cabelo?

O minoxidil em solução é um medicamento que atua como estimulante para o nascimento de cabelos que pode ser utilizado para auxiliar na queda capilar areata ou androgênica, corrigir falhas na barba ou mesmo engrossar sobrancelhas.

O medicamento é comercializado em diversos preços, uma vez que existem algumas variações, muitas marcas diferentes e este ainda pode ser manipulado em rede de farmácias especialistas no segmento.

Antes de começar o tratamento capilar com minoxidil ou qualquer outro medicamento é de total importância procurar por um médico dermatologista certificado e especialista do assunto, diante das contraindicações do produto em casos específicos e possíveis efeitos colaterais do mesmo.

Lembre-se que o mixodixil atua como uma vasodilatador, facilitando a saída dos fios, mas para ter fios mais saudáveis é importante garantir que o organismos tenha todos os nutrientes necessários, seja pela alimentação adequada ou pela utilização de vitaminas para cabelo.

Como utilizar o minoxidil?

Normalmente, o medicamento está disponível nos pontos de vendas em duas versões: a mais concentrada de 5% e uma mais leve, de 2%, em frascos de spray ou conta gotas e pode ser utilizado em diversas situações.

Mas só se for aprovado pelo médico dermatologista e em casos de pessoas com problemas cardíacos, pelo cardiologista.

Minoxidil para queda de cabelo

Para o tratamento de queda capilar, o medicamento precisa ser aplicado de maneira uniforme no couro cabeludo seco.

É necessário aplicar aproximadamente 1 mL, duas vezes ao dia no mínimo, com 12 horas de intervalo.

É recomendado a realização de uma massagem para que a absorção do produto seja mais efetiva e obtenha maiores e melhores resultados.

massagem para que a absorção do minoxidil seja mais efetiva.

O tempo de duração do tratamento com minoxidil deve ser controlado pelo médico dermatologista, mas normalmente a aplicação do medicamento precisa ser realizada no decorrer de 3 meses no mínimo para um resultado satisfatório.

Em grande parte dos casos, o médico prescreve o remédio com uma concentração mais leve de 2% para o público feminino e de 5% para os consumidores masculinos.

Minoxidil para o tratamento de falhas na barba

Uma boa parte dos homens sofrem com falhas na barba e para preencher e lidar com esse problema, o minoxidil com concentração de 5% também pode ser utilizado da mesma maneira que é aplicado no couro do cabelo.

No entanto, o ideal é escolher o frasco de conta gotas, de maneira a poder colocar o produto primeiro nas mãos e depois nas áreas da barba que se pretende tratar.

Minoxidil pode ser usado para Barba com falhas

Após esse passo, é necessário aplicar um produto que seja nutritivo e hidratante, como um óleo de amêndoas doces ou de coco, por exemplo, para prevenir o ressecamento e diminuir o odor do medicamento.

Minoxidil para engrossar as sobrancelhas

Esse medicamento também pode ser utilizado para a estimulação de crescimento de pelos nas sobrancelhas e, por consequência, engrossá-las.

Sobrancelhas bonitas, volumosas e livre de falha

Para esse efeito, o produto precisa ser aplicado com o auxílio de um cotonete ou então pode ser manipulado na farmácia um gel com minoxidil, que vai ser mais simples e fácil a aplicação e não vai escorrer por outras partes do rosto da mesma maneira que a solução, uma vez que pode ocasionar no nascimento de pelos em lugares indesejados.

Após a aplicação do produto, também deve ser aplicado algum tipo de óleo na sobrancelha com o objetivo de hidratá-la e não correr o risco de ficar ressecada.

Para todos os casos, é essencial utilizar um medicamento que previne o ressecamento do couro cabeludo e da pele, fazer a lavagem da mãos após a aplicação, ter muito cuidado com a área dos olhos não ultrapassar o limite de 2 mL por dia.

É importante também evitar de passar o medicamento minoxidil um pouco antes de dormir, uma vez que pode transferir para o travesseiro e entrar em contato direto com outras regiões do corpo sem você se dar conta.

O minoxidil repõe os fios perdidos?

Infelizmente a resposta para a pergunta é não. As regiões que já foram afetadas de maneira definitiva pela alopecia androgenética não podem ser recuperadas.

Desta maneira, o mais recomendado é começar o tratamento com o medicamento o quanto antes, para evitar uma continuidade na queda dos fios.

Minoxidil pode e deve ser usado em casos de Alopecia

Apesar disso, para os consumidores masculinos cuja a calvície já esteja fazendo-se notável a olho nu, a utilização do produto pode ser muito valioso e satisfatório!

E isto porque, além de auxiliar no crescimento e diminuir a queda, como já foi citado acima, o minoxidil amplia a espessura dos cabelos.

Fios mais encorpados e grossos melhoram visivelmente a aparência e tem a potencialidade de ocasionar uma mudança considerável na aparência do homem.

Lembre-se que o mixodixil atua como uma vasodilatador, facilitando a saída dos fios, mas para ter fios mais saudáveis é importante garantir que o organismos tenha todos os nutrientes necessários, seja pela alimentação adequada ou pela utilização de vitaminas para cabelo.

Possíveis efeitos colaterais do medicamento

O produto utilizado topicamente é normalmente bem tolerado, apesar disso, os efeitos colaterais que podem aparecer com mais frequência são:

  • Sensação de queimadura,
  • Dermatite irritativa,
  • Irritação,
  • Descamação,
  • Secura,
  • Coceira e o aumento dos fios nas regiões do rosto, sobrancelhas, braços e ouvidos.
Pelos excessivos no rosto podem ser um efeito da utilização de minoxidil.

Sem mencionar que, embora seja um caso mais raro, pode acontecer também:

  • Modificações no eletrocardiograma e aumento da frequência e débito cardíaco,
  • Taquicardia,
  • Dor no peito,
  • Palpitações,
  • Retenção de líquidos,
  • Dermatite alérgica de contacto,
  • Exacerbação de dermatite seborreica,
  • Eritema local,
  • Foliculite e Eczema.

Existe alguma maneira de evitar a ocorrência de efeitos colaterais?

Para que não aconteça resultados insatisfatórios, como nascimento de fios em outras regiões do rosto, é preciso que alguns cuidados sejam tomados com atenção.

Como foi citado anteriormente, em algumas partes do artigo, de grande importância que o medicamento seja utilizado somente nas regiões onde se deseja o crescimento de novos pelos.

Após a aplicação do remédio capilar e espalhar no lugar desejado, lave bem as mãos com água e sabão. Em relação com as doses no período da noite, espere de duas a quatro horas para que a pele consiga absorver o produto de maneira adequada.

E por último, mas não menos importante! Procure por um profissional da área antes de iniciar o tratamento com minoxidil, para que ele possa te orientar sobre os possíveis efeitos colaterais e como evitá-los.

Medicamento com prescrição médica

Em alguns casos mais graves, o consumidor precisa utilizar o medicamento em forma de comprimido.

Quando isso ocorre, o produto é desenvolvido diante de receita médica de maneira controlada em farmácias de manipulação.

Por essa razão, é fundamental fazer um acompanhamento de todo o tratamento com um médico especialista no assunto.

Minoxidil para mulheres

Nem todas as pessoas têm conhecimento disto, mas o medicamento também pode ser usado pelas mulheres. Certamente ele precisa ser aplicado de uma forma mais leve e em uma dosagem menos concentrada.

Infelizmente, em nosso país, ainda não existe uma fórmula desenvolvida totalmente para esse público, sendo preciso buscar por uma farmácia de manipulação.

No entanto, já existem marcas internacionais que produzem o produto especialmente para as mulheres e que exportam o produto.

Normalmente, o medicamento é utilizado e aplicado no couro cabeludo. E quando usado em uma dosagem mais concentrada, 5%, ele pode ocasionar no nascimento de fios em regiões indesejadas do rosto.

O fármaco para homens

O uso do produto para o público masculino é mais comum no Brasil e é indicado para consumidores que sofrem de falhas na barba, eflúvio telógeno (uma condição que particularizada pela queda capilar e especialmente na hora de pentear e no banho), alopecia areata (doença inflamatória que ocasionou na queda dos fios), tricotilomania (transtorno comportamental que faz com a pessoa tire tufos de cabelo ou arranque os próprios pelos) e calvície.

Lembre-se que o mixodixil atua como uma vasodilatador, facilitando a saída dos fios, mas para ter fios mais saudáveis é importante garantir que o organismos tenha todos os nutrientes necessários, seja pela alimentação adequada ou pela utilização de vitaminas para cabelo.

vitamina para cabelo