7 Dicas para estimular o crescimento da barba

Quantas vezes por dia você costuma olhar a sua barba no espelho para verificar se ela está maior? Algumas, não é? Pois, fique pronto para aposentar esse tempo perdido e confira aqui as nossas 7 Dicas para estimular o crescimento da barba

Objeto de desejo para muitos homens, as barbas tiveram uma grande renascença nos anos recentes graças a astros, modelos e personalidades da mídia que adotaram o look. Sem contar nas pesquisas feitas com a ala feminina, que afirmam preferir os homens barbudos!

Seja por isso ou não, o número de homens barbudos cresceu. “Mas como fazer a barba crescer mais rápido?”. Alguns dirão que é genética, enquanto outros terão algumas “fórmulas mágicas” para impulsionar o crescimento dos pelos faciais. 

Entretanto, é preciso saber que dicas mágicas ou milagrosas não vão funcionar. O que recomendamos, inicialmente, são dois passos simples: paciência e disciplina!

De qualquer forma, existem maneiras que você pode adotar, que mexem diretamente com o seu estilo de vida. Ao aderir algumas mudanças expressivas na sua dieta e nos cuidados básicos cotidianos, os folículos responsáveis por produzir pelo serão estimulados e resultaram naquela barba de dar inveja a muitos!

Acompanhe as nossas dicas para estimular o crescimento da barba com atenção, ponha em prática para obter os resultados desejados e melhore a sua aparência — e autoestima — sem colocar em risco a sua saúde.

Dicas para estimular o crescimento da barba: razões que impedem o crescimento da barba

Primeiramente, antes de darmos as dicas para estimular o crescimento da barba, é importante que você entenda quais são as razões que afetam diretamente no surgimento dos pelos faciais. Alguns, surpreendentemente, não são conhecidos por muitos. Por isso, preste bastante atenção!

Genética

Sim, a genética conta (e muito) na hora da sua barba crescer. Igual à calvice, por exemplo, o desenvolvimento da sua barba está diretamente ligado às questões genéticas. Especialmente no que se refere os níveis de testosterona que o seu organismo irá produzir, assim como uma das outras subcategorias da testosterona, como a Di-hidrotestosterona (ou DHT). 

genética hormonal masculina
De acordo com a Wikipedia, o di-hidrotestosterona (DHT), ou 5a-dihidrotestosterona (5a-DHT), também conhecida como androstanolona ou estanolona, é um esteroide sexual, androgênico e um hormônio endógeno.

Ele é responsável por desempenhar uma função importantíssima em várias condições estéticas e hormonais do seu corpo. Como, por exemplo, a qualidade dos seus fios, a saúde da pele e o volume da barba. 

O que vai definir a sua barba é o número de receptores de hormônios que existem na sua pele. Assim também como o DHT está agindo em cada um deles. Todos esses componentes são determinados geneticamente. E até mesmo a mais moderna das medicinas conseguiu encontrar uma forma de modificar isso.

Ou seja, se encontrar por aí alguma fórmula milagrosa que prometa reverter essa situação, cuidado! 

Falta de cuidados com a higiene

Sabia que não adianta você encontrar uma lâmpada mágica e desejar ter uma barba linda e grande? Pois, infelizmente, não é assim que as coisas acontecem na vida real.

barba crescendo em homem

Você pode até fazer a sua barba crescer com as dicas que daremos adiante, mas, para mantê-la, é preciso também cuidar dela. Até porque o ressacamento do rosto, o crescimento e até a queda dos fios de cabelo estão associados com a sua higiene. 

Alguns fatores que comprometem com o crescimento da sua barba, que são: a exposição ao sol, atrito, falta de hidratação da pele, uso de produtos não recomendados, entre outros. 

Ou seja, de nada vai adiantar gastar dinheiro, poupar a paciência e modificar radicalmente a sua rotina, se você não cuidar apropriadamente da sua “cria”.

Estilo de vida 

Sim, o estilo de vida é um dos principais fatores que impedem no crescimento da barba. Por isso, chega de fast-food, sedentarismo e estresse. Falaremos adiante sobre alguns desses fatores e explicaremos o porquê deles comprometerem o crescimento dos cabelos faciais. 

dicas para estimular o crescimento da barba estilo de vida
Símbolo de poder, força e masculinidade, a barba é diretamente ligada ao estilo de vida do barbudo. Para chegar ao resultado dos sonhos, é preciso identificar e modificar os hábitos ruins e manter uma rotina disciplinada. Com paciência e determinação, você alcançará a tão sonhada barba ideal.

Além dos fatores supracitados, é importante deixar de lado as gorduras, o refrigerante, o álcool, o cigarro. Pois, além de prejudicarem no crescimento da barba, eles vão comprometer seriamente a sua saúde. 

Por isso, cuide melhor da sua saúde: com ou sem barba!

Quanto tempo a barba demora a crescer?

Antes de saber quanto tempo a barba demora a crescer, também é importante saber quais são as fases e como os cabelos faciais começam a se desenvolver. Saiba que o crescimento do cabelo possui três fases. São elas: anágeno (a fase inicial), catágeno (a fase intermediária) e telógeno (e a fase final).

Fase 1: Anágeno 

A primeira fase, conhecida como anágena, é a do crescimento do pelo. Esse período pode durar de dois meses a anos!

fases do crescimento capilar
Estas são as fases capilares: ao saber como cada uma funciona, ficará mais fácil saber em quanto tempo a sua barba irá crescer.

Mas calma, isso não significa que a sua barba demorará anos para crescer também. Contudo, isso determinará o seu tamanho total. Em um determinado período, o pelo, que estará crescendo, entra em um estado de platô (isto é, estagnação) e passa para a fase subsequente. 

Em média, a barba ficará no tamanho que determinará o seu desenho entre um a dois meses. Essa fase poderá ser acelerada com as dicas que daremos adiante. 

Fase 2: Catágena 

A segunda fase é a catágena. Na fase catágena, o cabelo vai começar a “morrer”. Isso porque os folículos vão se “despregar” e encolher. Isso é comum, já que o nosso organismo basicamente funciona como um ciclo.

cicl do crescimento capilar
Na fase catágena, seus fios entrarão em uma processo de manutenção capilar.

Um folículo capilar nesta fase vai se encolher até de desprender da pele, iniciando um processo de descamação. Embora o cabelo, durante essa fase, “suma”, ele não vai cair até que um novo folículo empurre-o para fora do seu couro cabeludo. Esse período dura cerca de três semanas. 

Fase 3: Telógena

A última fase é a telógena. Nela, o pelo é finalmente renovado. O cabelo morto será empurrado por um novo fio anágeno. Ao entrar nesta etapa do ciclo, o folículo se desprende do couro cabeludo e começa a repousar, período que dura entre três a cinco meses.

A maior parte das pessoas obtêm cerca de 20% dos seus cabelos durante esta fase. Contudo, ao lidar com fatores externos, como o mal cuidado com o corpo ou estresse contínuo, seus folículos serão diretamente afetados. Assim, ficando mais pilosos que o normal, resultando em sua queda.

Dicas para estimular o crescimento da barba

Chegou a tão sonhada hora de conhecer as dicas para estimular o crescimento da barba!

Como mencionamos anteriormente, a genética pode ter um fator decisivo para definir quão grande e robusta a sua barba será. Mas, claro, ela também não é tudo. Existem outros fatores que podem passar por cima dela, que envolvem a sua alimentação, rotina e nível de estresse.

Por isso, se você acha que vai ser definido pela genética capilar pelo resto da vida, temos uma boa notícia para você!

barba do gandalf do senhor dos aneis
Não será do dia para a noite que a sua barba ficará tão grande e volumosa como a do Gandalf. Mas, com um pouco de paciência e muita disciplina, você pode chegar lá!

Sim, é impossível mudar a sua genética. Mas você pode incentivar o crescimento de pelos mais cheios e grossos com algumas técnicas!

Claro, lembre-se que não será do dia para a noite que você será confundido com o Gandalf, do “Senhor dos Aneis“. A paciência será o seu principal aliado nesta empreitada. 

Confira as dicas para estimular o crescimento da barba a seguir. 

#1 Exercite-se mais vezes por semana!

Como falamos anteriormente, um dos passos fundamentais para que a sua barba comece a crescer mais rápido é a mudança de estilo de vida, buscando hábitos mais saudáveis.

Primeiramente, é indicado começar a se exercitar com mais frequência e regularmente. Ou seja, dê adeus ao sedentarismo, já que ele afeta diretamente no crescimento da sua barba. Você sabia disso? Provavelmente não! 

homem barbudo malhando
Hora de suar a camisa: ao se exercitar, pelo menos 5 vezes por semana, você estará aumentando a produção de testosterona e de suor. Ambos são uma combinação matadora para que a sua barba cresça mais rápido.

Tudo isso será estimulado através do suor. E quanto mais você suar a camisa, mais rápido a sua barba crescerá. Isso porque a transpiração ajudará a transportar as toxinas e os resíduos da sua pele, especialmente, a do seu rosto. Assim, os seus poros são obstruídos rapidamente!

E o que acontecerá em seguida? Isso mesmo, na libertação dos seus folículos capilares.

Outro benefício de mover o corpo é que o seu organismo terá mais ação e poderá se beneficiar de uma forma mais efetiva do que remédios, hormônios ou esteroides poderão agir individualmente.

Os exercícios físicos promovem os níveis de testosterona e o fluxo sanguíneo para a pele e os músculos. Assim, os nutrientes e o oxigênio necessários para nutrir os seus pelos faciais serão chegarão mais rápido ao seu destino: o rosto.

homem barbado malhando

Qual atividade escolher?

Pode ser aeróbica, artes marciais, atletismo, futebol, tanto faz!

A única regra é que a prática do esporte escolhido seja constante e regular. E se você acha que o seu corpo vai te perdoar após semanas, meses — ou até anos — de sedentarismo, pode tirar o seu cavalo da chuva! Por isso, inicie os exercícios com muita calma.

Aos poucos, você pode ir aumentando a potência e/ou dose e para que o seu corpo consiga acompanhar o ritmo, sem comprometer a sua saúde. (E, de antemão, peça desculpa aos companheiros de “pelada” se você estiver muito enferrujado!).

homem barbudo malhando
O importante da atividade física é realizar algo que aumente o seu batimento cardíaco para melhorar a circulação pelo corpo.

Encontre algo que você goste ou tenha interesse, e que combine com o seu tipo físico. Não sabe qual exercício escolher? Não tem problema!

Basta seguir o conselho de algum expert ou educador físico para orientar você. 

#2 Melhore a sua alimentação urgentemente!

Até parece que só íamos indicar exercícios e deixar de lado uma alimentação saudável, balanceada e rica em vitaminas e proteínas. Descubra como transformar os lanchinhos nos seus melhores amigos! 

Isso porque os alimentos que você ingere vão afetar o seu organismo, já que os pelos são produzidos a partir do que você se alimenta todos os dias. Já ouviu falar em “você é o que você come?”, pois é!

Sendo assim, tente optar sempre por refeições saudáveis e equilibradas para um crescimento mais veloz, forte e melhor dos pelos. E claro, dê adeus aos fast-foods e comidas rápidas de aplicativos de entrega!

Alimentos processados, como os que você encontra em comidas rápidas, possuem quantidades grotescas de conservantes e de gordura saturada, inimigos número um de quem quer aumentar o crescimento da barba (ou ter uma vida mais energética e saudável). 

Tenha uma dieta rica em proteínas e vitaminas

Uma das melhores dicas para estimular o crescimento da barba é dar mais valor à sua alimentação. Especialmente, para as proteínas.

Você sabia que o cabelo do seu corpo basicamente é composto por elas? Ou seja, quanto maior for a quantidade de proteínas ingeridas, mais o seu cabelo irá crescer. Coloque os seguintes alimentos na sua dieta:

  • Aves;
  • Frutos-do-mar;
  • Leite Animal;
  • Carnes vermelhas;
  • Leite de soja;
  • Grão-de-bico;
  • Linhaça;
  • Feijão;
  • Castanhas;
  • Lentinha;
  • Quinoa;
  • Outros derivados do leite;
  • Nozes.

Falando em nozes, elas são sementes ricas em biotina, uma vitamina importantíssima para o crescimento de cabelo fácil.

Mais sobre as vitaminas que a sua barba precisa

Podemos começar falando sobre o tipo de vitamina mais conhecido pelas brasileiros: a vitamina C.

Vitamina C

Encontre frutas com teor mais alto de vitamina C para acelerar o crescimento dos fios e melhorar o seu sistema imunológico.Bons exemplos são:

  • Laranjas;
  • Morangos;
  • Limões;
  • Abacate;
  • Kiwi.
Vitamina A

Assim como as vitaminas C, as vitaminas A vão ajudar a manter os seus folículos capilares. Por isso, ao montar o seu prato, não esqueça do colocar brócolis, espinafre, couves e afins.

alimentos ricos em vitamina a
Alguns alimentos ricos em vitamina A ajudam o organismo a desenvolver “escudos” que combatem inimigos que dificultam no crescimento da barba.

Outras folhas escuras também são ideias para compor a sua nova dieta. Aliás, essas vitaminas também são extremamente importantes para combater os elementos que dificultam no crescimento de pelos faciais. 

Vitamina B 

Existem vitaminas do complexo B, como B1, B6 e B12 que ajudam no crescimento dos pelos. Por isso, adicione alimentos como banana, salmão e castanha do pará, que são ricas nessa vitamina específica. 

A circulação da vitamina B3 também ajuda a promover a circulação do sangue, acarretamento no crescimento capilar. É comprovado cientificamente que esta vitamina consegue ter um efeito ainda maior quando combinado com a biotina. 

alimentos ricos em vitamina b
A alimentação é um dos protagonistas do bem-estar de qualquer indivíduo. Ela também é fundamental para o crescimento da barba.

Já a vitamina B5, ajuda o organismo a aproveitar as gorduras e proteínas que o seu corpo ingere. Ela é necessária e importantíssima para o crescimento de cabelo, já que o seu maior benefício é a diminuição do estresse.

Você pode obter vitamina B5 comendo leite, lagosta, pães integrais, levedura de cerveja, entre outros. 

Vitamina E

A vitamina E também tem um papel fundamental no aumento do fluxo sanguíneo e na hidratação da pele. A mistura desses dois fatores promove um ambiente essencial para o crescimento dos pelos da barba.

alimentos ricos em vitamina e
Recomendamos fortemente também que você busque uma nutricionista para ter acesso a uma dieta balanceada e com todos os componentes fundamentais para o seu tipo físico.

Alguns alimentos ricos em vitamina E incluem: 

  • Óleos;
  • Castanhas;
  • Grãos;
  • Legumes folhosos.

Experimente também tomar um complexo de vitaminas, caso você tenha dificuldade — ou até mesmo tempo — para se alimentar corretamente e com um prato repleto de proteínas e gorduras saudáveis que ajudam no desenvolvimento da barba, pelos e cabelos (estes que são feitos, basicamente, de macro nutrientes). 

Recomendamos fortemente também que você busque uma nutricionista para ter acesso a uma dieta balanceada e com todos os componentes fundamentais para o seu tipo físico.

Fazer uso de vitaminas para o cabelo, com um blend de biotina, niacina e tiamina, também poderão te ajudar a crescer fios saudáveis e fortes.

#3 Regule o seu sono

Já falamos de mudar a rotina: melhorar a alimentação e implementar uma jornada de exercícios diários para melhorar o crescimento da barba. Para completar essa pirâmide de mudanças, você também vai precisar de boas noites de sono. Isso porque ao dormir, as células da sua pele se reparam automaticamente. 

homem barbudo dormindo
Ao construir uma rotina melhor de sono, você rejuvenesce a sua pele e estimula o crescimento de pelos faciais.

O sono também ajuda a estimular o funcionamento dos folículos capilares. Uma boa noite de sono requer, no mínimo, 7 a 8 horas noturnas. Quer dormir menos que isso para cair na noitada? Não tem problema! Mas saiba que a sua barba será a principal prejudicada nessa decisão — sem contar no seu juízo —!

frajola dormindo

Por isso, descanse quando puder, e durma o suficiente. Geralmente, o organismo dos adolescentes precisam de oito a nove horas de sono. Para homens adultos, a dose indicada é a sete a oito.

Então, uma dica que oferecemos é: tente planejar a noite do seu sono. Separe um horário para largar o celular e deitar, assim, aos poucos, o seu corpo vai se acostumar a dormir naquele determinado período da noite. 

Dicas para dormir melhor

Tente também acordar todos os dias no mesmo horário. Não trapaceie. Ou seja, nada de apertar o botão “soneca” do despertador, hein? Tente se comprometer a esta rotina até mesmo nos finais de semana. Pense que, ao manter uma rotina de sono, você terá um organismo mais saudável e rápido. Além de fazer milagres para a sua pele!

Da mesma forma que o corpo humano possui hormônios que estimulam as atividades rotineiras, como a testosterona, também temos um hormônio responsável por regular o nosso sono: melatonina.

homens barbudos dormindo

A melatonina é um hormônio que regula o sono, reforça o sistema imunológico, intensifica o sistema reprodutor e possui uma ação antioxidante — que ajuda a combater o câncer, um dos seus principais benefícios —  combatendo o envelhecimento precoce das pessoas. Ao dormir, você também estimulará o desenvolvimento de doses e doses de melatonina. 

Ah, só mais um lembrete: ao dormir, não esqueça de secar a barba — caso você seja um adepto de banhos noturnos —. Dormir com a barba molhada causa fungos na superfície da pele, que impedem o crescimento dos pelos faciais!

#4 Massageie o seu rosto com eucalipto

Agora, vamos falar de técnicas exclusivas para estimular a circulação sanguínea do rosto.

Você já deve ter ouvido falar que as massagens, geralmente, estimulam essa mesma circulação e transportam nutrientes e vitaminas para o tecido do corpo, correto? Pois, bem, ao massagear o seu rosto, os folículos capilares da face recebem uma baita ajuda para desenvolver o crescimento de pelos faciais. 

Para otimizar ainda mais a massagem do rosto, indicamos utilizar eucalipto. O óleo de eucalipto possui propriedades que são antimicrobianas e antibacterianas. Estas ajudam a combater os fungos e a bactérias que se infiltram no rosto, acarretando irritação dos folículos dos pelos faciais.

homem massageando a barba
Massageie o rosto com uma pequena aplicação de óleo de eucalipto nas mãos. A técnica vai ajudar a manter os poros desobstruídos, além de manter a saúde dos folículos capilares.

Propriedades do Eucalipto

Uma espécia de árvore, cujo nome científico é Eucaluptus, o Eucalipto é originária do continente australiano. A partir dela que extraímos o óleo do eucalipto. Ela possui componentes naturais que ajudam no crescimento de pelos faciais. 

folhas de eucalipto
O eucalipto possui muitas vantagens benéficas para a sua saúde, como antisséptico, problemas na garganta e a estimulação do crescimento da barba.

Além disso, as propriedades da planta trazem muitos benefícios. Além da estimulação do crescimento de cabelos faciais, o eucalipto também ajuda na cicatrização da pele. Por exemplo, se você possui problemas com pelos encravados, as propriedades da planta ajudarão no processo de cicatrização.

A seguir, aprenda a realizar a massagem do seu rosto com eucalipto para estimular o crescimento de cabelos faciais.

Massagem com eucalipto, passo a passo: 

  1. Aqueça uma pequena quantidade de óleo de eucalipto no microondas, de 2 a 5 segundos;
  2. Aplique as gotas do óleo nos dedos das mãos;
  3. Em seguida, passe as mãos na pele ou na barba;
  4. Realize uma massagem com movimentos circulares na região da barba;
  5. Assim que concluir, lave o seu rosto com água morna; 

Lembrando que a massagem deve ser feita, pelo menos, cerca de 2 vezes ao dia. Coloque-a na sua rotina: faça assim que acordar e antes de dormir. E lembre-se: seque bem a barba assim que concluir, especialmente no turno da noite.

#5 Aprenda a esfoliar o seu rosto

A nossa pele está sempre em contante renovação: na medida que uma camada mais superficial morre, uma nova camada profunda nasce.

O problema é que as camadas mortas vão se acumulando mais, mais e mais na superfície da pele. Isso acarreta uma aparência pouco saudável e, principalmente, na obstrução dos folículos capilares. A partir dessa “sujeira”, os pelos encravados surgem.

dicas para estimular o crescimento da barba esfoliação
Realizar a esfoliação do rosto é uma forma preciosa de manter a pele limpa, removendo as células mortas que são “barreiras” do crescimento dos pelos faciais.

Sendo assim, é recomendável realizar uma limpeza profunda da pele para remover a camada morta. E, obviamente, vai fazer uma diferença e tanto para o crescimento da sua barba. Além de remover as células mortas, a esfoliação vai deixar a sua pele com um aspecto mais liso, menos engordurado e com mais fios. 

Prepare-se!

Uma ótima opção para usar no pré-barba são os esfoliantes. Ao remover a camada suja e morta da pele, a lâmina vai deslizar muito melhor — e vai irritar menos a pele —. Mas, claro, acredito que, no momento, não seja a sua intenção aparar a barba. 

O principal é deixar o esfoliante agir sobre a pele. Você não precisa esfregar sobre os pelos como um shampoo ou creme, ok? Utilize-o com o rosto limpo, após lavar a barba com shampoo. Coloque o esfoliante na ponta dos dedos e massageie com movimentos circulares, passando pelo rosto, pescoço, nariz e na testa. 

homem cuidando da barba
Esfoliar remove as células mortas que bloqueiam o caminho dos cabelos faciais. Além disso, quando você esfolia a pele também evita o surgimento de pelos encravados do rosto e ajuda no trabalho dos folículos. 

Depois da massagem, basta enxaguar o rosto. Aproveite e, depois da esfoliação, hidrate a pele com um creme hidratante. Além de refrescar o rosto, você “acalma” a pele e dá uma força na renovação das células.

Quantas vezes por semana devo esfoliar? 

Caso a sua pele seja seca, o ideal é esfoliar somente duas vezes na semana. Esta quantidade já é ideal para deixar a pele livre das impurezas. Agora, se a sua pele for oleosa, pode aumentar para três vezes a cada 7 dias. 

Tente criar uma rotina: uma vez na manhã, e outra vez à noite. Aviso: se você for esfoliar durante a manhã, sua pele ficará muito sensível. Ou seja, ao sair de casa, use um protetor solar!

#6 Aprenda a lidar melhor com o estresse

Um dos agentes mais perigosos que existe para o ser-humano é o estresse. Qualquer pessoa pode se prejudicar bastante ao lidar com esse inimigo. Quando uma pessoa está estressada, o organismo produz mais cortisol e se o estresse for físico existe aumento drástico nos radicais livres.

O cortisol é uma substância que pode atrapalhar muito o crescimento dos pelos assim como diversos outros pontos na sua saúde.

homem suspirando

Homens que vivem situações estressantes corriqueiras terão mais dificuldade para crescer a barba. Mas calma, que nem tudo está perdido. Existem métodos que você pode implementar na sua rotina para impedir que as situações angustiantes te afetem.

Assim como falamos em outras seções, mudar o seu estilo de vida para um modo de viver mais saudável tratá benefícios para além do crescimento da barba. Decerto, se você não está vivendo da melhor forma, está na hora de modificar o que faz mal urgentemente!

Veja algumas técnicas para aliviar o estresse diário 

Você sabia que o estresse é um dos principais fatores para perda capilar? Uma pessoa estressada, não importa se é homem ou mulher, pode perder — literalmente — todos os pelos corporais.

Conhecido como “alopecia”, essa doença cria pequenos buracos no seu couro cabelo, e, aos poucos, você vai perdendo o crescimento de cabelos nessas áreas. Por isso que alguns homens ficam com “buracos” na barba, dando um aspecto incompleto à face. 

Confira formas de aliviar o estresse diário:

  • Converse com um amigo quando estiver estressado;
  • Leia um livro;
  • Pratique ioga ou meditação; 
  • Faça exercícios de respiração ao sentir que está perto de “perder a linha”; 
  • Tente manter a paciência durante uma situação de risco.

#7 Tome um suplemento de biotina

Alguma você já ouviu falar em biotina? Se essa não é a primeira vez que você já procurou por dicas para estimular o crescimento da barba, decerto, já ouviu falar. Mas o que é biotina?

alimentos ricos em biotina
Alguns alimentos ricos em biotina são: pão integral, ovo, cheddar, fígado cozido, carne de porco cozida, salmão cozido, abacate, framboesa, couve-flor crua.

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, também conhecida como vitamina B7 (falamos um pouco sobre ela na nossa seção sobre proteínas), que está presente em muitos alimentos. Uma de suas funções é a atuação direta no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras.

Quando não há nível suficiente da vitamina B7 no corpo, a pele começa a ficar seca e descascada. Sendo assim, a biotina torna-se fundamental para o seu organismo.

capila care biotina
Você também pode obter um suplemento vitamínico de biotina para ajudar no crescimento da sua barba.

Além disso, a biotina vai te ajudar a manter os fios e deixá-los mais saudáveis. Existem especialistas que acreditam na relação da biotina com a produção de queratina, outra proteína que existe nos fios de cabelo. 

Outras vantagens da biotina para o corpo:

  • hidratação da pele, boca e olhos; 
  • fortalecimento de unhas e cabelos; 
  • equilíbrio da produção de proteínas; 
  • oferecimento de energia às células; 
  • controle da glicemia 
  • auxílio da absorção de outras vitaminas em nosso intestino.

Suplementação vitamínica de biotina

No caso de deficiência da vitamina B7 no organismo, médicos e nutricionistas podem indicar cápsulas de biotina para serem ingeridas. A quantidade vai variar de acordo com a marca do suplemento, mas, geralmente, a dosagem indicada é de 2,5 mg por dia durante 6 meses.

Neste período, você já vai sentir os efeitos nos cabelos, unhas e pele. Se for indicada para você, não pense duas vezes em usar biotina em cápsulas!

Dicas para estimular o crescimento da barba: cuide da sua barba!

Agora que você atingiu o seu objetivo, é importante manter a sua barba para que ela continue a crescer — e de maneira saudável —!

Lave-a bem

Você é o mais novo barbudo do pedaço! Mas agora é a hora de cultivar os seus fios. Afinal de contas, eles demoraram muito a crescer. Sempre que puder, mantenha a sua barba bem cuidada. Ao lavar, você vai remover a descamação da pele, eliminar outros resíduos de sujeira, mantendo a sua barba bem-cuidada e eliminando o seu odor. 

Lave a sua barba para realizar a hitradação natural da face. Tente realizar essa lavagem todos os dias. Dica: faça durante o banho, pois será mais fácil para administrar.

Lembre-se de utilizar os produtos certos, como shampoos específicos, para que a sua barba fique no capricho! 

Hidratação é fundamental

Assim como o seu corpo-humano, a barba terá de ser hidratada. Além de tomar mais copos de água por dia, utilize cremes hidratantes para manter a boa aparência dos seus pelos faciais.

barba molhada
Não importa o tamanho, hidratar a barba é fundamental para que ela cresça mais saudável e alinhada!

Utilize também óleos feitos especialmente para a barba. Além de melhorar a aparência dos seus fios, os óleos também melhorarão a pele e ajudarão no controle da oleosidade.

Os óleos também ajudam a reduzir a quebra e a queda do cabelo, além de evitar o seu ressecamento e o surgimento de acne.

Procure o barbeiro amigo 

Dentro das semanas em que a sua barba estiver crescendo, é importante buscar ajuda de quem sabe mais.

homem fazendo a barba no barbeiro
Neste processo, os barbeiros serão um dos seus principais aliados.

Ele poderá informar dicas valiosas, como os tipos de produtos, uso, cultivo e, claro, vai aparecer e desenhar o novo melhor amigo do seu rosto! 

Nunca deixe de aparar para manter uma boa aparência

Tudo bem que você provavelmente vai evitar ao máximo cortar os pelos que demoraram tanto a crescer. Mas, após todo o trabalho, é essencial que você apare a sua barba. Pois, a técnica ajudará a alinhas os fios, que nascerão desiguais.

Utilize uma máquina para aparar próximo a sua bochecha e pescoço. Já a parte mais cheia da barba, terá de ser manuseada com a ajuda de uma tesoura. Assim, você ainda mantém a sua nova identidade, como evita remover muitos pelos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍