Minoxidil: Tudo o que você precisa saber sobre o produto

Muita se fala ultimamente do Minoxidil, o produto milagroso para queda de cabelos, mas, afinal, você conhece afundo o medicamento? Do modo de usar aos benefícios, é preciso entender como funciona o processo e como ele fará seu cabelo ou barba crescerem.

Para saber de tudo isso, se faz necessária muita pesquisa para ter os dados corretos. Somente após tal análise — e em posse de informações verdadeiras — você poderá entender o real valor do produto para sua vida.

Se essa é sua vontade, aqui você encontrará tudo o que precisa para se informar sobre o Minoxidil. Da história do item até seu modo de usar, passando pelos benefícios e contraindicações. E aí, está preparado? Então vamos lá!

O Minoxidil na atualidade

O Minoxidil é um medicamento bastante utilizado no tratamento de queda de cabelo, tanto por mulheres quanto por homens. Para entender melhor sobre o produto, abaixo você encontrará um resumo de tudo que precisa saber para se convencer.

O que é Minoxidil

Conhecido atualmente como um produto para auxiliar na queda dos cabelos, o Minoxidil não surgiu com essa função. Inicialmente, o medicamento era utilizado por cardiologistas, prescrito para pacientes que sofriam de pressão alta. Bem diferente de seu uso atual, não é?

Isso ocorria porque ele é capaz de dilatar os vasos sanguíneos, o que acarreta no aumento da quantidade de sangue chegando ao coração. Dessa forma, os pacientes obtinham uma menor probabilidade de sofrerem de doenças cardiovasculares, em especial o infarto.

o que é minoxidil

Durante a aplicação do remédio, foi constatado que um de seus efeitos colaterais era, justamente, o aumento de pelos no corpo. Com esses dados em mãos, cientistas voltaram aos estudos para entender essa nova característica do medicamento.

Depois de muita pesquisa, foi comprovada a eficácia do produto também para este fim. Assim, com algumas alterações na fórmula original, ele foi relançado, agora com um novo objetivo e visando um público diferente.

Como funciona o Minoxidil

Focando então nas propriedades destinadas ao crescimento capilar, o Minoxidil passou a fazer sucesso entre os consumidores. Isso ocorreu por um simples fator: sua eficácia no combate à calvície. Mas, como um remédio cardiovascular se torna um sucesso em um setor tão diferente?

Bom, para responder a essa questão é preciso analisar as propriedades do medicamento. Como explicado, sua primeira função era a de dilatar os vasos sanguíneos, não é?

Long Hair Male Model GIF by Slingshot Dakota - Find & Share on GIPHY

Pois bem, ao dilatar os vasos, ele permite uma melhor fluidez de sangue e oxigênio até os fólicos capilares. Com isso, a fase de crescimento dos fios é potencializada, resultando em uma fortificação capilar acima do visto anteriormente.

Basicamente, o Minoxidil atua na vascularização do couro cabeludo ou da barba. Se faz importante informar, entretanto, que ele atua somente em fólicos vivos. Logo, se o fio já não mais existir, o tratamento pode não demonstrar resultados efetivos.

Com sua eficácia comprovada, está na hora de entender, enfim, os benefícios que o Minoxidil pode trazer a você. Aqui, é importante salientar que as vantagens desse tratamento, como dito acima, envolvem também o sistema cardiovascular como um todo. Assim, destacam-se como benefícios:

Benefícios do Minoxidil

Hipster Beard GIF - Find & Share on GIPHY

Interrompe a queda de cabelo

Antes de possibilitar um crescimento dos pelos, o Minoxidil atua diretamente nos fólicos capilares. Dessa forma, ele também é indicado para casos de queda de cabelos, sendo prescrito como um bloqueador de tal acontecimento.

Saúde capilar

O medicamento é muito utilizado para estabilizar a saúde do couro cabeludo, especialmente por conta de suas propriedades e características. De uma só vez, o produto atua na irrigação dos vasos sanguíneos e na fortificação dos fólicos. Consequentemente, estabiliza o crescimento do cabelo.

Barba

Engana-se quem pensa que o Minoxidil somente pode ser utilizado no couro cabeludo. Na verdade, ele é bastante indicado para a formação de uma barba mais saudável e completa. O medicamento é muito utilizado por homens que possuem pouca barba, crescimento lento, fios finos e falhas no crescimento dos pelos.

Sobrancelha

Da mesma forma, é comum a recomendação do remédio por parte de dermatologistas para o crescimento dos pelos da sobrancelha. O tratamento é seguro e permite uma formação mais igual, auxiliando na estética e saúde dos pelos.

Sistema cardiovascular

Por fim, é preciso destacar o benefício principal do Minoxidil, que, inclusive, veio antes do crescimento capilar. O medicamento possibilita uma regulação da pressão arterial do usuário, bem como uma melhora no sistema cardiovascular como um todo.

Contraindicações do Minoxidil

Como qualquer outro medicamento, o Minoxidil também conta com algumas contraindicações. Por conta disso, é indicado que, antes de começar qualquer tratamento, você entre em contato com um médico de confiança para verificar a possibilidade de utilizar o remédio.

Primeiramente, é preciso lembrar que a primeira função do produto é a dilatação dos vasos sanguíneos. Logo, é contraindicada a utilização do medicamento por pessoas com histórico de pressão baixa.

contraindicações medicamento

Além disso, não é indicado que mulheres grávidas — ou em período de amamentação — utilizem o remédio. Isso vale tanto para o couro cabeludo quanto para as sobrancelhas.

Por fim, também não é aconselhável para crianças e idosos. No primeiro caso, há riscos à formação dos jovens, enquanto o segundo se mostra um risco por conta de problemas cardiovasculares.

Formas de utilização

A forma mais comum de utilização do Minoxidil é através do uso direto na pele. Dessa maneira, o tratamento é local, sendo indicada a aplicação na região em que se deseja que haja o crescimento capilar. Em geral, aconselha-se o uso mínimo de duas vezes ao dia.

Cool George Costanza GIF - Find & Share on GIPHY

Esse é o tratamento original do medicamento, utilizado desde a década de 1970, quando foram descobertos seus benefícios para o couro cabeludo. Ainda assim, há pessoas que apresentam dificuldade em manter essa forma de utilização, por motivos como:

  • Irritação na região
  • Esquecimento de seguir o tratamento
  • Couro cabeludo oleoso
  • Falta de resultado
  • Dificuldades de aplicação

Para estes usuários, foi desenvolvida a fórmula via oral do remédio. Ela possui os mesmos atrativos da versão líquida, porém com alguns efeitos colaterais próprios. Ainda assim, pode valer o uso, desde que de acordo com a indicação de um dermatologista.

Um ponto interessante, porém, é que os benefícios do produto somente são úteis do folículo para cima. Dessa forma, o ideal é que sua saúde esteja boa antes de iniciar seu tratamento. Para ajudar nisso, uma boa opção é tomar alguns suplementos de vitaminas, que ajudam na saúde e permitem que o Minoxidil faça efeito.

Efeitos colaterais

Falando em efeitos colaterais, é importante destacar que, como qualquer outro medicamento, o minoxidil também apresenta alguns fatores indesejados. No geral, são fatores comuns, que não afetam a vida do usuário, mas, ainda assim, é preciso seguir um acompanhamento médico.

Itchy Real Housewives Of New York GIF - Find & Share on GIPHY

Os efeitos colaterais mais comuns do remédio no formato de aplicação direta são:

  • Coceira no local de aplicação
  • Aumento da oleosidade do couro cabeludo
  • Consequente aparecimento de caspa
  • Perda de cabelo no início do tratamento
  • Dores de cabeça
  • Crescimento de pelos em outros locais do corpo

Já para a versão via oral, os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Aumento do batimento cardíaco
  • Suor excessivo
  • Redução de libido
  • Vertigem
  • Dor moderada no tórax

É importante destacar que, como você verá mais abaixo, existem diversas concentrações do medicamento. Dessa forma, se algum dos efeitos colaterais aparecer, é possível alterar para uma dosagem menor, sem a necessidade de encerrar o tratamento.

Produtos disponíveis

Por conta da alta procura por parte do público, o Minoxidil é encontrado hoje em diversos formatos e concentrações. Falando da versão para uso direto, as mais comuns são de 2%, 5% e 10%. Ainda que a concentração mais alta signifique um tratamento mais eficaz, estudos já comprovaram que o ideal é a de 5%.

A versão de 10% é indicada somente para casos em que seja necessário um tratamento mais extremo. Ao mesmo tempo, a de 2% é aconselhada para manutenção dos resultados já alcançados. Para estes itens, não é preciso prescrição médica para efetivar a compra.

minoxidil queda de cabelo

No caso da versão em cápsulas do medicamento, geralmente o uso é indicado por um dermatologista. Dessa forma, a concentração e a dosagem são informadas pelo profissional, e sua compra deve ser feita em uma farmácia de manipulação junto a uma prescrição.

Além destes, também é possível encontrar o Minoxidil nos mais diversos formatos. Alguns dos visualizados recentemente são loção, shampoo, gel, espuma e até esmalte.  

Preços e onde encontrar

Antes de explicar sobre os preços do Minoxidil e onde encontrar o medicamento, é preciso, novamente, destacar a necessidade de um acompanhamento médico. Sabendo disso e mantendo um contato frequente com o profissional pode-se buscar pelo remédio.

Geralmente, é possível encontrar o monoxidil na internet, em sites especializados na venda de medicamentos. Também é fácil encontrá-lo em farmácias, visto que este é, como já destacado, um remédio.

Inspect Will Smith GIF - Find & Share on GIPHY

O preço pode variar bastante, pois já existem versões genéricas disponíveis ao público. Dessa forma, é possível encontrar frascos com 50ml de concentração 5% a partir de R$80,00. Também existem muitas promoções, com descontos para compras de mais de 2 unidades.

A respeito da versão oral, ela deve ser encomendada em farmácias de manipulação, como já explicado acima. Você pode até encontrar algumas opções na internet, com preços a partir de R$70,00 para 30 cápsulas de 1mg, mas o recomendado é seguir a prescrição médica.

O Minoxidil na sua vida

O Minoxidil é um medicamento bastante utilizado nos dias de hoje, tanto por homens quanto por mulheres. Em ambos os casos, seus benefícios costumam ser efetivos, principalmente após alguns meses de tratamento.

Mas, antes de sair pela internet procurando pelo remédio, mais uma vez é preciso deixar claro: procure um profissional da área. O mais indicado é conversar com seu dermatologista e analisar se esse é o tratamento ideal para você. Com o aval de seu médico você pode começar a pesquisar os preços e melhores opções.

Por fim, destaca-se novamente a necessidade de estar com seu couro cabeludo saudável antes de iniciar o tratamento. Tomar alguma vitaminas para o cabelo auxiliam a enriquecer os folículos e, assim, melhorar os resultados ao longo prazo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍