10 mitos e verdades sobre cabelos pretos

fazer shampoo bomba

Os cabelos escuros costumam causar diversas dúvidas quanto ao seu desbotamento e cuidados capilares, já que existe uma crença de que fios pretos são mais fortes do que os fios loiros. Porém, existem diversos outros mitos e verdades sobre cabelos pretos que geram conflitos na hora de cuidar dos cabelos da forma correta.

Apesar dos fios pretos disfarçarem as pontas duplas e até mesmo o aspecto de fios ressecados com mais facilidade, um dos mitos mais famosos é acreditar que tingir os fios em uma tonalidade mais escura pode resolver o problema causado pela falta de hidratação. Isso porque essa técnica pode danificar ainda mais a fibra capilar em decorrência da química da tintura, o que prejudica ainda mais o cabelos.

veja mitos e verdades sobre cabelos pretos no texto  abaixo
veja mitos e verdades sobre cabelos pretos no texto abaixo

A seguir, separamos 10 mitos e verdades sobre os cabelos escuros que você precisa saber!

10 mitos e verdades sobre cabelos pretos

1- Cabelos pretos não combinam com mechas loiras

Mito. Mechas mais claras também combinam com os cabelos pretos, desde que a tonalidade das luzes seja compatível com a tonalidade mais escura como é o caso dos tons terrosos. O ideal é procurar a ajuda de um cabeleireiro de confiança para escolherem a melhor coloração para as mechas no seu caso.

2- Todo cabelo preto é igual

Mito. Diferente do que muitos acreditam, não existe apenas um tipo de cabelo preto. Assim como os fios loiros, os cabelos pretos podem ter vários reflexos em tons diferentes. O preto azulado é um exemplo de cabelo preto mais frio, enquanto o preto avermelhado é voltado para um perfil mais quente.

uma das tonalidades de preto muito usada é a azulada
uma das tonalidades de preto muito usada é a azulada

Enquanto isso, o cabelo preto neutro passa uma naturalidade maior e não reflete outros tons quando exposto às luzes fluorescentes ou solares. De modo geral, o preto neutro é o tom de preto natural que não precisa de tintura.

3- Cabelos pretos podem desbotar no sol

Verdade. Até mesmo os cabelos pretos naturais podem desbotar ao serem exposto ao sol por muito  tempo, já que os pigmentos da coloração sofrem oxidação com uma facilidade maior, ganhando um perfil avermelhado conforme desbotam. Além disso, as pontas dos cabelos escuros costumam ficar queimadas pelos raios solares.

O ideal é aplicar produtos que protejam os cabelos da exposição ao sol e também à água do mar e piscina, já que o cloro e o sal também podem contribuir para um desbotamento da coloração.

4- Não dá para descolorir cabelos pretos

Mito. Os cabelos pretos também podem ser descoloridos e tingidos de loiro. O que acontece, nesses casos, é que o procedimento é mais demorado e exige um cuidado maior. Afinal, por serem mais escuros, precisam de mais química para atingir tons mais claros, o que pode acabar danificando os cabelos.

por serem o tom mais escuro da paleta, os cabelos pretos precisam de mais química na hora da descoloração
por serem o tom mais escuro da paleta, os cabelos pretos precisam de mais química na hora da descoloração

Em pessoas que possuem tintura preta nos fios e querem clareá-los, o primeiro passo é fazer um processo de decapagem para remover os pigmentos artificiais antes da descoloração.

Já em cabelos pretos naturais, normalmente são feitas mechas mais escuras na primeira vez para então aumentar a quantidade de luzes e intensidade do loiro aos poucos. Em alguns cabelos, no entanto, é impossível chegar ao tom platinado sem que o cabelo quebre, sendo importante cuidar da hidratação dos fios rigorosamente para evitar o corte químico.

5- Cabelos pretos combinam com todos os tons de pele

Verdade. Por ser bastante versátil, o cabelo preto combina tanto com peles claras como com as peles negras, independentemente do fundo ser rosado e frio ou amarelado e quente. Porém, em pessoas com pele muito clara, os cabelos pretos podem causar um efeito pálido e é importante estar atento a isso antes de mudar o visual.

6- Os cabelos pretos refletem mais brilho do que os outros tons

Verdade. Por ser mais puro do que os outros, o cabelo preto tende a refletir a luminosidade externa quase totalmente, criando um brilho como uma espécie de espelho.

os cabelos pretos tendem a refletir mais do que outros, já que possuem uma coloração mais pura
os cabelos pretos tendem a refletir mais do que outros, já que possuem uma coloração mais pura

É por esse motivo que fios pretos desidratados possuem uma aparência opaca e sem vida com uma intensidade maior, já que as cutículas ficam abertas e a superfície lisa do folículo acaba não refletindo o brilho.

7- Cabelos pretos precisam de mais hidratação

Mito. Todos os tipos de cabelo precisam ser hidratados, independentemente da cor. O que conta na hora de saber se os fios precisam de mais ou menos hidratação é o tipo de cabelo, já que fios cacheados costumam ser mais ressecados, se são oleosos ou secos e se possuem químicas ou não.

8- Cabelos negros também precisam de retoque na raiz

Verdade. Mesmo em pessoas que possuem cabelos castanho-escuro e tingem de preto, é necessário retocar a raiz preta em intervalos médios de 30 dias. Isso porque, apesar das cores serem muito semelhantes, a diferença é visível principalmente durante o dia.

9- Cabelos pretos caem menos do que os outros tons de cabelo

Mito. A coloração não interfere na queda de cabelo, já que as causas para a perda capilar variam entre problemas hormonais, deficiência de nutrientes e algumas doenças do couro cabeludo e do organismo como um todo.

Leia também O que é deficiência de biotina?

O que acontece é que, por serem mais escuros, a tendência é que a perda seja notada mais facilmente, além de caírem com mais frequência graças à química caso sejam tingidos.

No entanto, isso não significa que caiam mais do que os cabelos loiros ou castanhos.

10- Usar água fria para lavar os cabelos escuros ajuda na manutenção do brilho

Verdade. Lavar os cabelos com água fria mantém o brilho dos cabelos pretos e também contribui para uma maior saúde dos fios, já que a água quente promove o ressecamento, contribuindo também para excesso de oleosidade nos cabelos e caspa.

Depois de conferir 10 mitos e verdades sobre cabelos pretos, não deixe de se atentar aos cuidados capilares necessário para a manutenção dos fios escuros, já que além de desbotar ao sol, os cabelos pretos também precisam de retoques e hidratação como todos os outros tons de cabelos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍