O que colocar no shampoo para crescer cabelo?

o que colocar no shampoo para o cabelo crescer

Enquanto muitos indivíduos optam pelo shampoo bomba para fazer o cabelo crescer, é bastante comum encontrarmos dicas de ingredientes específicos que podem ser acrescentados em shampoo de uso comum para potencializar o crescimento capilar.

Esses ingredientes normalmente possuem uma alta ação hidratante, que acaba fortalecendo os cabelos deixando-os mais saudáveis. Mas você sabe o que colocar no shampoo para crescer cabelo?

Uma das misturas mais usadas que ajuda no crescimento capilar é a de Monovin A com Bepantol líquido, o famoso shampoo bomba. E embora esse tipo de mistura seja eficiente e auxilie no crescimento capilar, ainda existem muitas dúvidas sobre o efeito colateral do Monovin A, fazendo com alguns indivíduos recorrem a novas misturas que ajudem o cabelo crescer com ingredientes naturais.

Veja a seguir o que você pode colocar no shampoo para que seu cabelo cresça mais rápido e forte!

Vale a pena usar shampoo caseiro para o cabelo crescer?

Muitas marcas possuem linhas específicas de crescimento capilar, que são enriquecidas com nutrientes e óleos importantes para hidratação e fortalecimento dos fios. Contudo as receitas caseiras são consideradas mais potentes e costumam fazer mais sucesso, como o caso do Monovin A.

o shampoo caseiro pode ser eficiente, desde que usado da maneira adequada
o shampoo caseiro pode ser eficiente, desde que usado da maneira adequada

E apesar de muitas pessoas atingirem bons resultados com o uso regular deste tipo de produto, é necessário uma atenção especial ao shampoo feito em casa. Isso porque, se os ingredientes forem em sua maioria oleosos, pessoas com o couro cabeludo com excesso de óleo natural podem acabar sofrendo um aumento do sebo. Como resultado, além da queda capilar, ainda é possível o desenvolvimento de caspa e problemas mais sérios como a seborreia.

No entanto, usando o produto corretamente em intervalos adequados e na quantidade especificada nas receitas, a mistura tende a ajudar no crescimento capilar de forma satisfatória.

Para cabelos oleosos, a dica é misturar ingredientes adstringentes como o alecrim, com um óleo hidratante como o óleo de rícino.

O que colocar no shampoo para crescer cabelo?

Além do Monovin A e bepantol líquido, outros ingredientes que ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios de modo que cresçam mais rápidos e saudáveis são:

  • óleo de coco
  • óleo de argan
  • óleo de rícino
  • café em pó
  • cravo da índia;
  • babosa;

Leia também Como fazer shampoo bomba? Veja 3 receitas caseiras

O que interfere no crescimento capilar?

Estações do ano

Você alguma vez notou que durante o inverno os seus cabelos crescem um pouco menos quando comparado aos dias de verão? Isso acontece porque o metabolismo do organismo trabalha de forma mais ágil no calor, aumentando o processo de crescimento capilar nessa época do ano.

durante o verão os cabelos tendem a crescer mais graças a ação do sol no bulbo capilar
durante o verão os cabelos tendem a crescer mais graças a ação do sol no bulbo capilar

A explicação é o estímulo gerado pelo sol em alguns hormônios como a melatonina e prolactina, que induzem o bulbo capilar a acelerar o processo de crescimento do fio.

Genética

Uma das principais causas do crescimento demorado dos fios é a genética. Assim como existem pessoas que conseguem cabelos compridos em menos tempo, alguns indivíduos tendem a demorar mais para conseguir notar um aumento significativo do comprimento dos fios.

Nesses casos pode até mesmo ser necessário ajuda de um especialista para tratar o quadro, que pode progredir para casos de alopecia, por exemplo.

Mudanças hormonais

Durante a menopausa os cabelos tendem a ficar mais finos e sem brilhos e até parar de crescer. Graças às mudanças hormonais causadas durante esse período, a densidade capilar pode sofrer uma redução de até 20%, já que ficam mais fracos e suscetíveis à queda.

Enquanto isso, embora durante a gravidez a tendência é que os cabelos cresçam de forma mais rápida e com um brilho maior, já que os hormônios estão em concentrações maiores dentro do organismo, em alguns casos acontece exatamente o contrário.

Nesses casos, energia da mulher é usada especialmente para o desenvolvimento do bebê, o que faz com que os cabelos cresçam em um ritmo mais lento do que o normal durante esse período.

Tipo de cabelo

Outro fator que interfere na percepção do quanto o cabelo cresce é o tipo de fio. Enquanto cabelos lisos crescem em linha reta, os crespos e cacheados precisam dar uma volta para se notar que eles aumentarem de comprimento. Isso faz com que tenha-se uma ilusão de que o cabelo cacheado cresça de forma mais lenta, quando na verdade ele apenas possui uma forma mais compacta que passa a impressão de cabelo mais curto.

Agressões externas

A poluição, por exemplo, é um fator externo que deixa os fios mais frágeis e quebradiços e podem até mesmo desacelerar o seu crescimento. Isso acontece principalmente em cabelos mais frágeis e ressecados.

a poluição pode deixar os cabelos ressecados e frágeis
a poluição pode deixar os cabelos ressecados e frágeis

Para evitar o acúmulo de poluição na raiz do cabelo, o que entope os poros e contribui para um aumento da oleosidade, é indicado o uso regular de um shampoo anti resíduos, que auxilia em uma limpeza profunda para remover toda a sujeira dos cabelos com mais eficácia.

Procedimentos químicos e aparelhos de calor

Chapinhas, secadores e babyliss são exemplos de aparelhos que usam o calor para funcionar, o que acaba gerando uma agressão à fibra. Como resultado, os fios ficam mais frágeis e o cabelo tende a crescer mais lentamente.

Os procedimentos químicos como tinturas, alisamentos e até descoloração são outros fatores que interferem no ritmo de crescimento do fio, já que também causam agressões e fragilizam a fibra capilar..

Agora que você viu o que colocar no shampoo para crescer cabelo, invista em ingredientes nutritivos e hidratantes para que os fios fiquem mais fortes e possam crescer com mais saúde. Afinal, quanto mais saudável os cabelos estiverem, mais rápidos eles tendem a crescer. Caso note que mesmo assim os fios não aceleram o crescimento, procure ajuda de um especialista para verificar a causa do problema.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍