O que é a balayage? Entenda essa técnica de clareamento francesa que está em alta nos salões!

Com as estações mais quentes se aproximando é normal que as mulheres desejem dar um tapa no visual pra curtir as férias, até porque se você está pensando em curtir os dias de folga na praia, é mais do que pertinente dar uma iluminada nas madeixas para você se sentir ainda mais bonita e é aí que entra a balayage!

Você pode pensar em luzes, californianas, ombré hair, mas muitas se esquecem mesmo é da balayage. Você já ouviu falar dele? É uma técnica de clareamento francesa que se consiste na descoloração parcial do cabelo. Vamos entender melhor?

De onde vem o balayage?

A técnica surgiu em salões de beleza da França e se consiste em uma descoloração apenas na parte superior das madeixas. Em geral, a aplicação do produto se concentra em mechas mais largas, proporcionando um efeito mais suave e sutil.

Conheça a famosa Balayage
Conheça a famosa Balayage

Diferente dos outros procedimentos de clareamento dos fios, a balayage não necessariamente precisa da utilização de papel alumínio.

Por isso, se você quer uma mudança menos brusca e sem tanta química, aposte nesse tipo de descoloração.

Outra vantagem é que a manutenção é bem mais tranquila. Na medida em que sua raiz cresce, os fios descoloridos acabam se misturando com os naturais.

Quem pode usar essa técnica?

Pode ser negra, loira, morena ou ruiva…. o balayage cai bem para todos os tipos de pele e de cabelo.

O que realmente precisa ser analisado é a tonalidade da descoloração. Por serem mechas mais grossas, são misturados vários tons do mesmo produto.

Essa técnica é indicada por muitos cabeleireiros, como uma forma de iniciação. Se você deseja clarear seu cabelo mas ainda tem medo, pode apostar nesse procedimento para ir descolorindo aos poucos.

O efeito é bem mais suave do que a californiana ou o ombré hair, por exemplo. As mechas são separadas com auxílio de um pente com dentes largos ou com um pincel. A coloração tem um inicio mais suave próximo à raiz e fica mais intensa na medida em que vai chegando nas pontas. É isso que promove o tal do efeito “degradê” nas madeixas.

Quem tem cabelo longo ou médio precisa ficar atento, eles necessariamente precisarão de papel alumínio para que a distribuição da cor fique mais uniforme.

A Balayage é um dos mais pedidos nos salões devido ao resultado natural
A Balayage é um dos mais pedidos nos salões devido ao resultado natural

Há ainda a balayage californiana, ela se concentra mais nas pontas e garante um aspecto de profundidade ao cabelo. Normalmente, as mechas são divididas em três pontos: As extremidades que são descoloridas até a raiz, a do meio que fica na cor natural e outra que é parcialmente descolorida, fazendo assim uma espécie de moldura para o rosto.

Balayage para morenas

É absolutamente normal que as morenas tenham um pouco de resistência na hora de clarear os fios. Por isso, esse procedimento é o mais indicado pra quem não quer estranhar uma mudança muito repentina.

Para as morenas, é indicado para dar uma iluminada no visual
Para as morenas, é indicado para dar uma iluminada no visual

Balayage para morenas pede tons mais avermelhados, dourados  e acobreados. Negras já combinam mais com tons caramelo e tons de vermelho também

Balayage para ruivas

As ruivas também podem também sentir vontade de mudar o visual, por isso, tons de loiro e até dourado mais claro podem garantir um look mais despojado!

Qual é a diferença entre mechas, reflexos, luzes e balayage?

Talvez seja essa a maior dúvida de boa parte das mulheres que querem dar uma mudada no visual. Vamos te explicar os detalhes das diferenças desses métodos, veja só:

  • Luzes: São feitas, em geral, a partir de um único tom. São puxadas mechas finíssimas por todo o cabelo,
  • Reflexos: mechas mais finas e marcadas, acabam dando um clareamento bem mais intenso quanto comparada às outras técnicas;
  • Mechas: O clareamento parte de áreas mais espessas do cabelo e na maioria das vezes utiliza-se de dois a três tons para garantir o efeito iluminado.

Como faço para escolher o tom certo?

Algumas recomendações são importantes para que você saiba escolher o tom certo e não errar na hora de fazer o procedimento. Tons de pele mais claros combinam com cobre, marrom claro e dourado. As morenas e negras já podem utilizar tons caramelo, vermelho e canela.

O diferencial desse método é a sutileza da mudança. Pode apostar que você vai amar seu cabelo iluminado. A principal dica, portanto, é evitar mais que dois tons mais claros que suas madeixas, isso pode acabar deixando o resultado bastante artificial.

Como realizar os cuidados depois da descoloração?

É normal também que surjam dúvidas quanto aos cuidados dias após o procedimento. A aplicação de química no cabelo exige manutenção periódica para evitar ressecamento e possível quebra das pontas. Veja o que deve fazer:

  • Atenção ao cronograma capilar: Processo muito importante pra manutenção dos fios, o cronograma capilar se divide em etapas de hidratação e nutrição. Ele tem como finalidade devolver água e lipídeos que foram perdidos durante a aplicação da química;
  • Umectação capilar: indicamos que a umectação capilar seja feita com óleo vegetal pelo menos meia hora antes de lavar o cabelo. Também é recomendado que se faça durante a madrugada, para que o óleo aja mais tempo nos fios.
  • Produtos matizadores valem a pena:  se você está apostando em tons mais claros, esses itens matizadores ajudam a manter a cor do cabelo. Pesquise diferentes marcas e opte por aquela que mais de adaptar ao seu tipo.
  • Proteção ao sol: Outra coisa também é certa: O sol resseca muito. Por isso, invista em produtos que possuam proteção contra raios ultravioletas. Há uma ampla variedade de cremes e finalizadores que dispõem dessa vantagem.
  • Retoque: Dependendo do tipo de cabelo, da tonalidade utilizada e do comprimento, o retoque será feito pelo menos a cada três meses, ou sempre que você sentir necessidade!
  • Vitaminas: sim, vitaminas e minerais para o seu cabelo podem fazer a diferença para os novos fios nascerem fortes e saudáveis.
A hidratação é um importante passo para quem deseja descolorir os cabelos
A hidratação é um importante passo para quem deseja descolorir os cabelos

Quais são os prós e contras?

Assim como qualquer outro procedimento químico, a balayage também tem seus prós e contras, que devem ser minuciosamente analisados. Saiba quais são:

  • Pontos positivos: Você não precisa retocar com tanta frequência… O crescimento dos fios, inclusive proporcionará um efeito mais natural, porque a cor de origem da base do seu cabelo vai se misturar com as mechas descoloridas, e isso, consequentemente acaba sendo mais vantajoso.
  • Pontos negativos: Todos os métodos que trabalham com descoloração capilar, acabam sendo propícios para o ressecamento do cabelo. Infelizmente isso é um problema que assombra a maioria das mulheres que decidem dar uma clareada nos fios.


Por isso, se seu cabelo já tem uma certa tendência a ser seco, é importante ficar ligada no cronograma capilar com os produtos certos. Dessa forma você garantirá uma manutenção mais tranquila e eficaz, sem ter que recorrer ao salão toda a semana.

Mas é importante lembrar também,  que você deve uma visita ao seu cabeleireiro pelo menos uma vez por mês para fazer uma boa hidratação. Ele terá os produtos corretos para usar no processo de reconstrução capilar.

Agora você tem vários motivos para aderir à balayage, marque um horário com um profissional, tire suas principais dúvidas e não tenha medo de se jogar nessa tendência mas lembre-se de oferecer os nutrientes necessários para seu cabelo crescer forte e saudável!

FAQ

O que é balayage?

É uma técnica de clareamento que consiste na descoloração parcial do cabelo. 

Onde surgiu?

A técnica surgiu em salões de beleza da França e consiste em uma descoloração apenas na parte superior das madeixas.

Quem pode usar?

o balayage cai bem para todos os tipos de pele e de cabelo. O que realmente precisa ser analisado é a tonalidade da descoloração.

Como escolher o tom certo?

Tons de pele mais claros combinam com cobre, marrom claro e dourado. As morenas e negras já podem utilizar tons caramelo, vermelho e canela.

Como realizar os cuidados depois da descoloração?

A aplicação de química no cabelo exige manutenção periódica para evitar ressecamento e possível quebra das pontas.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍