O que é ombré hair?

Quando o assunto é mudar o visual, muitas mulheres acabam optando por dar uma mexida na cor do cabelo. Um tipo de procedimento muito comum, principalmente no verão, é o tal do ombré hair. É provável que você já tenha visto ou ouvido falar dele.

Todavia, muitas dúvidas surgem quando se resolve aplicar alguma química nos fios: como é feito? Quanto tempo dura? Quais são os cuidados que devo tomar para que ele dure o máximo de tempo possível? E além de tudo, o principal: isso vai fazer mal para o meu cabelo? Por isso reunimos as principais dicas e informações acerca do ombré hair neste artigo, veja só!

O que é ombré hair?

O procedimento se consiste em uma forma de iluminar os fios de cabelo, dessa forma, deixa as mechas que são escuras mais claras, mas em geral a raiz continua da cor natural. O tom mais claro começa em ‘degradê’ a quatro dedos da raiz do cabelo, um pouquinho acima da orelha.

Roupas e Acessórios femininos

A tonalidade e a quantidade de mechas a serem descoloridas varia muito do desejo do cliente e também das orientações do profissional responsável pela “transformação” capilar. Os cabelereiros consideram esse tipo de iluminação muito versátil, porque garante varias vantagens, além de não mexer direto na raiz do seu cabelo.

Qualquer um pode usar o ombré hair?

Sim, qualquer pessoa pode usar o ombré hair! Basta estar disposta a dar uma repaginada no look. Ele também é indicado para aquelas que querem dar uma mudada no semblante, garantindo mais equilíbrio na tonalidade da pele e do cabelo.

Sobretudo, é necessário prestar muita atenção na hidratação dos fios, eles precisam estar saudáveis e muitas vezes, por ser um procedimento químico, o cabelo pode ser danificado se não for bem tratado.

Como escolher o tom de ombré hair pelo tipo de pele?

Assim como dissemos anteriormente, qualquer mulher pode se jogar no ombré hair. Isso porque existe uma infinidade de tons que podem ser escolhidos de acordo com o tom da pele.

Mas cuidado: É importante que você fique atenta a algumas dicas para não errar na hora de escolher a cor. Seu cabelo precisa estar em harmonia com o seu rosto e por isso é importante prestar bastante a atenção.

Tons de ombré hair para peles mais claras

Se você tem pele branca, o loiro mais dourado pode cair melhor e se a base do seu cabelo já for loira, é possível clarear ainda mais!

A técnica em loiras também é perfeitamente aplicável
A técnica em loiras também é perfeitamente aplicável

Com certeza você sentirá a diferença. Em geral, esses tons trazem um ar mais sofisticado após finalização do procedimento.

Tons de ombré hair para peles morenas

Agora, se você é mais morena, o recomendado é utilizar tons mais acobreados. Eles dão um destaque e um aspecto mais brilhante e saudável aos fios. Aproveite que o verão está chegando para dar aquela mudada no visual. Esse tipo de tonalidade combina e muito com estações mais quentes.

Tá esperando o que pra se transformar?

Tons de ombré hair para peles negras

Se sua pele for negra, você tem uma ampla variedade de opções ao seu favor, isso porque você pode ousar mais na hora de escolher a tonalidade e a cor.

Ombré Hair em peles negras combina demais!
Ombré Hair em peles negras combina demais!

Tons em vermelho ficam incríveis na pele negra e, além disso, vale a pena insistir num leve degradê.

Quais são os tipos de ombré hair?

Pode ser que você não saiba, mas existem vários tipos de ombré hair. Cada estilo para um gosto diferente. Quer saber quais são? Olha Se liga nessa:

Sombré

Esse procedimento é mais conhecido por ser discreto e um pouco mais suave do que o ombé hair. Em geral são utilizadas mechas em degradê, mas que ficam bem próximas da cor natural do cabelo. A intenção do sombré é dar um ar mais iluminado e mais saudável aos fios, mas sem modifica-los bruscamente.

O Sombré Hair também é bastante bonito
O Sombré Hair também é bastante bonito

As mechas são mais finas e algumas são puxadas até mesmo da raiz para o aspecto ficar mais natural.

Mechas texanas

Um formato de ombré hair mais novo, nem todas as pessoas conhecem ou ouviram falar. Ela segue quase a mesma risca do sombré e outras técnicas, mas as mechas são feitas de baixo para cima, Isso significa que o cabelo começa a ser descolorido da parte de dentro para fora. Por isso o resultado acaba sendo bem mais leve, discreto e suave. Pode ser um bom início para quem nunca fez nenhum tipo de procedimento químico no cabelo.

Mechas estilo Texana
Mechas estilo Texana

A textura e o tom ficam diferenciados e tornam a aparência do rosto bem mais harmônica. Basicamente, as mechas texanas são consideradas uma espécie de “meio termo” para quem cansou de ficar morena, mas também não quer ficar totalmente loira!

Mechas invertidas

Exagerou no clareamento quando foi fazer ombré hair? Temos a solução pra você: mechas invertidas, elas resolvem o problema quando a pessoa não se habitua bem com o cabelo loiro. Se você clareou muito suas madeixas, fique tranquila, essa técnica evita que os fios fiquem danificados porque acaba não agredindo tanto as pontas do cabelo.

As mechas investidas também é uma excelente opção!
As mechas investidas também é uma excelente opção!

Mechas invertidas também é uma alternativa para mulheres que são loiras, mas querem dar uma escurecida modesta nos fios. Nesse caso, o degradê é feito com tons mais escuros e parte um pouco abaixo da raiz, em média, dois dedos.

Como fazer ombré hair em diferentes tipos de comprimentos?

Não importa se você tem um cabelo longo ou curto, o ombré hair cai bem pra qualquer comprimento. Basta acertar na cor e na distância de puxar os fios.

Ombré hair em cabelo curto

O ombré hair em cabelo curto tem sem dúvidas, um destaque bastante descolado e especial. Se você gosta de fios mais repicados, com certeza o efeito vai ficar diferenciado.

Em cabelos curtos, o ombré hair também pode ser feito
Em cabelos curtos, o ombré hair também pode ser feito

Em geral, a descoloração começa uns quatro dedos abaixo da raiz, mas se o seu cabelo for mais curtinho, o profissional pode optar em fazer mais próximo da base capilar. Tudo vai depender do seu gosto, e das dicas do seu cabeleireiro!

Ombré hair em cabelos médios e longos

Quando os fios são maiores, você pode optar por começar a descoloração um pouco mais longe da raiz. Em geral, as madeixas mais longas proporcionam mais espaço para um degradê de tons, por exemplo.

Ombré Hair em cabelos médios ou longos
Ombré Hair em cabelos médios ou longos
 

Afinal, o  procedimento faz mal ao cabelo?

Embora seja bastante conhecido, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre os danos que o ombré hair podem causar aos fios. A realidade é que qualquer tipo de procedimento químico pode prejudicar as madeixas se as técnicas de hidratação não forem seguidas a risca.

Quando for pintar ou descolorir, pergunte ao seu profissional, qual tipo de shampoo deve ser utilizado ao longo das lavagens. Vale ressaltar também que o indicado é uma hidratação a cada 15 dias! Isso impede que as pontas fiquem ressecadas, proporcionando um aspecto mais sedoso aos fios.