Para que serve o chá de folha de uva? Entenda se é mito ou verdade

Chá de folha de uva, oi? A uva já é uma velha conhecida no nosso cotidiano, assim como o fato de ser uma importante fonte de diversos componentes que auxiliam no fortalecimento da nossa saúde.

Seja em sua forma de vinho, suco ou natural ela consegue ser uma importante ferramenta para prevenir e combater doenças, além de fortalecer o nosso corpo.

Chá de folha de uva: Fonte de vitaminas e sais minerais
Chá de folha de uva: Fonte de vitaminas e sais minerais

Mas, o que poucos sabem por aqui, é que a folha que cresce junto a ela também é extremamente rica em uma série de substâncias capazes de melhorar nossa saúde.

Uma velha conhecida da culinária

Apesar desse conhecimento ser pouco conhecido no Brasil, em países como como o Líbano, Sibéria, Grécia, Irã, Paquistão e tantos outros, a folha da uva é um ingrediente presente em várias receitas cotidianas.

Seja cozida, frita, crua ou no vapor ela pode ser degustada de diversas maneiras, todas elas ainda mantendo uma série de benefícios ao corpo daquelas que a consomem.

Receitas culinárias com a folha da uva
Receitas culinárias com a folha da uva

Mas, uma das maneiras como ela é mais conhecida, é em sua forma de chá. Formato que acabou ficando conhecido até mesmo em países onde ela acaba não sendo tão usada como ingrediente culinário, como é o caso do Brasil.

O chá de folha de uva no combate às varizes

As varizes são um perigo constante na vida daqueles que acabam passando longas horas de pé, e que pode trazer consequências bem ruins para a saúde dessas pessoas.

Um dos profissionais que teoricamente poderia acabar sofrendo bastante com ela é o do vinicultor, já que ele passa muito tempo nessa posição enquanto cultiva, colhe e planta as vinhas.

O chá de folha de uva ajuda a combater as varizes
O chá de folha de uva ajuda a combater as varizes

Mas, apesar disso, pesquisadores notaram que o número desses profissionais a sofrer com varizes é muito pequeno, e ao estudar um pouco mais sobre o assunto notaram que isso tem ligação com um costume comum.

Esse costume é o de consumir chá a base de folhas de uva diariamente, algo que muitos desses trabalhadores fazem.

Isso acontece porque essa folha possui uma série de substâncias que ajuda a melhorar a circulação sanguínea do nosso corpo, uma das ações essenciais para prevenir e também tratar as varizes.

Ajudando a melhorar a circulação sanguínea
Ajudando a melhorar a circulação sanguínea

Assim, esse chá acaba sendo uma boa receita para aqueles que precisam de algo para diminuir as dores, fadiga e inchaço das varizes.

O chá de folha de uva como antioxidante

Os antioxidantes são a principal ferramenta para combater os radicais livres, responsáveis por uma série de complicações na nossa saúde.

Entre elas está o aumento nas chances de doenças cardiovasculares,  doenças crônicas como diabetes, ou degenerativas como alzheimer e parkinson.

Podem aumentar as chances de doenças crônicas
Podem aumentar as chances de doenças crônicas

São os radicais livres também que exercem influencia nas chances de desenvolvermos alguns tipos de câncer.

Sendo assim, o fato da folha de uva conter um alto índice de uma série de substâncias antioxidantes, como vitamina A, C e E, magnésio, cálcio, entre tantas outras, a torna um alimento valioso para se ter na alimentação.

As ações antioxidantes da folha permanecem inalteradas em sua forma como chá, por isso ela também pode ser consumida no dia a dia sem nenhuma perda nos seus benefícios.

Além da prevenção de uma série de doenças a ação antioxidante também combate o envelhecimento precoce, impedindo, por exemplo, que rugas e fios brancos surjam antes da hora.

Diminui o processo de envelhecimento precoce

Mas não apenas isso, ela também diminui o surgimento de manchas e acne na pele, melhora o aspecto do cabelo e fortalece ambas as partes do corpo.

Os antioxidantes são capazes de proteger e recuperar células que foram danificadas por radicais livres, as fortalecendo.

Por isso, suas ações também melhoram a imunidade do organismo, além de serem anti inflamatórios extremamente poderosos.

O chá de folha de uva para melhorar o funcionamento

É possível fazer uma lista considerável das áreas do nosso corpo onde o chá feito da folha de uva é capaz de ajudar a melhorar e manter o funcionamento correto.

A primeira delas a ser citada é a da glicose, algo que se torna especialmente interessante para pessoas diabéticas.

Tanto a uva quanto sua folha possuem um índice de fibras dietéticas bem alto, o que ajuda a manter sua carga glicêmica bem baixa.

Assim como a fruta, a folha de uva também ajuda a manter a carga glicêmica baixa
Assim como a fruta, a folha de uva também ajuda a manter a carga glicêmica baixa

Isso o torna um alimento capaz de baixar o nível de glicose no sangue, melhorando o equilíbrio dessa substância e, automaticamente, seu funcionamento correto.

Essas mesmas fibras dietéticas é que são responsáveis por também melhorar o funcionamento do sistema digestivo, facilitando a absorção dos alimentos e seu consequente descarte pelo corpo.

O alto índice de zinco também ajuda a proteger e reparar a mucosa intestinal, o que a torna excelente no uso contra a diarreia.

Outra área que se beneficia de um funcionamento melhor é a das articulações, já que a presença do mineral manganês no chá ajuda na produção da lubrificação da cartilagem que existe nessa área.

E por último, e talvez uma das áreas mais importantes, está seu auxílio no bom funcionamento do coração.

O bom funcionamento do coração

Como dito antes, a folha de uva possui uma série de substâncias que ajuda a melhorar e manter em bom estado a circulação sanguínea do corpo, uma delas o potássio.

Isso ajuda a manter a contração do coração normal, o que faz ele bombear o sangue para todo o corpo de maneira mais eficaz.

O chá de folha de uva dos ossos a pele

Entrando na lista de substâncias importantes que existem na folha da uva está o cálcio, que é um mineral importante tanto na formação quanto na manutenção de uma série de partes do nosso corpo.

Entre as principais delas estão sem dúvida nossos ossos e dentes, que precisam desse mineral para se manterem saudáveis e diminuir as chances de fraturas ou perdas.

A presença de cálcio nos ossos os deixam mais fortes

A presença de colágeno e vitamina E na folha da uva também a torna uma forte aliada para manter a saúde e boa aparência da sua pele, já que são duas substâncias que fortalecem e ajudam a manter essa área saudável.

Existe também nessa folha substâncias cicatrizantes, adstringentes e antissépticas, que são as responsáveis por a tornar uma ótima ajuda na cicatrização de ferimentos.

De receita cadeira a comprovadamente eficaz

O chá de folha de uva existe a muito tempo em países asiáticos e europeus, tendo sido por décadas um remédio cultural contra males listados e não listados neste texto.

Seu uso já era feito, por exemplo, contra as dores de cabeça e enxaqueca, algo que se provou realmente eficaz em pesquisas modernas.

Os métodos da folha da uva foram comprovados

Pouco a pouco mitos e verdades foram sendo esclarecidas sobre seu uso, mas felizmente muitos dos seus benefícios se provaram verdadeiros. Além disso, muitos outros também foram descobertos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍