Para que serve o Minoxidil 5%?

Minoxidil? O que é, afinal, este produto? Esse produto, em primeira instância, era utilizado de forma oral, para o tratamento de casos de hipertensão. A sua funcionalidade era chamada de vasodilatadora, atua dilatando artérias do corpo e, dessa forma, diminuindo a pressão do fluxo sanguíneo e a probabilidade de um infarto.

Com os meses de tratamento, muitas pessoas que foram submetidas a esse medicamento começaram a identificar um efeito colateral muito visível: o crescimento de pelos no corpo e cabelos.

Logo, com a possibilidade de estudar e investir em um novo segmento de mercado, a indústria farmacêutica começou a realizar mais pesquisar e estudar os possíveis efeitos colaterais com o intuito de criar uma fórmula que pudesse auxiliar no tratamento de calvície, mas que também não retirasse a questão da pressão arterial.

O Minoxidil auxilia no tratamento de calvície
O Minoxidil auxilia no tratamento de calvície

E, dessa forma, surgiu o famoso minoxidil de uso tópico, indicado para aplicação direta na região desejada para crescimento dos fios. Para compreender melhor a sua funcionalidade e efetividade, a atuação do produto ocorre na estrutura do fio, atuando no folículo capilar, que ganha um fortalecimento em toda a sua extensão e, desse jeito, os fios crescem uniformes, fortes e mais grossos. Sem mencionar que, é muito comum crescer mais de um fio em uma única estrutura de nascimento.

Roupas e Acessórios femininos

Mesmo que o produto tenha penetração na corrente sanguínea, é fundamental dizer que o minoxidil não faz milagres, isso quer dizer que ele não faz crescer novos cabelos em pessoas que são carecas, e sim, estimula o nascimento de folículos capilares que estão enfraquecidos e já existem no couro cabeludo da pessoa.

Por causa dos muitos resultados eficazes e satisfatórios, o produto começou a ser indicado também para o nascimento e engrossamento de barbas no homens e sobrancelhas com falhas.

Existem, nos dias atuais, muitos fóruns especializados que relatam casos surpreendentes como de transexuais femininas que utilizam o medicamento para ajuda no nascimento de pelos faciais.

4 tratamentos com o medicamento que funcionam

O produto pode ser usado com eficiência e resultados satisfatórios para muitos tratamentos, confira abaixo sobre cada um deles:

Queda de cabelo

Essa é uma das principais razões para procura pelo tratamento com minoxidil. A queda capilar prejudica muitas pessoas, de diversos tipos e idade, com motivos que se diversificam entre calvície, condições do ambiente e comportamentais que estimulam o aparecimento de oleosidade ou seborreia no couro cabelo até mesmo uma simples tendência genética.

Minoxidil é muito utilizado em casos de Queda capilar
Minoxidil é muito utilizado em casos de Queda capilar

Situações alérgicas e de estresse também pode desencadear a queda dos fios. Esse produto pode ser encontrado sem dificuldades em muitas farmácias e se encontra nas composições os elementos essenciais para reduzir e interromper a queda capilar, os mais procurados são em spray e conta gotas, por conta da sua facilidade de aplicação e pela probabilidade menor de escorrer em outras regiões do corpo, que é um cuidado necessário durante o procedimento.

Minoxidil tem resultado satisfatórios e comprovados nos seguintes cenários de queda dos fios capilares:

  • Prevenção da queda, no contexto de pessoas que possuem tendência genética para desenvolver a calvície e deseja evitar ou retardar o processo;
  • Fortalecimento dos cabelos, especialmente em casos que a pessoa precisou passar por tratamento mais agressivo ou que estão com o fios danificados e prejudicados por conta de produtos químicos, assim como os utilizados em alisamentos;
  • Surgimento de falhas no couro cabeludo por desenvolvimento de alergias ou outras condições de saúde;
  • Calvície (alopecia androgenética).

Onde encontrar o produto

É possível encontrar o medicamento em várias farmácias, especialmente as que trabalham com manipulação. As suas fórmulas podem variar em: espuma, loção, gel, comprimidos e shampoos. Resultados podem ser observados entre 2 a 3 meses.

Tratamento minoxidil
Tratamento minoxidil

O benefício de quem opta por shampoo é seu uso no dia a dia, então não é necessário se atentar em “lembrar” de usar o produto. Mas o aspecto maléfico nesse caso, é que dependendo da maneira em que se lava o cabelo, o produto pode entrar em contato com outras regiões do corpo e estimular o crescimento de pelos indesejáveis. 

Esmalte com minoxidil

Diversas mulheres estão procurando jeitos de fazer as unhas crescerem e se manter mais fortes e bonitas. Os esmaltes que contém o produto estão conquistando este público, se mostrando como uma boa alternativa na prática, estimulando o crescimento de unhas fortes e lindas.

Unhas saudáveis
Unhas saudáveis

O produto precisa ser aplicado de forma direta nas unhas, como se realmente fosse um esmalte normal, duas vezes ao dia, deixando intervalos de 8 horas entre as aplicações.

É considerado normal sentir um pouco de calor no lugar da aplicação do esmalte, mas não precisa se preocupar, é comum. E se você estiver com alguma unha lesionada, evite de passar o esmalte na mesma.

O minoxidil para o público feminino

Não existe uma fórmula direcionada exatamente para as mulheres, mas a versão mais leve de 2% é muito recomendada para esse público. O cabelo das mulheres tende a ser um pouco mais difícil de tratar, uma vez que, geralmente, o cabelo é mais comprido e volumoso do que o dos homens e o medicamento deve entrar em contato com o couro cabeludo.

Por isso, se o seu cabelo é comprido e você não tem a intenção de cortá-los, existe uma maneira de preservar os fios, utilizando o método de tintura de cabelo em casa. É bem simples: com a ajuda de um pente fino, faça a repartição do seu cabelo até deixar exposto o couro cabeludo e vá aplicando o produto (nesse caso, a loção é a versão mais recomendada), com a ajuda de um conta gotas ou cotonete. Vá dividindo e adicionando até aplicar o produto em todo o couro cabeludo.

Minoxidil para falhas nas sobrancelhas e barba

A atuação do produto nas sobrancelhas é um benefício em especial para o público feminino que tendem a sofrer pequenas falhas, pelos finos e ralos, ou até mesmo aquelas mulheres que desejam ter pelos mais espessos e grossos.

O Minoxidil também pode ser usado em sobrancelhas
O Minoxidil também pode ser usado em sobrancelhas

E no caso dos homens, as falhas podem ser observadas nas barbas. Por isso, o minoxidil também pode beneficiar esse público na estimulação de pelos, fazendo crescer novos pelos em regiões que contém falhas, além de promover o fortalecimento dos novos, bem como dos fios já existentes.

Possíveis efeitos colaterais

Mesmo que os muitos benefícios e fórmulas do minoxidil, ele também pode desencadear alguns efeitos colaterais durante o tratamento. Dentre eles, os mais relatadas são:

  • Dor no tórax;
  • Suor nas mãos e pés;
  • Vertigens;
  • Fraqueza e tontura;
  • crescimento de pelos em outras regiões do corpo;
  • dor de cabeça;
  • pele ressecada;
  • coceira;

Informações importantes sobre Minoxidil

O tempo para conquistar resultados satisfatórios pode variar muito de caso para caso, uma vez que cada organismo funciona de uma forma diferente, tanto por questões da herança genética quanto pela gravidade de cada caso.

É fundamental não parar com o tratamento de maneira abrupta ou antes do tempo recomendado, pois o nascimento de fios também será interrompido e os resultados conquistados se reverterão, de forma que, depois de 3 a 4 meses de tratamento, será como se o medicamento nunca tivesse sido usado.

Antes de começar a utilizar qualquer tratamento com produtos como o minoxidil, é recomendada a consulta com um dermatologista certificado e especializado no assunto, para que ele possa realizar uma análise clínica do seu caso. Além do profissional poder sanar todas as suas dúvidas em relação ao produto ele poderá te indicar o melhor tipo de procedimento para você em particular.