Pente ou Escova? Qual a melhor opção para o cabelo?

Pente ou escova? Algumas tarefas cotidianas acabam não recebendo a atenção que deveriam e faz com que acabemos não percebendo o quanto elas podem afetar o resultado de ações simples.

Uma delas é o ato de pentear os cabelos. Na verdade, pentear ou escovar, pois existem as duas formas de acordo com qual objeto você usa (o pente ou a escova). Mas qual delas é melhor?

Uma ação tão simples, um mundo de várias opções

Hoje em dia existem tanto pentes quanto escovas dos mais diversos tamanhos, materiais e objetivos no mercado. Isso porque nossos cabelos são diversos, e mesmo dentro de um determinado tipo possuem características completamente diferentes.

Por exemplo: mesmo as mulheres de cabelo liso podem ter a raiz mais oleosa, enquanto outras sofrem por ter fios secos e outras ainda se olham no espelho preocupadas por notarem que o cabelo anda muito quebradiço.

Roupas e Acessórios femininos

Diferentes tipos de cabelo exigem diferentes maneiras de cuidar dele, e a forma e os objetos que você usa para os pentear ou desembaraçar entram nisso.

O que cada um faz?

A principal diferença entre a escova e o pente está em sua finalidade: enquanto a escova serve para modelar ou alisar os fios o principal objetivo do pente é desembaraçar as madeixas, dar acabamento nos penteados e ajudar na hora de cortar o cabelo.

Quando usar Pente e quando usar Escova

Além de facilitar na hora de alisar o cabelo a escova também ajuda a manter ele limpo, já que a medida que você a passar da raiz às pontas isso ajuda a descer a oleosidade que fica no topo por toda a extensão.

O óleo que nosso cabelo produz, quando em excesso, pode ser um inimigo que prejudica a aparência dele. Porém, ele também é um dos nossos maiores aliados, já que serve para manter o cabelo hidratado e limpo, e assim evita que ele assuma uma aparência seca e opaca.

Benefícios de se usar a escova para cuidar dos cabelos
Pente ou Escova? Qual a melhor opção para o cabelo?

o pente é perfeito para usar depois do banho. O ideal é que os fios já estejam sempre ao menos próximos de totalmente secos para fazer isso, já que penteá-los ainda molhados pode acabar os quebrando.

Mas, seja úmido ou não, o pente é a melhor opção para desfazer os nós que acabam surgindo durante o dia, independente de como seja o seu cabelo.

Meu tipo de cabelo afeta qual tipo de pente e escova devo usar?

A resposta é sim! No caso da escova, por exemplo, é importante você prestar atenção no formato e no material das cerdas dependendo do que pretende fazer. Cerdas com pontas arredondadas são melhores na hora de alisar o cabelo, especialmente se seu cabelo tiver uma espessura mais grossa e for crespo.

Já as escovas com cerdas naturais, como crina de cavalo ou de javali, são perfeitas para quem tem cabelos mais sensíveis e sente mais desconforto no couro cabeludo na hora de escovar.

Quem tem um cabelo pouco volumoso pode apostar em uma escova com cerdas feitas de nylon e sem aquelas bolinhas da ponta.

Existem também as escovas de plástico, que se saem bem com o volume dos cabelos cacheados, crespos e ondulados, mas sem mudarem a estrutura do fios.

Super dicas de quando e como usar o pente e a escova para cabelos
Pente ou escova: como escolher?

Na hora de escolher o pente preste atenção no espaço entre os dentes e também no diâmetro deles. Objetos desse tipo que possuem dentes mais finos e com uma espaço muito pequeno entre eles pode causar desconforto na hora de pentear e até mesmo causar dor no couro cabeludo.

Mas o mesmo tipo de pente é a melhor opção caso você vá preparar o seu cabelo para um alisamento, hidratação ou tintura. Também costuma ser usado pelas cabeleireiras na hora de cortar o seu cabelo.

Se o seu cabelo é crespo apostar em um pente de dentes mais largos para desembaraçar os fios depois do banho é uma boa escolha. Já se ele for liso os pentes com dentes mais juntos acabam se saindo melhor.

E molhado dá pra pentear ou escovar?

A melhor opção na verdade é nunca pentear ou escovar o cabelo no banho ou com eles ainda molhados. Fazer isso nesse momentos pode levar a quebra do fio, especialmente por ele estar em um momento de maior fragilidade onde as escamas estão mais abertas e propensas a serem danificadas.

Especialistas aconselham que se espere até que o cabelo esteja pelo menos 80% seco antes de usar qualquer um desses objetos. O ideal para desembaraçar os fios nessa hora é usar os dedos e fazer isso com calma.

Como usar o pente e a escova da maneira correta para cuidar dos seus cabelos
Escova massageia o couro cabeludo

Mas, se ainda assim você sentir que realmente precisa fazer isso, evite o uso de escovas. O melhor é usar um pente de madeira e dentes largos que vão te ajudar a desembaraçar aquilo que seus dedos não conseguiram.

Existe jeito certo de usar Pente ou Escova?

Os especialistas são unânimes quanto a isso: sempre comece a pentear ou escovar o cabelo a partir das pontas. Mantenha seus movimentos leves e nada de colocar força na hora! Seu cabelo é algo sensível e merece paciência na hora de ser desembaraçado.

Pentear o cabelo de forma brusca pode acabar o danificando e até causando a quebra do fio, até mesmo causando problemas como o frizz em maior intensidade do que teria normalmente.

Por isso, mantenha cuidado nos movimentos e a força longe e se achar algum nó jamais o force.