Quais os alimentos que contêm Coenzima Q10?

Também conhecida como Ubidecarenona, a Coenzima Q10 (coQ10) é uma benzoquinona presente em todas as células do organismo, tendo um importante papel nos processos de produção de ATP, ou seja, produção de energia.

Desta forma, é encontrada em maior quantidade em diferentes órgãos do sistema, como cérebro, coração, fígado e rins. A coenzima Q10 possui inúmeras propriedades benéficas ao organismo, como diminui o risco de lesão muscular em praticantes de atividades físicas, ação neuroptrotetora, melhora o índice glicêmico, auxilia a atividade mitocondrial, potente ação antioxidante e melhora a qualidade de vida.

Aumento da qualidade de vida é um dos principais benefícios
Aumento da qualidade de vida é um dos principais benefícios

De acordo com especialistas, parte da substância é sintetizada pela tirosina, enquanto que outra parte é sintetizada pela acetil-coa via mevalonato, sendo esta a mesma via usada nos primeiros processos de biossíntese do colesterol. A absorção acontece proveniente da dieta (ou suplementação) através do intestino delgado e está relacionada com a presença de alimentos e bebidas neste meio, sendo que há maior absorção na presença de alimentos ricos em lipídeos.

O melhor momento para ingestão deste suplemento é após as refeições mais calóricas do dia para maior aproveitamento e absorção da substância.

Após ser absorvida pelo organismo, a coenzima Q10 é transportada pelo fígado, local onde é incorporada no interior de lipoproteínas e é concentrada nos tecidos.

O pico de concentração de coQ10 nos tecidos acontece aos 20 anos de idade, sendo que este nível decai com o passar dos anos, e por este motivo, é importante realizar a suplementação, já que a redução significativa ou a ausência de coQ10 pode resultar em danos ao cérebro e outros órgãos e mitocôndrias do organismo. D

entre os fatores que podem contribuir para a diminuição da produção de coQ10 pelo organismo estão: deficiência nos aminoácidos tirosina ou fenilalanina (precursores da coenzima Q10), uso de estatinas, deficiência de vitamina B6, e alterações genéticas em proteínas relacionas com a sua síntese.

Benefícios da Coenzina Q10

É comprovado cientificamente que a manutenção dos níveis de coQ10 no organismo é eficaz na melhora da qualidade de vida de pacientes que apresentam determinadas doenças, como mal de Parkinson, doença mitocondrial, hipertensão, infarto agudo do miocárdio, doença de huntington (hereditária que causa a morte das células do cérebro).

Ainda, a coQ10, por possuir capacidade de transferir elétrons, atua como um ótimo antioxidante, e por este motivo, tem sido recomendada para tratamento de distúrbios relacionado ao estresse oxidativo, como infertilidade masculina (melhora na qualidade do sêmen), regeneração muscular e prevenção de lesões em atletas, fibromialgia e dentre outros. Contudo, esta substância é contraindicada em pacientes renais graves e pode promover alguns efeitos colaterais, como sudorese, palpitação, insônia, alterações gastrointestinais, e etc.

Benefícios Coenzima Q10
Benefícios Coenzima Q10 são muitos

Quanto há interação medicamentosa, alguns medicamentos para redução de pressão arterial e dos níveis séricos de colesterol são responsáveis pela inibição da produção e absorção da coenzima Q10.

 

Por este motivo, antes de iniciar a suplementação é indicado que você busque orientação médica para melhor eficácia, ou seja, procure um nutricionista, sendo que se o seu foco é obter melhor resultado em relação à atividade física, recomendado procurar um nutricionista esportivo.

A posologia, isto é, a recomendação diária a ser ingerida de coenzima Q10 é de 100 a 300mg, contudo, para os praticantes de atividade físicas a dose pode variar de 150 a 300mg, devendo a ingestão acontecer 30 minutos antes do esforço físico e a noite, antes de dormir

Este suplemento alimentar pode ser encontrado facilmente em diferentes farmácias físicas e online, sendo que para sua aquisição não é necessária a prescrição médica (receituário). O seu preço médio varia de acordo com o laboratório fabricante, quantidade presente na embalagem e concentração das cápsulas. Contudo, para ter uma ideia de valores, 120 cápsulas de 100mg de coenzima Q10 custa, em média, R$60, e é interessante ressaltar que algumas formulações contam com a adição de determinadas vitaminas e minerais que atuam como coadjuvantes, melhorando assim a absorção e ação da substância.

Onde encontrar Coenzima Q10 nos alimentos?

No entanto, caso você queira adicionar ou aumentar os níveis da coenzima Q10 através da dieta, saiba que é possível através da mudança alimentar.

Alimentos que contém Coenzima Q10
Alimentos que contém Coenzima Q10

Para isto, é necessário que você insira em sua rotina alimentar alguns alimentos ricos nesta substância, como:

  • Peixes (salmão, sardinha, atum),
  • Feijão azuki,
  • Grão de soja (seco ou cru verde),
  • Couve-flor,
  • Brócolis,
  • Espinafre,
  • Carne bovina,
  • Óleo de soja,
  • Laranja,
  • Gergelim,
  • Frango,
  • Abacate,
  • Milho,
  • Nozes,
  • Pistache,
  • Morangos e
  • Grão de soja.

Uma questão muito comum em volta da coenzima dos futuros usuários é a respeito do emagrecimento, isto é, a coQ10 auxilia na perda de peso?

Segundo especialistas não promove a perda de peso de forma direta, ou seja, pelo fato de participar das vias de produção de energia, mais “combustível” o indivíduo terá para praticar a atividade física, e consequentemente, mais perda calórica. Desta maneira, pelo fato de fazer parte do grupo de substâncias ligadas à geração de energia, a coenzima Q10 é classificada como um suplemento importante para o emagrecimento.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍