Quem não tem caspa pode usar shampoo anticaspa? Quais os riscos para a saúde dos cabelos?

Quem não tem caspa pode usar shampoo anticaspa

Com receio de começar a desenvolver problemas como a caspa, pessoas com o couro cabeludo oleoso buscam alternativas que possam amenizar a prevenir as chances do aparecimento do problema. Com isso, usam shampoos, condicionadores e até mesmo produtos de uso tópico que são voltados para o tratamento do quadro. Mas será que quem não tem caspa pode usar shampoo anticaspa?

A caspa é um problema que atinge o couro cabeludo e causa pequenas descamações da pele dessa região. Em conjunto, pode causar coceira e vermelhidão, tendo como causa principal o excesso de oleosidade na raiz do cabelo, também podendo ser causada por hábitos como banhos quentes, dormir de cabelos úmidos e até mesmo uso frequente de bonés e chapéus.

Para entender melhor se você pode usar um shampoo anticaspa mesmo sem ter caspa, acompanhe os tópicos a seguir!

Quem não tem caspa pode usar shampoo anticaspa?

O shampoo anticaspa age removendo todo o excesso de óleo na raiz dos cabelos e acalmando a região afetada a fim de remover sintomas como coceira e ardência. Com isso, acaba promovendo o ressecamento dos fios se for usado com uma frequência além da necessária.

o shampoo anticaspa age removendo o excesso de óleo do couro cabeludo e suavizando as descamações
o shampoo anticaspa age removendo o excesso de óleo do couro cabeludo e suavizando as descamações

Cabelos ressecados naturalmente costumam apresentar menos chances do desenvolvimento do problema, e não devem fazer o uso do shampoo anticaspa se não notarem que o couro cabeludo está sofrendo descamações. Já quem possui cabelo oleoso pode usar o cosmético uma vez a cada 15 dias para prevenir o problema.

Porém, também é importante ficar de olho no ressecamento excessivo do couro cabeludo, que também pode causar a caspa se não for hidratado da forma correta.

O ideal é que indivíduos que não apresentem quadros de caspa, ao invés de usar o shampoo, evitem alguns hábitos que possam contribuir para o desenvolvimento do problema como forma de prevenção.

O que causa a caspa?

Couro cabeludo ressecado

Diferente do que se imagina, não são apenas cabelos oleosos que causam as descamações no couro cabeludo. Isso porque quanto mais ressecada uma pele está, mais ela tende a descamar, e isso acontece em qualquer região do corpo.

Para esses casos é necessário escolher produtos específicos para hidratar o couro cabeludo e amenizar o quadro.

Uso de chapinhas e secadores

Os aparelhos que usam o calor para funcionar podem acabar aumentando a oleosidade na região do couro cabeludo, o que contribui para o desenvolvimento da caspa.

o uso recorrente de chapinhas pode acabar piorando os problemas com caspa
o uso recorrente de chapinhas pode acabar piorando os problemas com caspa

O ideal é usar a chapinha e o secador sempre temperaturas mais baixas e evitar os aparelhos quando for possível.

Dormir com os fios molhados

Quando os cabelos estão úmidos e deitamos no travesseiro, estamos deixando a região além de molhada, bastante quente. Esse cenário é ideal para o desenvolvimento de fungos, que causam a caspa e podem até mesmo causar problemas mais sérios como a seborreia.

Além disso, a umidade presente no cabelo acaba deixando a pele da região mais fácil de se soltar do couro cabeludo, causando as descamações com muito mais facilidade.

Bonés e chapéus

Os bonés e chapéus, usados principalmente no calor, abafam a região e formam um cenário semelhante ao hábito de dormir com os fios molhados. No entanto, ainda acaba sendo agravado pelo suor da região, que deixa o couro cabeludo ainda mais úmido.

Uma dica para evitar esse problema é usar esse tipo de acessório apenas quando estiver exposto ao sol e removê-lo assim que estiver em ambientes protegidos.

Banhos quentes

A água quente do chuveiro abre as cutículas da pele do couro cabeludo, induzindo a uma maior produção de sebo, fazendo com que a raiz fique ainda mais oleosa e piorando os quadros de descamação.

Vale lembrar que antes de começar a usar um shampoo anticaspa, é muito importante evitar os hábitos que agravam o problema. Isso porque continuar repetindo um costume que causa a caspa enquanto usa o shampoo acaba atrapalhando o tratamento, que se torna ineficaz.

Posso lavar os cabelos todos os dias com shampoo anticaspa?

A prática não é recomendada nem mesmo para quem tem quadros severos do problema, já que o ressecamento da raiz do cabelo pode fazer com que o organismo possua ainda mais sebo, causando um efeito reverso do esperado. Sabendo disso, use esse tipo de produto em dias alternados, não ultrapassando as 3 vezes na semana para que não haja um efeito rebote indesejado.

A caspa tem cura?

A caspa é um problema que não tem cura, e o tratamento que mais ameniza os sintomas é o uso de shampoo adequado e a mudança de hábitos que agravam o quadro.

a caspa é um problema recorrente sem cura, e pode voltar de tempos em tempos
a caspa é um problema recorrente sem cura, e pode voltar de tempos em tempos

Além disso, em situações mais graves ainda é necessário o uso de medicamentos indicados por um tricologista, já que o shampoo anticaspa pode não ser eficiente para remover fungos e excesso de oleosidade em alguns casos mais críticos.

Fique de olho na indicação do shampoo anticaspa

No mercado atualmente existem opções de shampoos diferentes para homens e mulheres e você deve se atentar a isso sempre que for escolher um shampoo anticaspa, uma vez que o couro cabeludo das mulheres são mais resistentes e ressecados, e dos homens mais frágeis e oleosos.

Ao agir diretamente no couro cabeludo, cada um desses shampoos são formulados de maneiras diferentes que atendem as necessidades de cada um especificamente.

Isso quer dizer que um shampoo anticaspa para homem usado por uma mulher pode agravar o problema por ressecar mais ainda o couro cabeludo, enquanto o shampoo feminino deixa os cabelos masculinos mais oleosos e com mais descamações.

Depois de ver que quem não tem caspa pode usar shampoo anticaspa desde que o couro cabeludo seja oleoso, procure ajuda de um profissional para prevenir o problema se você tiver cabelos ressecados. Além disso, mude alguns hábitos para garantir que seu cabelo esteja sempre saudável, e evite alguns costumes que contribuem para o aumento da produção de sebo no couro cabeludo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍