Shampoo Bomba – Tudo que você precisa saber sobre esse best seller para conseguir cabelos longos e saudáveis

shampoo bomba

O shampoo bomba ficou popularmente conhecido graças a sua ação de acelerar o crescimento capilar, já que a grande quantidade de nutrientes nutritivos presente no produto ajudaria os cabelos a crescerem fortes e saudáveis em menos tempo. Mas você sabe o que é shampoo bomba e o como ele age na fibra capilar?

Conhecido por seus poderes de hidratação intensa, o shampoo bomba pode ser usado por todos os tipos de cabelos, especialmente os mais ressecados e fragilizados.

Com uma promessa de ser mais potente do que os shampoos comuns, esse tipo de produto age desde a raiz até as pontas, sendo também importante para evitar a perda dos fios. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvida quanto ao assunto e até onde iria o benefício de usar esse tipo de shampoo no cabelo.

Veja a seguir o que é shampoo bomba, como aplicar nos cabelos e qual a forma correta de escolher o seu!

O que é shampoo bomba?

O shampoo bomba nada mais é do que um shampoo enriquecidos com agentes de hidratação e nutrição para os cabelos. Apesar de muitas marcas venderem suas versões de shampoo bomba, atualmente o mais comum é que as pessoas façam a versão caseira do produto, que é conhecida por potencializar até três vezes mais o crescimento capilar.

o shampoo bomba leva ingredientes hidratantes como o óleo de coco
o shampoo bomba leva ingredientes hidratantes como o óleo de coco

Porém, é extremamente importante consultar um especialista antes de usar esse tipo de produto, que pode acabar causando coceiras e irritações no couro cabeludo.

Os três compostos principais ingredientes do shampoo bomba são:

Monovin A

O Monovin A é uma substância criada especialmente para ser injetada em animais, sendo bastante rica em vitamina A, nutriente importante quando o assunto é crescimento e hidratação dos fios.

Por ser um composto em forma oleosa, o produto pode ser facilmente misturado aos outros ingredientes da receita do shampoo bomba, sendo necessário uma atenção especial em indivíduos com a raiz do cabelo oleosa.

Bepantol líquido

O segundo ingrediente trata-se de uma solução aquosa rica em pró-vitamina B5 muito usada para hidratar os cabelos. Por proporcionar brilho e maciez para as mechas, ela é acrescentada na receita para garantir que os cabelos recebam toda a umectação necessária.

No entanto, os benefícios do ingrediente vão muito além disso. A solução ainda conta com uma propriedade higroscópica, que evita a perda excessiva de água pelos cabelos mesmo após serem submetidos a qualquer tipo de química, poluição, calor e fatores externos. Isso garante uma hidratação ainda maior para os cabelos.

Shampoo sem sal

Por fim, temos o shampoo sem sal. Embora até mesmo os shampoos que dizem ser sem sal incluírem esse ingrediente na fórmula, a diferença está no tipo de sal usado, que nesse caso seria um sal menos agressivo para a fibra capilar.

Para escolher o shampoo sem sal ideal, busque nos ingredientes por PEG – 120, PEG – 150 e laurilpoliglucose, ingredientes que não prejudicam os cabelos e são umectantes, auxiliando na proteção dos fios.

Como usar o shampoo bomba da forma correta?

O shampoo bomba feito em casa não deve ser usado todos os dias para não prejudicar as mechas, sendo indicado que se use no máximo 2 vezes na semana. Nos dias de lavagem, use-o como um shampoo comum massageando o couro cabeludo e enxaguando com água morna. Em seguida, finalize com um condicionador com ação hidratante aplicando apenas nas pontas.

o shampoo deve ser aplicado da mesma forma que um shampoo normal
o shampoo deve ser aplicado da mesma forma que um shampoo normal

Intercale o uso com um shampoo tradicional e evite usá-lo por mais de 3 meses, dando uma pausa mínima de 1 mês no tratamento.

Já o shampoo bomba que você encontra em farmácias e supermercados podem ser usados continuamente sem necessidade de intercalar com outros produtos, desde que não apresentem Monovin A na sua fórmula. No entanto, ainda assim recomenda-se uma pausa de 1 mês após 3 meses de uso para dar um descanso para o couro cabeludo.

Use o produto de acordo com as instruções da embalagem e procure um condicionador da mesma linha para ajudar a selar as cutículas e manter toda a hidratação dentro da fibra capilar.

O shampoo bomba feito em casa é seguro?

Enquanto alguns especialistas dizem não ter evidências científicas de que esse produto poderia ajudar os cabelos a crescerem, muitos indivíduos que usam o cosmético alegam ter visto resultados satisfatórios.

No entanto, por ser um composto que leva como ingrediente uma substância destinada ao uso veterinário, existem alguns riscos que o shampoo bomba poderia trazer para a saúde dos fios, causando efeitos colaterais indesejados.

Como os cavalos possuem resistência maior ao Monovin A, a dosagem do produto foi pensada exclusivamente para atender as necessidades dos animais, que também pode sofrer efeitos colaterais se forem superdosados.

apesar dos riscos devido a superdosagem, o shampoo bomba caseiro pode ser bastante eficiente para hidratar os fios
apesar dos riscos devido a superdosagem, o shampoo bomba caseiro pode ser bastante eficiente para hidratar os fios

Isso quer dizer que o uso pode não ser totalmente seguro, já que a proporção do Monovin A deve ser feita corretamente para evitar que os cabelos fiquem com excesso de oleosidade ou que o couro cabeludo e a estrutura capilar sofram com um enfraquecimento causado pelo uso incorreto do ingrediente.

Leia também Como fazer shampoo bomba? Veja 3 receitas caseiras

Por outro lado, vale ressaltar que o shampoo sem sal e o bepantol líquido são extremamente seguros e trazem mais hidratação e força aos fios.

Isso quer dizer que não devo usar o shampoo bomba caseiro?

É importante que você avalie as reações do seu organismo após usar o shampoo bomba feito em casa, já que os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Você ainda pode optar por usar um shampoo bomba de uma marca de confiança, o que garante maior segurança para a saúde dos cabelos sem correr riscos de enfraquecimento dos fios.

Depois de ver o que é o shampoo bomba e como usá-lo, converse com um tricologista ou cabeleireiro se você ainda estiver inseguro quanto ao uso desse tipo de produto, que apesar de ter efeitos colaterais, pode ter uma ação benéfica e ajudar os cabelos a crescerem mais rápido e saudável.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍