a ação da finasterida na produção de certos hormônios e substâncias do organismo pode desencadear sintomas como o estresse

10 Sintomas Físicos do Stress

Quando uma pessoa enfrenta um período de altos níveis de estresse, geralmente sofre com irritabilidade, desequilíbrio emocional e nervosismo. Porém, existem alguns sintomas físicos causados por esse problema que vão além dos aspectos comportamentais, sendo estes também considerados sintomas do stress.

Nosso corpo usa alguns sintomas físicos como forma de se expressar quando não conseguimos lidar com algo emocionalmente.

Dificuldades financeiras, separações, luto, pressão no trabalho e rotina desgastante são alguns dos exemplos de situações que acarretam um quadro muito alto de stress.

veja no artigo abaixo os 10 principais sintomas do stress
veja no artigo abaixo os 10 principais sintomas do stress

Para que você entenda melhor, separamos alguns tópicos explicando o que é e quais são os sintomas dessa condição. Veja a seguir.

Roupas e Acessórios femininos

O que é o stress

O stress é uma reação que nosso organismo possui a situações prejudiciais, sejam elas tanto reais como percebidas. Isto é: quando você se sente ameaçado, o seu corpo passa por uma reação química que lhe permite agir de uma maneira que inconscientemente evita ferimentos.

Essa reação é conhecida como fuga ou luta, ou a resposta ao stress.

Durante essa resposta ao stress, a frequência cardíaca aumenta, a respiração acelera, a pressão arterial aumenta e os músculos se contraem. Essa é a forma como o nosso organismo nos protege do perigo: nos preparando para agir.

Porém, o stress tem significados diferentes para cada indivíduo. O que pode causar stress para você, por exemplo, pode não preocupar tanto outra pessoa. Além disso, alguns indivíduos são mais capazes de lidar com o stress do que outros.

E embora poucas pessoas saibam, nem todo o stress é ruim. Em pequenas doses, ele pode até mesmo ajudá-lo na realização de tarefas e evitar possíveis ferimentos e acidentes. É o stress que faz você pisar nos freios para evitar bater o carro que está em sua frente, por exemplo.

Apesar do nosso corpo esteja preparado para lidar com pequenas doses de stress, não estamos preparados para lidar com o stress crônico a longo prazo. E isso acaba causando reações ruins em nosso organismo.

10 sintomas do stress

1- Dificuldade para dormir

O primeiro sintoma que muitas pessoas relatam ao passar por períodos estressantes é a dificuldade em conseguir pegar no sono. Isso porque, nessas situações, é comum que a pessoa não consiga parar de pensar em seus problemas.

pessoas com altos níveis de stress tendem a demorar mais para conseguir pegar no sono
pessoas com altos níveis de stress tendem a demorar mais para conseguir pegar no sono

Alguns acontecimentos podem ser facilmente vividos por algumas pessoas, enquanto outras não conseguem encarar a questão, e acabam sofrendo transtornos por não conseguir tirar o problema da mente. Um desses transtornos é a dificuldade em parar de pensar no problema e pegar no sono.

2- Queda de cabelo excessiva

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores externos, incluindo falta de ingestão de alimentos ricos em vítimas que fazem bem para o cabelo e até mesmo deficiência de biotina.

Porém, algo bastante comum em pacientes que sofrem de queda de cabelo é o stress, que acaba tendo um impacto negativo nos fios e couro cabeludo.

o aumento da perda capilar pode ser um sintoma bastante comum em pessoas estressadas
o aumento da perda capilar pode ser um sintoma bastante comum em pessoas estressadas

Para auxiliar no tratamento do problema, é possível usar cosméticos que contém com vitaminas que ajudam no fortalecimento dos fios e na prevenção da queda, como é o caso da biotina.

3- Excesso de cansaço

Pessoas que sentem-se muito cansadas muitas vezes podem estar passando por períodos de alto nível de stress. Geralmente, nesses casos, a pessoa não consegue descansar mesmo depois de uma boa noite de sono.

4- Alergias de pele

Irritações na pele e reações alérgicas que aparecem da noite para o dia podem ser uma manifestação de stress. Isso porque, o sofrimento psicológico acontece em conjunto com o resto do nosso corpo.

Isto quer dizer que nossos sentimentos, independentemente de serem bons ou ruins, sempre se manifestam por meio do nosso corpo e em nossos órgãos.

5- Gastrite e úlceras

Em decorrência dos danos causados à parede do estômago, o stress pode acabar gerando casos de úlceras e gastrites. E quanto maior for o tempo de convivência da pessoa com o stresse, mais grave os problemas estomacais tendem a ficar.

6- Tensão muscular

Você com certeza já deve ter notado que situações estressantes acabam resultando em uma tensão maior nos músculos do pescoço e costas, principalmente da nuca. Em alguns casos mais sérios, a tensão pode até mesmo se manifestar na mandíbula, fazendo com que a pessoa ranja os dentes durante a noite.

o stress pode causar tensões musculares principalmente nas costas e na nuca
o stress pode causar tensões musculares principalmente nas costas e na nuca

Para lidar com esse sintoma, você pode fazer exercícios físicos regularmente e até mesmo praticar meditação.

7- Imunidade baixa

Quadros de stresse em níveis muito altos podem baixar significativamente a imunidade, deixando o indivíduo propenso a contrair várias doenças.

Normalmente esse sintoma é causado por um stresse em decorrência da rotina. Se a pessoa conseguir cuidar mais de si e mudar o estilo de vida, já estará contribuindo para uma melhora do sintoma.

8- Dor de cabeça

Um dos sintomas mais comuns do stress, a dor de cabeça é causada graças à insistência em se preocupar com o problema. Isso porque quando pensamos sobre aquilo, estamos buscando uma solução para aquela situação.

Porém, quando nos preocupamos, ficamos paralisados em um mesmo padrão de raciocínio. Como consequência, nossa mente se cansa e produz o que conhecemos como dores de cabeça.

9- Mudanças de apetite

Enquanto algumas pessoas passam a comer mais em situações de grande stress, algumas perdem totalmente o apetite.

Cada indivíduo pode reagir de um jeito sob situações estressante e é importante procurar ajuda médica para evitar problemas de saúde por se alimentar demais ou deixar de ingerir a quantidade adequada de alimentos.

10- Acne

A acne é um dos sintomas do stress bastante frequentes e fáceis de observar. Ela acontece porque quando estamos estressados, a tendência é que tocamos nossos rostos com mais frequência. Com isso, espalhamos bactérias e contribuímos para um maior desenvolvimento de acnes.

pessoas estressadas tendem a desenvolver mais acnes do que o normal
pessoas estressadas tendem a desenvolver mais acnes do que o normal

Em conjunto, o stresse também piora o funcionamento do sistema de defesa do nosso organismo, diminuindo a imunidade e impedindo que a pele reaja às bactérias. Com isso, os poros acabam ficando entupidos e resultam em cravos e espinhas.

Depois de conferir quais são os 10 sintomas do stress, é hora de procurar um médico para tratar o problema e também os sintomas. Caso você esteja sofrendo com queda de cabelo, por exemplo, pode optar por adquirir produtos voltados para o tratamento de perda de fios, além de aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas.