Coenzima Q10 – O que é e para quê serve?

A coenzima Q10, também conhecida como benzoquinona (C6H4O2) está presente praticamente em todas as células do organismo humano, participando na produção de ATP (adenosina trifosfato).

É encontrada em maiores concentrações em órgãos de que necessitam de grandes demandas energéticas, como coração, cérebro, fígado e rins. Entretanto, ao longo do tempo, a produção desta substância natural sintetizada pelo organismo reduz, e desta forma, a quantidade produzida pelo organismo faz com que seja necessário realizar a suplementação por meio da dieta para promover o aporte necessário.

Molécula da coenzima Q10
Molécula da coenzima Q10

Devido ao seu cofator essencial para a produção de energia, a coenzima Q10 possui um papel de suma importância para os praticantes de atividade física, pois o aumento dos níveis de energia resulta em melhor desempenho físico. Ainda, o seu fator antioxidante promove proteção e redução dos danos causados pelos radicais livres resultantes da peroxidação de ácidos graxos insaturados no interior das células.

Informe publicitário

banner com modelos de calcinhas

Assim, uma pergunta muito comum relacionada a coenzima Q10 é: qual a é a sua melhor forma?

Qual a melhor forma da Coenzima Q10?

De acordo com especialistas, não há uma melhor forma da Q10, pois ambas são fundamentais para o organismo humano, sendo constantemente convertidas uma na outra, fato este que vai estar relacionado com a necessidade de cada organismo.

O uso da Q10 é indicado para pessoas que realizam o uso de estatinas a fim de combater o colesterol, pois indivíduos em tal condição apresenta redução dos níveis de coQ10 sistêmico.

Coenzima Q10
Coenzima Q10

Outra indicação é a fim de promover reforço ao sistema imunológico (estimula produção de anticorpos e linfócitos T), já que a coenzima está relacionada com a resposta celular para com estímulos a estresse, radiação ultravioleta, radicais livres, antígenos virais e bacterianos, oxidação de LCL.

Suplementação da Coenzima Q10

Especialistas relatam que alguns fatores podem contribuir para a redução da produção da coenzima Q10, sendo elas: prática esportiva intensa, tratamento com estatinas, dieta rica em carboidratos simples, situação de estresse oxidativo, declínio natural da idade.

Desta forma, a suplementação de coQ10 é recomendada para pessoas que se encontram nestes cenários. Esta substância também possui importante papel terapêutico em relação a algumas doenças cardiovasculares, como arritmias cardíacas e hipertensão arterial. E mais que isso, a coenzima Q10 retarda o processo de envelhecimento e aumenta a capacidade física de idosos e de sedentários.

Benefícios da Coenzima Q10

São inúmeros os benefícios promovidos pela adição da coenzima Q10 a dieta, sendo elas: melhor do ritmo dos batimentos cardíacos, melhor do desempenho físico, fornece maior aporte energético para os treinos, previne enxaquecas, combate doenças cardiovasculares, retarda o processo de envelhecimento, ação antioxidante e imunoestimulante.

Você se sente melhor e mais disposto!
Você se sente melhor e mais disposto!

Entretanto, um benefício que muitos  consumidores acreditam é que a coenzima Q10 possui ação emagrecedora, pelo fato de estar relacionada com as reações celulares para a formação de energia para com a célula muscular, não há relação com a oxidação de gorduras.

Ou seja, a coQ10 é um componente fundamental para a cadeia respiratória mitocondrial na célula e tem um importante papel para a produção de ATP (energia celular) e não para com a perda de gordura, exceto pelo fato de fornecer maior aporte energético: o indivíduo possui maior intensidade para a atividade física a ser praticada e consequente há maior queima calórica.

Como consumir a CoQ10

E como tomar? Estudos atuais recomendam a ingestão diária de 100mg da coenzima para que seja observados os efeitos positivos da mesma.

Contudo, para que a suplementação tenha o máximo de efeito é indicado que a coenzima Q10 apresente uma estrutura semelhante a substância produzida naturalmente pelo organismo, o que promove uma absorção facilitada. Ainda, há componentes que podem potencializar os seus efeitos, como por exemplo, a presença de tocoferóis (vitamina E) e ômega-3, e isso se dá pelo fato de que a co Q10 tem absorção lipofílica, isto é, em meio abundante a gordura.

Alimentos ricos em Vitamina E ajudam na absorção
Alimentos ricos em Vitamina E ajudam na absorção

Desta forma, os suplementos contendo a coenzima Q10 podem ser encontradas em diferentes estabelecimentos específicos, como farmácias e redes de suplementos para atletas. O valor pode variar de acordo com a quantidade de cápsulas e laboratório responsável pela produção do medicamento, contudo, o preço médio deste produto é de R$40 para embalagens contendo 60 cápsulas de 600mg.

Caso você ainda não tenha interesse em fazer a ingestão da coQ10 através de medicamentos, saiba que você pode encontrar esta substância em determinados alimentos, os quais podem ser adicionados a sua alimentação.

Ppara que a suplementação alimentar aconteça, é necessário que você adicione a sua mesa alguns alimentos, como:

  • feijão azuki,
  • milho,
  • espinafre,
  • grão de soja,
  • carne bovina,
  • brócolis,
  • carne bovina,
  • frango, gergelim,
  • óleo de soja,
  • pistache,
  • grão de soja (seco ou cru verde),
  • nozes,
  • laranja,
  • couve-flor,
  • morangos,
  • abacate,
  • peixes (salmão, sardinha, atum).

Contudo, caso tenha dúvidas relacionadas à inserção da coenzima Q10 a sua alimentação, seja na forma dietética ou através do método medicamentoso, é indicado que você busque auxílio de um profissional da saúde, neste caso um nutricionista. Profissional este capacitado em orientar você para com a adição da coQ10, na dose e no melhor horário para melhor absorção de acordo com a sua dieta e necessidade.