Tintas de cabelo tem relação com câncer de mama aponta estudo
Estudo conduzido pelo National Institute of Environmental Health Sciences afirma que milhares de produtos utilizados para tingir e alisar cabelos podem causar câncer de mama em mulheres que já apresentem algum risco de desenvolver a doença.
A associação não é nova, mas a correlação entre os produtos e o câncer sempre foram pouco identificados.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) analisaram dados de um projeto anterior do governo que estudava a saúde a longo prazo de mulheres saudáveis nos EUA, cujas irmãs haviam desenvolvido câncer anteriormente, apropriadamente chamado de Sister Study. Como parte do projeto, as mulheres foram questionadas sobre o uso de produtos para o cabelo nos últimos 12 meses anteriores à participação na pesquisa.
Usando esses dados, eles acompanharam a saúde de cerca de 45.000 mulheres norte-americanas, entre 35 e 74 anos, durante aproximadamente oito anos.
Os pesquisadores relataram que os maiores índices da doença foram identificados em mulheres que tiveram contato direto com tais produtos.
Informe publicitário
Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.
Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.
Para os envolvidos na pesquisa, era importante que as participantes fossem de diferentes locais e etnias.
No geral se identificou que mulheres expostas a essas substâncias tinham maior índice de cancêr de mama, sendo que com maior incidência em mulheres negras.
As mulheres que se declararam brancas apresentaram um risco 8% maior de desenvolverem a doença, por usar tinta de cabelo permanente uma vez a cada 5 ou 8 semanas.
As mulheres negras, que também disseram utilizar tintas de cabelo frequentemente, apresentam 60% de chances de desenvolverem câncer de mama. A porcentagem das mulheres que alisam o cabelo foi a mesma, independente de raça.
Portanto, é impossível ter uma noção concreta das circunstâncias, visto que os fatores externos – como massa corporal, histórico familiar e idade – também são relevantes para identificar uma possível doença. A especulação é em relação a como produtos químicos podem afetar mulheres que já possuem alguma relação com o câncer.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é fundamental. Isso porque o câncer de mama metastático pode ocorrer em decorrência da evolução de um câncer de mama detectado e tratado em estágio anterior ou em função do diagnóstico tardio da doença.
A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.
O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico.
Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele; então fique atenta e acompanhe qualquer suspeita com seu médico de confiança.