O que é nutrição capilar e como fazer em casa

A nutrição capilar é uma das três etapas do processo do cronograma de cuidados com os cabelos. Neste post vamos falar o que é e como fazer em casa.

Fazer o cronograma capilar significa ter uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tipos de tratamentos, que são a hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada uma das etapas é pensada para uma necessidade específica do cabelo, como a reposição de água (hidratação) ou a reconstrução após tratamentos químicos, por exemplo.

O que é a nutrição capilar e seus benefícios

A nutrição capilar é a etapa do cronograma responsável por fazer a reposição dos lipídios nos fios. Os lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo e possuem a função de dar aos fios uma camada protetora, concedendo maciez, brilho e alinhamento. Isto é, nutrir o cabelo significa devolver a oleosidade natural dos fios.

Roupas e Acessórios femininos

A nutrição é essencial para todos os tipos de cabelo. Mas, os cabelos crespos e cacheados possuem uma necessidade ainda maior, pois possuem tendência ao ressecamento, já que a curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo se estenda até as pontas.

A nutrição deve ser feita por todos os tipos de cabelo, mas os cacheados precisam ainda mais da reposição da oleosidade natural.
A nutrição deve ser feita por todos os tipos de cabelo, mas os cacheados precisam ainda mais da reposição da oleosidade natural.

Entre os benefícios da nutrição estão:

  • Maior brilho aos fios;
  • Redução dos frizz.
  • Faz a selagem dos fios e, consequentemente, prolonga a hidratação;
  • Previne o aparecimento de pontas duplas;
  • Fim do ressecamento;
  • Cabelos com maior movimento e balanço.

Tipos de  nutrição capilar

Como a nutrição está ligada a reposição dos lipídios, os produtos mais indicados são os óleos vegetais, manteigas e máscaras ricas em ceramidas.

A nutrição capilar é a etapa do cronograma em que é feita a reposição de lipídios (óleos).
A nutrição capilar é a etapa do cronograma em que é feita a reposição de lipídios (óleos).

Os óleos mais usados são o de coco, rícino, argan, abacate e o azeite de oliva extravirgem. Esses óleos são ricos em vitaminas e atuam diretamente na nutrição da fibra capilar.

A nutrição pode ser feita de três formas, que são:

1. Com óleo vegetal

Neste tipo de umectação, os fios (com exceção da raiz) antes de lavar.

O tempo de ação do óleo nos fios é de cerca de 30 minutos. Após isso, lava-se o cabelo normalmente, retirando bem o óleo escolhido.

2. Com máscaras apropriadas

As máscaras são produtos disponíveis no mercado que possuem em sua composição óleos e manteigas para repor a oleosidade dos fios.

Elas são usadas após o processo de lavagem e possuem uma ação rápida, de até 5 minutos.

Há máscaras que pedem um tempo maior de ação nos fios e que podem ser otimizada com o uso de uma touca plástica ou de alumínio.

3. Umectação noturna

Este tipo de nutrição capilar é indicado para cabelos que estão muito danificados e ressecados.

Nele, óleos vegetais são aplicados nos cabelos sujos e envolvidos em uma touca. Os óleos vão agir nos fios durante o sono e os cabelos lavados somente no dia seguinte.

A umectação é indicada a cada quinze dias ou uma vez por mês, a depender do estado dos cabelos.

Receita de nutrição para fazer em casa

A nutrição pode ser feita tanto com produtos industriais quanto com ingredientes que costumamos ter em casa, como ovo e azeite de oliva.

Você pode fazer a nutrição capilar com produtos que tem em casa e usa na cozinha.
Você pode fazer a nutrição capilar com produtos que tem em casa e usa na cozinha.

Você pode fazer a nutrição capilar com produtos que tem em casa e usa na cozinha.Se você optar por azeite de oliva, atente se ele é extravirgem, pois este é um óleo vegetal puro para a umectação.

A seguir, aprenda uma receita de nutrição caseira:

  • Ingredientes:

1 gema de ovo (tire a pele que envolve o ovo par que não fique o cheiro forte nos fios);
1 colher de azeite extra virgem ou óleo de coco;
2 colheres de máscara para nutrição;
Touca plástica

  • Passo a passo da nutrição:
  1. Primeiramente, lave os fios com shampoo anti resíduos (transparente) para que haja uma melhor absorção do tratamento;
  2. Aplique as mistura no comprimento dos fios, evitando a raiz;
  3. Enrole e coloque na touca e deixe por cerca de 30 minutos;
  4. Tire a mistura com bastante água. Finalize passando um condicionador da etapa de nutrição e retire em seguida, como de costume.
  5. Repita essa nutrição a cada quinze dias.

A nutrição capilar é um cuidado essencial para cabelos com brilho, maciez, força e movimento. Organize seu cronograma de acordo com as necessidades e tipo de seus fios. Em pouco tempo você vai perceber diferenças positivas nos seus cabelos.