O que é um médico tricologista?

o que é um médico tricologista

Assim como em todas as áreas da nossa vida, a saúde dos cabelos também requer um especialista que saiba como fazer o diagnóstico e tratamento correto de possíveis doenças e condições. O médico tricologista  normalmente pertence a área da Dermatologia e se responsabiliza por cuidar da saúde capilar de homens e mulhers, incluindo problemas como queda, enfraquecimento e fortalecimento capilar.

A ciência que estuda os cabelos surgiu na Inglaterra em 1902 e tem se popularizado cada vez mais no Brasil.

Afinal, cuidar dos cabelos é algo que impacta diretamente na auto estima, além de envolver muito mais do que estética e beleza. Algumas condições que afetam os cabelos podem ser manifestações sutis de doenças como lúpus, anemia e tireoide.

Confira a seguir mais sobre o que é um médico tricologista e como ele atua nos tratamentos capilares.

Para que serve a tricologia e o que é um tricologista?

A tricologia é a ciência responsável por estudar e encontrar soluções para diversos distúrbios capilares que modificam a estrutura e aspecto dos fios como a quebra e queda, infecções e problemas mais sérios no couro cabeludo.

a queda de cabelo é uma das reclamações mais recorrentes em consultórios de um tricologista
a queda de cabelo é uma das reclamações mais recorrentes em consultórios de um tricologista

No entanto, os problemas mais recorrente dentro de consultórios de um médico tricologista é a queda de cabelo e calvície. Como existem diversas causas para o problema, o especialista fica responsável por identificar o que pode estar desencadeando a queda capilar e encontrar o melhor tratamento.

Isso porque a investigação para descobrir o que que desencadeou a queda de cabelo começa com uma entrevista, chamada de anamnese.

Em seguida, o médico fará o que chamamos de exame físico, analisando os fios e couro cabeludo, além de verificar também o corpo do paciente.

Caso necessário, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames complementares que apenas o tricologista poderá indicar como exames de sangue, por exemplo.

Exames dermatoscópicos feito pelo tricologista

Esses tipos de exames são fundamentais para o diagnóstico preciso do problema e podem ser feitos por meio de um microscópio que mostra a imagem do couro cabeludo. Porém, existem exames mais específicos como um tricograma e fototricograma, que são solicitados pelo dermatologista de acordo com as necessidades de cada caso.

Em alguns pacientes pode ser necessário uma biópsia para fazer um exame anátomo patológico do couro cabeludo.

Tratamento

Depois de identificado o problema por meio dos exames, o tratamento tanto dos fios como também do couro cabeludo é feito por meio de uma avaliação especializada a fim de identificar a raiz do problema. Assim, trata-se não somente os sintomas, mas também as causas.

Como é a tricologia no Brasil?

Por ser sempre destaque na área de tratamentos estéticos, o Brasil possui estudos bastante avançados na área de tricologia. Principalmente por contar com uma grande diversidade de tipos de cabelos.

Com conhecimentos cada vez mais aprofundados na área, os médicos especialistas já conseguem atender a cada tipo de pacientes com mais especificidade, principalmente no que diz respeito à queda capilar.

consultar um especialista errado pode acabar gerando uma piora do quadro
consultar um especialista errado pode acabar gerando uma piora do quadro

Algo que tem sido bastante recorrente nos consultórios de especialistas é a quantidade de pacientes com problemas de perda dos fios que acabam consultando médicos que não são formados na área e apresentam uma piora no quadro por ter passado por um diagnóstico errado.

Diante desse quadro, é importante consultar um profissional especializado no ramo para não correr o risco de piorar o seu quadro.

Quais são os profissionais que podem se especializar na tricologia?

Embora a maioria das mulheres consultem seus cabeleireiros em busca de produtos para o tratamento de queda de cabelo, eles possuem limitações técnicas e não podem solicitar exames e diagnosticar o problema da forma correta.

No entanto, você pode, sim, usar recomendações de produtos capilares para queda de cabelo para tratar a queda de cabelo. Porém, é importante consultar um médico tricologista para tratar também a causa da perda dos fios, e não somente os sintomas.

Pensando nesse aspecto, os dermatologistas são os profissionais mais indicados para atuar na área da tricologia, já que o couro cabeludo nada mais é do que uma parte da nossa pele.

embora esteticistas também possam estudar a tricologia, apenas os dermatologistas podem solicitar certo tipos de exames
embora esteticistas também possam estudar a tricologia, apenas os dermatologistas podem solicitar certo tipos de exames

Outros profissionais como os esteticistas também podem estudar a ciência, porém possuem uma abordagem menos completa em comparação aos dermatologistas. Isso porque a investigação das causas da perda de cabelo inclui também a biópsia do couro cabeludo e dermatoscopia, que são procedimentos exclusivos de médicos e não podem ser feitos por qualquer profissional, mesmo que da área da estética.

Quais são as doenças dos cabelos estudadas pela tricologia?

A condição mais conhecido da tricologia é a alopecia, seja ela masculina como feminina, causado por hereditariedade ou outras causas como doenças auto imune, por exemplo. No entanto, além da queda de cabelo, a tricologia também diagnostica e trata a perda de pelos e cabelos durante a quimioterapia ou em decorrência de deficiências nutricionais etc.

A ciência ainda abrange doenças genéticas que acabam afetando as hastes foliculares dos fios e danos capilares causados por tratamentos físicos e químicos como colorações e tinturas, pranchas e alisamentos, que se realizados de forma incorreta, acabam levando à fragilidade e quebra do cabelo.

Porém, a tricologia não se resume apenas no tratamento de doenças dos fios, podendo também tratar doenças que acometem o couro cabeludo como a dermatite seborreica, conhecida popularmente por caspa, infecções por fungos — micose — e psoríase.

O lúpus de couro cabeludo, líquen plano pilar, foliculite decalvante e alopecia fibrosa frontal também são exemplos de condições que são tratadas pelo médico tricologista.

Como é feito o diagnóstico da queda de cabelo pelo tricologista?

O ideal é que você procure um tricologista assim que perceber:

  • uma grande quantidade de cabelos no ralo após o banho;
  • vários fios pela casa;
  • fios na fronha do travesseiro em excesso ao se levantar;
  • muitos fios no pente.

Como as mulheres possuem mais cabelos em comparação aos homens, o mais comum é que notem o problema depois que já perderam cerca de 30% dos cabelos. Por isso, é importante estar sempre atenta ao problema.

Para identificar as causas da queda de cabelo, o médico fará uma microscopia eletrônica do bulbo capilar a partir de um aparelho que funciona como um scanner do couro cabeludo. Com isso, consegue aumentar em até 8 mil vezes o fio e couro da cabeça para um diagnóstico preciso, além de poder verificar o estágio da queda para então prescrever o tratamento necessário.

a queda de cabelo pode estar ligada com deficiências nutricionais e deve ser tratada com um nutricionistas, nesses casos
a queda de cabelo pode estar ligada com deficiências nutricionais e deve ser tratada com um nutricionistas, nesses casos

Como a queda pode estar fortemente ligada à falta de vitaminas que ajudam na saúde dos fios, é importante que você procure a ajuda de um médico endocrinologista para avaliar problemas nutricionais e outras condições como tireoide e problemas hormonais.

Depois de conferir o que é um médico tricologista ficou fácil saber o tipo de profissional que você deve buscar caso note um aumento considerável na perda dos fios. Em conjunto, você também pode usar produtos que auxiliem no tratamento da queda de cabelo e passar a consumir alimentos ricos em vitaminas importantes para a saúde capilar.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍