quais as vitaminas para queda de cabelo

Quais as vitaminas para queda de cabelo?

A queda de cabelo é um processo natural do nosso corpo que acontece diariamente em todos os indivíduos. Porém, quando essa perda vai além do normal e você começa a notar uma perda excessiva dos fios, talvez seja importante procurar ajuda para identificar o que pode estar causando o problema. Em alguns casos, um tratamento bastante eficaz é ingerir vitaminas para queda de cabelo..

Um adulto perde, em média, 100 fios de cabelo todos os dias, que normalmente caem na hora do banho e quando passamos o pente. Porém, algumas condições acabam afetando a saúde do couro cabeludo, resultando em uma perda em excesso que requer algum tipo de tratamento para o quadro ser revertido.

A suplementação das vitaminas para queda de cabelo ajuda a controlar a perda dos fios, além de fortalecer e hidratar o couro cabeludo.

confira no artigo abaixo quais as vitaminas para queda de cabelo
confira no artigo abaixo quais as vitaminas para queda de cabelo

Para que você conheça melhor cada uma delas, listamos abaixo quais as vitaminas para queda de cabelo e como você pode se beneficiar com os alimentos ricos nesses nutrientes. Veja a seguir!

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Vitaminas para queda de cabelo

Vitamina A

A vitamina A, encontrada principalmente em alimentos como ovo, cenoura, leite, bife de fígado, espinafre e batata doce, é um antioxidante natural que atua diretamente contra a queda de cabelo, auxiliando na hidratação do couro cabeludo e combatendo o envelhecimento.

O ideal é que você consuma essa vitamina diariamente por meio da alimentação, evitando exageros e fazendo a suplementação apenas sob prescrição médica. Isso porque, o excesso de vitamina A pode causar efeito reverso e acabar contribuindo para o aumento da queda de cabelo.

Vitaminas do complexo B

Leite e derivados, ovos, carne e peixes são alguns dos alimentos mais ricos em vitamina B12, um nutriente essencial para combater a queda de cabelo.

Porém, as outras vitaminas que fazem parte do complexo B como a B6, por exemplo, também ajudam no fortalecimento dos fios, evitam a queda e ajudam na coloração e circulação sanguínea no couro cabeludo.

os cereais são alimentos ricos em vitamina B6, um nutriente essencial para a saúde capilar
os cereais são alimentos ricos em vitamina B6, um nutriente essencial para a saúde capilar

Alimentos como cereais, banana, vegetais verde escuro, verduras no geral e ovos também são ricos em vitamina B6 e devem ser ingeridos na alimentação diária.

Biotina

Apesar de fazer parte das vitaminas do complexo B, também sendo conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, a biotina é um nutriente fundamental na hora de evitar a queda de cabelo, já que tem grande associação com a produção de queratina, uma proteína presente na estrutura dos fios.

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A ausência de biotina causa sintomas como:

  • fraqueza dos fios;
  • calvície;
  • seborréia — popularmente conhecida como caspa.

Entre os alimentos mais ricos em biotina estão a gema do ovo, tomate, nozes, amendoim, carne vermelha e leite.

Vitamina C

A vitamina C, assim como a vitamina A, também é um antioxidante natural que possui ação direta na saúde do couro cabeludo.

Essa vitamina atua principalmente removendo as moléculas que prejudicam os cabelos e protegem os fios das agressões diárias como fumaça de cigarro, poluição e radiação solar.

frutas cítricas são fontes ricas em vitamina C, um antioxidante natural que atua diretamente na saúde dos fios e auxilia no tratamento anti queda
frutas cítricas são fontes ricas em vitamina C, um antioxidante natural que atua diretamente na saúde dos fios e auxilia no tratamento anti queda

Em conjunto, diminui o pH do couro cabeludo e evita o desgaste, além de garantir o brilho. Em alguns salões, os profissionais da beleza já adicionam a vitamina C à água da lavagem dos cabelos.

Esse nutriente pode ser encontrada facilmente em frutas cítricas como tangerina, limão e laranja.

Vitamina D

Conhecida popularmente por seus benefícios à pele e ossos, a vitamina D é encontrada em peixes como atum, sardinha, salmão, cereais, fígado, gema de ovo, leite e derivados. Quando usada diariamente nas quantidades adequadas, também atua beneficiando os cabelos.

Além de conseguir a vitamina por meio da alimentação, você também consegue doses do nutriente ao tomar sol por intervalos de aproximadamente 15 minutos por no mínimo 3 vezes na semana.

Alguns pacientes com deficiência de vitamina D podem fazer a suplementação, desde que sob prescrição médica.

Vitamina E

Vitamina importante principalmente para a circulação sanguínea adequada no couro cabeludo, a vitamina E também faz parte das vitaminas para queda de cabelo que mais trazem resultados e atua na regeneração capilar, sendo fundamental para o crescimento de fios novos.

Além disso, também é rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento dos fios.

a vitamina E faz parte das vitaminas para queda de cabelo mais indicadas para tratamento anti queda, e pode ser facilmente encontrada em alimentos como o espinafre
a vitamina E faz parte das vitaminas para queda de cabelo mais indicadas para tratamento anti queda, e pode ser facilmente encontrada em alimentos como o espinafre

A vitamina E pode ser encontrada em frutas como kiwi, abacate, mamão e alimentos como acelga, couve, espinafre e amêndoas.

Alguns produtos capilares anti queda já aplicam vitamina E em sua composição para potencializar os resultados do tratamento, e o uso regular desses cosméticos ajudam no fortalecimento e na saúde dos fios, tratando e prevenindo a queda.

Ferro

O ferro é um mineral de extrema importante para a saúde do nosso organismo, incluindo também a saúde dos fios.

Quando estamos com deficiência de ferro, por exemplo, um dos primeiros sintomas físicos é a queda de cabelo em quantidades maiores do que o normal.

Algumas mulheres com períodos menstruais mais longos e com fluxo intenso, podem ter as reservas de ferro comprometidas e acabar desenvolvendo uma anemia, o que consequentemente enfraquece os cabelos.

a beterraba é um vegetal rico em ferro, mineral importante para a saúde do nosso organismo como um todo, incluindo também a saúde dos cabelos
a beterraba é um vegetal rico em ferro, mineral importante para a saúde do nosso organismo como um todo, incluindo também a saúde dos cabelos

O ferro é facilmente encontrado em alimentos como beterraba, feijão, frutas secas, fígados, espinafre e brócolis. O consumo do nutriente deve ser diário e pode haver necessidade de suplementação em alguns casos.

Outro benefício do ferro é que ele participa da absorção de diversos nutrientes, aumentando ainda mais as ações benéficas de outras vitaminas e minerais.

Zinco

Outro nutriente extremamente importante na hora de tratar a queda de cabelo é o zinco, já que atua principalmente nas estruturas das fibras capilares. Além disso, o mineral também ajuda no crescimento do cabelo por ter ação diretamente no DNA e RNA que desenvolvem o crescimento dos fios.

Ovos, sementes de abóbora, carne vermelha e produtos de soja são excelentes fontes de zinco e devem ser ingeridas diariamente.

Potássio

Sendo também um mineral muito importante para combater a queda de cabelo, o potássio em conjunto com as vitaminas para queda de cabelo citadas acima contribui para uma maior saúde e fortalecimento dos fios. Além de evitar cabelos quebradiços e fracos, o potássio minimiza o acúmulo de sódio no corpo, evitando que o organismo fique com excesso de sal, o que prejudica não somente a saúde do organismo como um todo, mas também a saúde dos cabelos.

A banana, carnes magras, frutas, legumes e cereais integrais são fontes ricas em potássio, e devem fazer parte da alimentação diária principalmente de quem sofre com a queda de cabelo.

Agora que você viu quais as vitaminas para queda de cabelo, pode começar a inserir os alimentos listados acima em sua dieta para potencializar os resultados do seu tratamento anti queda. Além disso, é importante buscar cosméticos capilares ricos nessas vitaminas, auxiliando assim no fortalecimento dos fios e na diminuição e prevenção da queda.