Alimentos Antioxidantes: Conheça alguns

20 Alimentos Antioxidantes – Conheça os alimentos com maior poder antioxidante para acabar com os radicais livres em seu corpo!

Os radicais livres são substâncias presentes em nosso organismo que, em níveis controlados, são essenciais e benéficos. No entanto, em níveis maiores acabam se tornando um grave risco a nossa saúde e alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar contra esse inimigo silencioso.

Entre os principais perigos dos radicais livres estão o aumento do risco de:

  • o envelhecimento precoce;
  • degeneração muscular;
  • alzheimer;
  • infarto do miocárdio e derrames;
  • diabetes;
  • alguns tipos de câncer.

Para neutralizar e reduzir o número deles no nosso corpo são usados os famosos antioxidantes, substâncias que protegem, regeneram e fortalecem nossas células contra as ações dos radicais livres.

Alimentos Antioxidantes

Nosso corpo os produz naturalmente, mas em quantidades pequenas e que muitas vezes não são o bastante para neutralizar as ações negativas da substância em excesso no nosso organismo.

Roupas e Acessórios femininos

Por isso, a primeira maneira de aumentar o nível de antioxidantes é através da nossa alimentação.

Para isso separamos aqui os 20 alimentos com maior quantidade deles, os tornando os mais poderosos no combate contra os radicais livres.

Uva

No caso da uva não é apenas o consumo da fruta em si que pode ser benéfica, mas também do seu suco e até mesmo do vinho.

Em suas três versões ela acaba sendo rica em polifenóis, um tipo de flavonoides com doses de catequinas e antocianinas.

Alimentos Antioxidantes: Uva

Essas substâncias, junto ao resveratrol que também existe na uva, ajuda a perfurar a barreira hematoencefálica do seu corpo.

Ou seja, ela consegue chegar ao seu sistema nervoso e cérebro e os proteger de doenças que podem prejudicá-los.

Além disso, ela também ajuda a controlar sua pressão arterial, melhora sua resposta imunitária e auxilia a prevenir doenças cardiovasculares.

A vitamina para cabelo Hair & Nails é produzida com Óleo de semente de uva que auxilia no combate aos radiciais livres e consequentemente com o crescimento capilar.

Cacau

Com uma história de milhares de anos na nossa culinária, o cacau é uma presença constante no nosso dia a dia.

Escolhido como o item inicial dessa lista talvez alguns se decepcionem ao saber que não é pelas deliciosas barras de chocolate que ele está aqui.

Para o melhor funcionamento da sua ação antioxidante é preciso que ele seja consumido de forma natural, para que assim os polifenóis e flavonoides contidos nele façam o efeito esperado.

Cacau é um Alimento Antioxidante

Para fazer isso podemos usar do cacau 100% em pó ou na sua forma natural de amêndoas.

Agora, se você realmente deseja o comer no seu formato mais popular, uma saída sãos as barras de chocolate amargo ou escuro.

Mas para que elas contenham o necessário das substâncias que a tornam um antioxidante é preciso que a barra seja constituída de ao menos 70% de cacau.

Aveia

Uma importante fonte de vitamina B e E a aveia age como um antioxidante potente, sendo capaz de melhorar diversas das nossas funções corporais.

Ela é um cereal integral, ou seja, em seu processamento e refinamento é mantido sua casca, o que faz com que os níveis de fibras e nutrientes contida no alimento seja maior.

A aveia faz parte dos Alimentos Antioxidantes

Graças a isso ela mantém em sua composição altas quantidades de substâncias como silício, fósforo, magnésio e minerais essenciais.

Isso faz com que, além da sua função antioxidante, ela também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Alho

Velho companheiro na cozinha, sendo um dos temperos mais usados no dia a dia, o alho é provavelmente um dos alimentos mais consumidos dessa lista.

Mas, o que alguns podem não saber, é que além de um tempero maravilhoso ele também é um ótimo aliado para a nossa saúde.

Alho é um excelente alimento

Ele possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e também funciona como um excelente anti inflamatório.

Por possuir uma capacidade alta de desprender o hidrogênio das nossas moléculas o alho também reduz a peroxidação lipídica.

E por isso ele é sempre um dos alimentos mais importantes a se ter na dieta para combater os radicais livres.

Morango

A cor avermelhada do morango é a pista de que ele é um alimento rico em fenólicos, especialmente os flavonoides.

Esses são antioxidantes que podem ser encontrados também em outras frutas dessa coloração, seja com mais ou menos intensidade.

Consuma morango todos os dias!

Assim como outros antioxidantes do tipo o morango é um dos alimentos que ajudam a reduzir as chances de que possamos desenvolver doenças.

Entre elas a diabetes, câncer, doenças arteriais e cardiovasculares e até mesmo demência.

Batata Doce

A batata doce é bem conhecida no mundo dos esportes e parte essencial da dieta daqueles que buscam uma vida saudável.

Isso se deve ao fato de ser um alimento rico em fibras e carboidratos saudáveis, o fazendo ter um índice glicêmico baixo.

Batata Doce: Alimentos Antioxidantes

Além desses benefícios ela também possui agentes antioxidantes, como a vitamina C, o potássio e o manganês.

Isso a torna um alimento extremamente saudável e que pode ser utilizado diariamente em sua dieta pelos mais diversos motivos.

Açafrão-da-terra (ou cúrcuma)

O açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, é uma raiz de coloração alaranjada que pode ser consumido em sua forma natural ou em pó. Alguns usam o segundo modo em misturas, especialmente os shots com limão.

Alimentos Antioxidantes: açafrão-da-Terra

Ele é um alimento rico em curcuminoides, que o tornam em um antioxidante com ações anti inflamatórias.

Laranja

Rica em substâncias como vitamina A, magnésio, potássio, ácido fólico, cobre, fibras, vitamina C, flavonoides, e ainda outros minerais, a laranja é mais um dos alimentos mais saudáveis em diversas esferas.

A laranja é uma poderosa aliada

Entre eles na sua ação antioxidante, que graças aos seus índices altos dos componentes que a tornam um faz com que seja um forte aliado para neutralizar os radicais livres antes que consigam causar danos às células.

Para que ela cumpra seu papel pode tanto ser tomada como suco quando comida em sua forma natural.

Óleo de gergelim

Com altos índices de vitamina E em sua composição o óleo de gergelim se torna um antioxidante com grandes habilidades anti inflamatórias.

Consuma óleo de Gergelim

Assim, ajuda a combater infecções e melhorar a proteção do seu organismo contra os radicais livres.

Salmão

Tanto o salmão quanto outros peixes possuem grandes quantidades de ômega 3, um tipo de gordura que é essencial para que o nosso organismo consiga se manter saudável.

Apenas isso já o torna importante para nossa alimentação, mas ele também é extremamente rico em um componente chamado astaxantina, considerado o antioxidante mais poderoso produzido na natureza.

Consuma mais salmão nas suas refeições

Sendo quem dá a cor avermelhada ao salmão a astaxantina também mostra seus benefícios ao ser um agente que previne doenças cardiovasculares.

Ela atua como proteção às suas células contra os raios ultra violeta (UV), age como um anti-inflamatório, e melhora umidade da pele, não a deixando ficar áspera.

Além disso, ela também é capaz de melhorar a resposta imune do nosso organismo, e até mesmo a ajudar a combater a fadiga mental.

Chá Verde

Uma velha conhecida dos amantes de chás o chá verde é também um velho amigo daqueles que buscam maneiras de emagrecer.

Ele possui propriedades que o tornam um forte aliado na eliminação da retenção da água corporal, o que o tornou bem popular.

Alimentos Antioxidantes: Chá verde

Mas, o que alguns podem não saber, é que ele também é um importante antioxidante para o nosso organismo.

Sendo constituído por substâncias como os flavonóides, epicatequina galato, epicatequina e as proantociadinas ele se torna um excelente em agir como antioxidante no organismo.

Alimentos antioxidantes: Brócolis

Por seus altos índices de betacaroteno, vitamina C e isocianatos o brócolis se torna um antioxidante poderoso para o nosso corpo, combatendo o envelhecimento precoce das células.

O brócolis é um excelente alimento para adicionar à sua rotina

Além da sua função como antioxidante ele também possui altos níveis de vitamina A, niacina e ácido fólico, o que o torna um alimento saudável também para outras funções do nosso corpo.

Maçã

Novamente a cor avermelhada se torna um sinal de um ótimo antioxidante, nesse caso ao observar a casca da maçã.

Ela é composta por uma substância chamada quercetina, um tipo de flavonoide que também pode ser encontrado na casca das cebolas vermelhas.

A maçã pode ser adicionada todos os dias!

É essa substância que ajuda a reduzir os riscos do seu organismo de desenvolver inflamações, ataques cardíacos, alergias, e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Para tirar o melhor proveito possível desse alimento vale prestar bastante atenção na cor dele, já que quanto mais intensa a cor vermelha maiores serão as quantidades de quercetina na fruta.

Tomate

Assim como no caso da maçã o tomate também segue a mesma lógica, graças a sua cor avermelhada.

Alimentos Antioxidantes: Tomate

Mas, além da quercetina, ele também possui uma substância chamada licopeno, um outro tipo de antioxidante muito benéfico para o nosso organismo.

Nozes

Um dos alimentos com maior quantidade de antioxidantes em sua composição.

Nozes é uma excelente opção!

A noz também é uma importante aliada na redução do colesterol LDL, no combate a diabetes, ao câncer e as doenças cardiovasculares.

Alcachofra

As alcachofras é mais um dos alimentos que contém vitamina C, magnésio e potássio, o que já a torna um bom antioxidante para o nosso organismo.

Alcachofras faz parte dos alimentos antioxidantes

Além disso, em suas folhas se concentram quantidades consideráveis de polifenóis e flavonoides, que são substâncias importantes para diminuir o risco de que você sofra acidentes cerebrais e vasculares.

Kiwi

Os principais antioxidantes contidos no kiwi são a luteína e a vitamina C, que combatem o envelhecimento precoce e ajudam a proteger suas células contra os radicais livres.

Kiwi, uma deliciosa opção de lanche!

Para isso o ideal é que a gruta seja comida com a casca, que é comestível e guarda nela muitos nutrientes importante para o seu corpo.

Feijão-vermelho

Novamente a cor vermelha nessa lista, provando que os alimentos que a contém podem ser ótimas dicas para manter os antioxidantes sempre presentes na sua dieta.

Feijão vermelho

Esse tipo de feijão é chamado assim graças a sua casca de coloração avermelhada, que é justamente onde estão os componentes que o tornam um importante antioxidante.

Além de sua capacidade de reduzir riscos de doenças cardiovasculares, o feijão vermelho também é um bom aliado para fortalecer seus dentes e ossos.

Amora Preta

As amoras em geral estão todas na lista de alimentos com maior índice de antioxidantes em sua composição, mas entre elas a amora preta se destaca.

Amora-Preta

Ela é rica em fibras, vitamina C e ácido elágico, em índices ainda maiores do que outras, o que a torna um antioxidante ainda mais poderoso do que outros alimentos.

Azeite de oliva

Outro velho aliado dos cozinheiros de plantão o azeite de oliva é bem conhecido na nossa culinária cotidiana.

Azeite de Oliva extra-virgem

Rico em substâncias antioxidantes, como a vitamina E, esteróis livres e derivados fenólicos, para obter um melhor uso dele é preciso usá-lo em sua versão extravirgem.

O azeite de oliva possui uma alta capacidade de prevenir doenças arteriais e aterosclerose, mas quando se não usado em sua versão mais pura acaba não tendo os mesmos efeitos.

E se não conseguir usar em minha dieta?

Se não conseguir se alimentar com diversos alimentos que tenham antioxidantes, uma boa opção é suplementar com um polivitamínico que contenham uma fórmula completa e equilibrada como Capila H&N.