Como usar bobes no cabelo para cachear?

bobes no cabelo para cachear

Apesar de ser um dos métodos mais antigos para cachear os cabelos, os bobes são uma das alternativas consideradas mais saudáveis para os fios quando o assunto é fazer ou definir os cachos. Isso porque a técnica não usa aparelhos com calor, o que contribui para a manutenção da saúde capilar além de não danificar e ressecar ainda mais os fios. Mas você sabe como usar bobes no cabelo para cachear?

Não somente uma opção saudável, os bobes também são capazes de deixar os cachos mais naturais e principalmente são bastante versáteis e fáceis de usar. Embora no mercado existam bobes de velcro, espuma e silicone, o mais comum é o feito a partir do plástico, sendo também o mais fácil de ser encontrado.

Veja a seguir como usar bobes no cabelo para cachear de forma rápida e simples!

Escolha o tamanho dos cachos

O primeiro passo é escolher o tamanho dos cachos que você deseja modelar. Quanto mais grosso forem os bobes, maior será a curvatura do cabelo. Tenha em mente, também, que os cachos mais largos são mais naturais enquanto os menores são mais marcados.

quanto mais grosso forem os bobes, mais grossos serão os cachos
quanto mais grosso forem os bobes, mais grossos serão os cachos

Não se esqueça de levar em conta o comprimento do seu cabelo, já que cachos muito largos podem não ter o efeito esperado em um fios muito curtos. Nesses casos o mais indicado é escolher uma largura média ou pequena para um efeito mais natural sem que os cachos fiquem deformados.

Escolha a altura

Além dos tamanhos dos cachos, você também deve escolher a altura em que eles ficarão. A escolha depende exclusivamente do efeito que você deseja dar aos fios. Enquanto muitas pessoas preferem enrolar os cabelos até à raiz, outras preferem cachos apenas nas pontas, mesclando com uma raiz mais lisa.

Como usar bobes no cabelo para cachear

Agora que você definiu o tamanho e altura dos cachos, é hora de começar a enrolar os fios nos bobes. Separe o cabelo em mechas e remova todos os nós com o auxílio de um pente. Separe uma mecha por vez e coloque as pontas no bobe, enrolando o fio sobre o acessório até a altura desejada.

Em seguida, prenda o bobe na raiz com a ajuda de um grampo, aplique um spray finalizador e deixe os cabelos secarem por pelo menos meia hora antes de soltá-los.

Enrole os fios em direções diferentes

Enrolar os cachos em apenas uma direção deixa o cabelo com um aspecto artificial, já que as ondas de cabelos naturalmente cacheados surgem em todas as direções.

Uma dica importante na hora de usar esse acessório é enrolar os fios em direções diferentes, formando uma nuance de cachos que vão para todos os lados. Intercale uma mecha para o sentido horário e outra para o sentido anti-horário, criando uma dimensão maior e mais naturalidade.

Solte os cachos com os dedos

Depois de desenrolar os fios dos bobes é necessário soltar os cachos com a ajuda dos dedos, já que eles ficarão marcados exatamente no formato do acessório dando uma impressão de cacho artificial. Para isso, passe os dedos entre os fios levemente, ou abra os cachos com as pontas dos dedos com cuidado. Além de deixar as curvaturas mais soltas, isso também ajuda a dar o volume ideal para o cabelo.

soltar os cachos com os dedos ajuda a dar um aspecto mais natural para os cachos
soltar os cachos com os dedos ajuda a dar um aspecto mais natural para os cachos

Tome cuidado apenas para não passar o dedo de maneira exagerada, de modo que todos os cachos acabem se desfazendo.

Evite enrolar os cabelos ainda molhados

Apesar de muita gente usar bobes no cabelo para cachear quando ele ainda está molhado, acreditando que assim ele secará no formato dos cachos e a definição será maior, esse hábito contribui para uma maior fragilização dos fios. Ao prender o cabelo ainda molhado, seja em bobes ou em um rabo de cavalo, por exemplo, você faz com que os fios da raiz sejam puxados ainda mais, o que fragiliza e contribui para a queda de grande parte dos fios.

Além disso, prender os cabelos ainda molhados pode causar problemas como caspa e seborreia, já que a umidade no local ajuda na proliferação de fungos.

Cuidado com o uso de secadores

O secador é um aparelho muito usado para ajudar em uma maior definição dos cachos depois de enrolá-los nos bobes. Afinal, quando os fios estão quentes é mais fácil de modelá-los do formato desejado.

Vale lembrar, porém, que o ar quente danifica os fios que podem já estar fragilizados, principalmente se os cabelos forem cacheados ou crespos. Dessa forma, evite usar o secador ou aplique o protetor térmico antes de aplicar o ar quente nos fios.

Aposte em um fixador

Embora os cachos com bobes fiquem mais bonitos e naturais, os cabelos mais lisos podem não durar muito no formato desejado. Isso porque a fixação dos cachos feitos com o acessório é menor quando comparado com aparelhos como o baby-liss.

Para evitar que isso aconteça você deve usar um fixador depois de prender os fios nos bobes e deixar o cabelo descansar durante algumas horas.

depois de enrolar os fios nos bobes e passar spray fixador, deixe os cabelos descansarem por pelo menos meia hora
depois de enrolar os fios nos bobes e passar spray fixador, deixe os cabelos descansarem por pelo menos meia hora

O fixador também deve ser usado após os fios serem soltos, garantindo que os cachos fiquem no lugar por mais tempo sem se desmanchar. Caso você queira dormir com os bobes na cabeça, lembre-se de se deitar apenas depois que o fixador se seque por completo para evitar o acúmulo de fungos e bactérias.

Viu como usar bobes no cabelo para cachear pode ser fácil? Essa técnica não somente evita o ressecamento e fragilização dos fios, mas também ajuda a dar um ar mais natural aos cachos, podendo ser usado tanto por cabelos lisos que querem usar cachos, quanto por cacheadas que desejam uma maior definição nos cabelos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍