hidratação com café para cabelos cacheados

Como fazer hidratação de café para cabelos cacheados?

Embora a maioria das hidratações capilares sejam feitas com máscaras de hidratação, algumas receitas caseiras podem ajudar a potencializar os resultados desses produtos e repor ainda mais a água na fibra capilar. É o caso do café, um ingrediente usado principalmente para hidratar os cabelos crespos. Mas você sabe como fazer hidratação de café para cabelos cacheados da forma correta?

Além de hidratar os fios, o café ainda dá brilho e ajuda os cabelos a crescerem mais depressa. No entanto, não adianta apenas aplicar o pó de café diretamente no couro cabeludo, já que ele sozinho não consegue penetrar na fibra capilar e ainda pode acumular na raiz do cabelo, causando um excesso de oleosidade e podendo até mesmo resultar em caspa.

Para que você consiga todos os benefícios do café, separamos algumas dicas importantes de como fazer essa hidratação da forma correta. Veja logo abaixo!

Quais os benefícios do café?

Estimula o crescimento e limpa o couro cabeludo

O café é uma bebida mundialmente ingerida principalmente para dar mais energia graças à cafeína em sua composição. Nos cabelos, não é diferente. A cafeína presente no grão do café limpa o couro cabeludo e deixa a região livre para absorver todos os nutrientes da hidratação. Assim, os fios ficam mais fortes e macios.

Trend Alert: Anel Personalizado

já pensou ter um anel de ouro personalizado com sua letra predileta ou sua inicial?

o café é responsável por limpar o couro cabeludo e deixar a fibra capilar livre para absorver os nutrientes da hidratação
o café é responsável por limpar o couro cabeludo e deixar a fibra capilar livre para absorver os nutrientes da hidratação

Em conjunto, como a raiz é responsável pelo crescimento dos cabelos, a hidratação com café também é útil para quem quer ajuda no crescimento dos fios. Por estimular a circulação sanguínea na região, os cabelos tendem a crescer mais rápido com o café.

Diminui a queda de cabelo

Outro excelente benefício é a diminuição da queda de cabelo, uma vez que os grãos higieniza profundamente o couro cabeludo, retirando as impurezas que impedem que os fios cresçam. Em conjunto, o ingrediente nutre e reconstrói a fibra capilar, reduzindo a oleosidade e reequilibrando o pH natural dos cachos.

Define os cachos

Em cabelos cacheados e crespos, após a hidratação feita com café é possível notar que além dos fios estarem mais saudáveis, os cachos ficam mais definidos. Com isso, a hidratação com café torna-se uma excelente opção para quem está passando pela transição capilar e para cabelos que não possuem uma definição de cachos.

Qual o melhor tipo de café para fazer a hidratação?

Tanto o café em pó como o solúvel são benéficos para o couro capilar. Com isso, você pode escolher qualquer um dos dois para fazer a hidratação de café para os cabelos cacheados, lembrando apenas de que o café em pó costuma ter mais dificuldade para sair dos fios.

Como os cabelos cacheados possuem uma tendência a ser mais ressecados, o ideal é usar a versão solúvel.

Independentemente de qual dos dois você escolha, é importante lembrar que é normal que fique algum cheiro nos fios após a hidratação, já que o aroma do café costuma ser bastante intenso. Porém, o cheiro tender a diminuir depois de algumas horas.

Quando fazer a hidratação de café para cabelos cacheados?

A hidratação deve ser feita frequentemente, de acordo com a sua rotina de cuidados capilares. Embora o ideal seja fazer uma hidratação pelo menos 1 vez por semana e uma hidratação profunda 1 vez ao mês, essa frequência varia de acordo com cada tipo de cabelo.

Caso você note que os seus cachos estão ressecados antes desse intervalo, pode ser hora de fazer uma hidratação de café. Lembre-se, porém, que você deve esperar pelo menos 48 horas entre uma hidratação e outra para não prejudicar a saúde dos fios.

A hidratação de café pode ser feita em qualquer tipo de cabelo?

A hidratação com café é indicada principalmente para cabelos cacheados, crespos e danificados, já que costumam ser mais frágeis do que os outros tipos de cabelo. Afinal, os cabelos cacheados não recebem a oleosidade natural do couro cabeludo do comprimento até as pontas para protegê-los, o que faz com que fiquem ressecados e sem nutrição.

a hidratação com café é recomendada principalmente para cabelos crespos, cacheados e danificados
a hidratação com café é recomendada principalmente para cabelos crespos, cacheados e danificados

Além disso, a água quente do banho, secadores e o próprio sol contribuem para que os fios fiquem mais danificados, além de procedimentos químicos como tinturas, por exemplo.

Como fazer hidratação de café para cabelos cacheados?

Para fazer a hidratação com pó de café ou café solúvel, misture duas colheres de café com duas colheres de uma máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo e 4 gotas de óleo de coco 100% natural.

Depois de lavar os fios com shampoo e ter certeza de retirar todo o produto dos fios, use uma toalha para remover o excesso de água dos cabelos.

Em seguida, aplique a mistura em todas as mechas, da raiz até as pontas. Para ter certeza de que a hidratação alcançou todos os fios, você pode penteá-los de forma delicada enquanto a máscara age, já que ao passar o pente nos cabelos, a tendência é que a mistura seja levada para os fios que estão por baixo, alcançando todo o couro cabeludo.

Feito isso, massageie o couro cabeludo usando as pontas dos dedos em movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea e esfoliar a região para remover os resíduos de produtos e pele. Deixe agir por aproximadamente 15 minutos e enxágue com água fria.

para fazer a hidratação com café, misture o pó com uma máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo e algumas gotas de óleo de coco
para fazer a hidratação com café, misture o pó com uma máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo e algumas gotas de óleo de coco

Tenha certeza de remover toda a mistura, principalmente do couro cabeludo para não deixar uma textura pesada e opaca nos cabelos por acúmulo de produtos. Finalize com condicionador.

Agora que você conferiu como fazer hidratação de café para cabelos cacheados, você já pode fazer a mistura em casa e aplicar nos cachos para conseguir todos os benefícios dos grãos. Caso note que mesmo assim os cabelos continuam ressecados, pode ser hora de procurar um tricologista para investigar o que pode estar causando o problema nos fios.