Bicarbonato de sódio para os cabelos.

Bicarbonato de sódio: Quais os benefícios para os cabelos?

O bicarbonato de sódio possui diversas aplicações no nosso dia-a-dia, como as relacionadas com limpeza e cuidados com a saúde. Mas, você sabia que também pode ser usado nos cabelos?

É isso mesmo! O bicarbonato possui muitos benefícios quando aplicado nos cabelos. É até mesmo possível usar uma mistura desse ingrediente com água no lugar do shampoo, já que limpa naturalmente e mantém os fios saudáveis.

O bicarbonato de sódio é um ingrediente simples que pode ser usado para a limpeza dos fios e controle da oleosidade.
O bicarbonato de sódio é um ingrediente simples que pode ser usado para a limpeza dos fios e controle da oleosidade.

Nós estamos acostumados a associar a limpeza dos cabelos com a quantidade de espuma que o shampoo faz.

Entretanto, essa espuma é proveniente dos componentes químicos que compõem a fórmula dos shampoos, sendo possível uma limpeza eficaz sem espuma.

Roupas e Acessórios femininos

Por isso que muitas meninas que aderem ao tratamento no poo (sem shampoo) ou low poo (uso reduzido de shampoo sem sulfato e petrolato) lançam mão do bicarbonato para deixar os fios limpos.

Os benefícios do bicarbonato de sódio para os cabelos: Por que usar?

O bicarbonato é facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais em formato de pó.

Você pode também comprar ele formato de sabonete com a adição de outros ingredientes que também contribuem para a saúde dos cabelos, como o óleo de coco e a glicerina.

O bicarbonato de sódio possui diversos benefícios para os cabelos. Inclua esse ingrediente em sua rotina capilar.
O bicarbonato de sódio possui diversos benefícios para os cabelos. Inclua esse ingrediente em sua rotina capilar.

1. Remove resíduos de produto e cloro

O bicarbonato de sódio é capaz de remover qualquer resíduo de produto dos seus cabelos, como shampoo, condicionador ou spray fixador, que deixam os fios oleosos e opacos.

Além disso, o bicarbonato também retira o cloro, que pode alterar a cor e danificar o cabelo, sendo ideal para a lavagem após um banho de piscina ou para quem pratica nataçaõ por exemplo.

2. Favorece o crescimento dos fios

Os resíduos nos cabelos e couro cabeludo, seja de produtos químicos ou não, impedem o crescimento dos cabelos, já que obstruem os bulbos capilares.

Por conta disso, os fios ficam impedidos de crescer. Por isso, muitas pessoas acham que tem o crescimento de cabelo lento.

O bicarbonato faz essa limpeza profunda no couro cabeludo (muito melhor que o shampoo), removendo as impurezas e células mortas

Assim, passar bicarbonato nos fios é a certeza de uma limpeza profunda, que favorece o crescimento forte e acelerado dos fios.

3. Fim das caspas e oleosidade

O couro cabeludo tende a ser mais oleoso e com o pH mais ácido, o que favorece o aparecimento de caspa e seborreia.

O bicarbonato de sódio possui o pH alcalino que em contato com o couro cabeludo o deixa mais seco e diminui a oleosidade.

Como passar o bicarbonato de sódio nos fios e os cuidados necessários

É muito simples. Basta misturar uma colher e meia de sopa em dois copos de água e colocar em um frasco com borrifador.

Após isso, divida o cabelo, que pode estar seco ou molhado, em mexas e aplique o produto primeiramente no couro cabeludo e depois até a raiz.

Deixe por cerca de 15 minutos e enxague bem com água para retirar toda a mistura.

Por ser um ingrediente de limpeza profunda, o ideal é que o bicarbonato seja usado a cada 15 dias ou uma vez por mês, de acordo com a oleosidade de seus cabelos.

Por ter pH alcalino, assim como produtos usados para modificar a estrutura dos fios, como alisantes e descolorantes, por exemplo, o bicarbonato abre as cutículas dos fios.

Por abrir as cutículas dos fios, o bicarbonato de sódio deve ser usado combinado com outros ingredientes ou produtos que selam a cutícula dos fios.
Por abrir as cutículas dos fios, o bicarbonato de sódio deve ser usado combinado com outros ingredientes ou produtos que selam a cutícula dos fios.

Por isso, não se assuste se você ver seus cabelos secos e sem vida após o uso do bicarbonato, pois é preciso finalizar com um produto que feche as cutículas dos fios, como um condicionador e produtos selantes, com queratina e extratos vegetais.

Se você está em busca de um produto natural para finalizar o processo, uma boa dica é o vinagre de maçã, que por possui pH ácido fecha as cutículas e mantém a hidratação natural no interior dos fios, deixando os fios alinhados, com brilho e sem frizz.