Com ou sem barba? Veja 30 fotos e decida-se!

Com ou sem barba? Esse é um questionamento feito por gregos e troianos. Isso porque o tema causa debate e muitas opiniões.

Há os que são defensores ferrenhos e há quem diga que o visual barbudo já passou da moda. 

Mas vamos te dar um desafio: entre no Instagram e veja quais dos seus amigos estão trajando barba. Algo nos diz que muitos deles são barbudos. Isso porque, o visual pode ser diverso com vários estilos, formatos ou desenhos diferentes.

Mas, o que você acha? É dos que acham o visual espetacular ou prefere uma cara limpa e macia? Para te ajudar a responder essa pergunta, montamos aqui uma lista com os motivos para não usar barba ou usar barba, com mais 30 fotos de antes e depois para ajudar na sua escolha. Mas, claro, no final, a decisão será por sua conta. 

Então, chegou a hora de responder: você prefere ficar com ou sem barba?

Com ou sem barba? As desvantagens de ter uma barba!

Bom, antes de apresentarmos alguns bons motivos para que você passe a trajar pelos faciais e estilosos, existem também, como qualquer opção na vida, algumas razões pelas quais ficar de cara lisa é bem melhor. Confira a seguir quais são: 

A sua barba é falhada 

Tudo bem que os barbudos são considerados, para homens e mulheres, muito atraentes. Você já sabe e, talvez por essa razão, o seu desejo venha por isso. Mas, nem sempre a natureza e a genética conseguem colaborar com todas as nossas vontades, não é mesmo?

homem com cabelo longo e depois com cabelo curto, a barba também

Se a sua barba for falhada ou rala, tufos de cabelo vão crescer em espaços aleatórios do rosto e não será nada atraente.

ator chris hemsworth com e sem barba

Claro que existem produtos que podem auxiliar o crescimento de fios e cabelo, como o Minoxidil e suplementos vitamínicos de biotina, mesmo assim, você terá de desembolsar um valor que poderia nem precisar no primeiro lugar. Aliás, Isso nos leva ao nosso próximo ponto.

Você vai gastar mais dinheiro 

Sim! Quem disse que fazer uma barba crescer — ou mantê-la— é pura diversão? Pense na barba como um animal de estimação. Você vai precisar cuidar, manter, cortar, aparar, comprar produtos especiais, entre outros. Sem contar nas várias idas ao barbeiro, fazer uso de cremes, óleos, balms, escovas, pentes, tesouras e outros acessórios específicos para corrigir falhar e afins. A lista pode ser enorme.

ator Kit Harington
com e sem barba

Existem alguns homens que preferem separar uma parte do seu orçamento mensal para cuidar da barba. Isto é, porque são prevenidos, mas também porque sabem que cuidar dos pelos faciais requer um esforço além de escovar aleatoriamente e cortar quando der na telha.

homem com cabelos longos e depois com cabelos curtos, com ou sem barba

Se você não está preparado para fazer um verdadeiro investimento, é melhor deixar o seu sonho da barba perfeita de lado. 

Tempo e preguiça

Com grandes barbas, vem grandes responsabilidades! Já falamos acima sobre os produtos que você terá de adquirir para manter a juba. Afinal de contas, não basta deixar a barba crescer, você precisará manter a sua higiene.

homem sem barba e depois com barba antes e depois

E para ficar estiloso, os cuidados também terão de ser redobrados. Especialmente com barbas maiores, onde você terá de encontrar o volume certo e o desenho ideal. Isso, meu caro, não acontece da noite para o dia.

ator harrison ford com e sem barba

Você terá de passar algum tempo tentando descobrir o que funciona melhor para o seu rosto, cortar da forma certa, aparar quando as coisas começarem a sair do controle — porque, spoiler: elas vão! —. Sem contar nas massagens faciais, no tempo para limpar as sujeiras da barba e passar os diferentes tipos de produtos que ocuparão o seu banheiro. 

homem sem barba e depois com barba

Não quer investir o tempo nisso? Pois, mantenha a sua cara limpa e longe dos pelos faciais.

Fios de cabelo farão da sua boca um segundo lar

Sim, os fios da barba estarão na sua boca boa parte do tempo. Imagina, você está lá naquele almoço delicioso, e quanto menos esperar, tem um fio na sua comida.

homem com cara limpa e depois com cabelo grande e barba enorme

Alguns fios vão acabar se camuflando e pararão direto na sua boca. Além de desagradável, é uma coisa que pode ser resolvida com um simples barbear.

Você vai aparentar mais velho

Este pode ser outro grande motivo para não deixar a sua barba crescer. Se você não sabe se seria uma boa ideia, pense no seu rosto e na sua personalidade. Já pensou? Bom, se você deixar a barba crescer, sua idade aumentará automaticamente. Problemas com o RG? Não! Mas, pode ter certeza que a ela deixará a sua aparência mais velha.

ator robert pattinson com barba e depois sem barba

E se você for um modelo ou ator, profissões que trabalham justamente com juventude, pode esquecer! Claro, que existem modelos e atores que ficam de barba, mas nunca como um visual permanente, para não afetar determinadas oportunidades de trabalho.

ator jesse williams sem barba e com barba

Sim, o ar de maturidade pode ser um atributo interessante para um homem. Mas, você precisa ter ciência se será o visual certo. A barba consegue destacar outras características do rosto, então, se você, naturalmente, já possui rugas ou linhas de expressões, olheiras notáveis, elas ficarão ainda mais acentuadas.

homem ruivo de cara limpa e depois com barba enorme e cabelo arrumado

Aliás, fios brancos também poderão aparecer no seu rosto. 

ator chris pine com barba e sem barba

Calor no rosto

No verão, pode ter certeza que você sentirá um calor a mais com os pelos faciais. Imagine que a barba funciona como um casaco do rosto. Quem é que, em pleno calor, irá usar um casaco?! Pois é! Sem contar que, com uma barba, você ficará com uma pele mais oleosa nesse período, podendo culminar no surgimento de espinhas. E com ele há o aumento de suor, que deixa a pele muito mais oleosa e é responsável pelo aumento das espinhas.

Talvez, a barba não combine com o formato do seu rosto ou o ser corte de cabelo

Pode parecer uma futilidade, mas a barba precisa estar em sintonia com o seu cabelo e com o seu rosto, pois o visual vai precisar combinar. Seja com o seu penteado ou com o formato da sua face, não vai servir de nada crescer, manter e cuidar de uma barba se você simplesmente não ficar bem. Basicamente, pense na barba como um acessório.

homem de barba loira e depois sem barba

Por exemplo, você já comprou um boné e ele não serviu? O que você fez, continuou a usá-lo por aí? Claro que não! 

ator matthew mcconaughey com barba e sem

Se a barba não te deu aquele efeito esperado é porque você simplesmente não tem nada a ver com ela. E não tem problema, não fique triste. A vida continua, com ou sem barba. 

cantor adam levine com barba e sem barba

Agora, chegou a de ver os motivos pelos quais a barba pode funcionar — e muito — para você. Acompanhe para ler mais! 

Com ou sem barba? As vantagens de ter uma barba!

Chegou a hora de entender quais são os principais motivos pelos quais manter um visual barbudo pode ser uma grande vantagem para você. Acompanhe:

A barba vai te proteger durante os tempos mais frios

Ao se aproximar do inferno, separe os seus casacos, meias, leggins e cresça a barba. Isso mesmo, durante os períodos mais frios do ano, a barba vai te proteger. Os pelos faciais funcionarão como um isolante natural. A barba vai atuar como uma barreira protetora. Especialmente em relação ao ressecamento natural causado pelos ventos e frio. 

homem de barba e sem barba

A barba tem um quê de protetor térmico, já que vai criar uma barreira física que impedirá os efeitos do clima congelante. 

A barba pode ajudar você a reduzir as chances de infecções bacterianas

As barbas também podem te proteger contra infecções e sujeiras. Naturalmente, a sua pele é coberta por bactérias e, ao se barbear, você pode criar mais aberturas que permitem a entrada de alguns desses microrganismos. Essa entrada pode causar o surgimento de cravos, pele encravada e acne no seu rosto.

homem de cara lima e depois de barba

Aliás, falando em acne, quando você não se barbeia, as espinhas não são atingidas ocasionando irritações na pele.

homem sem barba e depois com barba grisalha

De acordo com o livro The Acne Cure, escrito por Terry J. Dubrow e Brenda D. Adderly, ao fazer a barba você estimula o crescimento das espinhas. Então, mantenha a sua barba para deixar a pele intacta e saudável. 

Você terá menos problemas de garganta

Sim! É verdade! Pelos no rosto podem ajudar a afastar as bactérias para longe da sua boca. A efetividade dessa questão já foi comprovada em 1875, no livro “Pulmonary Tuberculosis: Its Pathology, Nature, Symptoms, Diagnosis, Prognosis, Causes, Hygiene and Medical Treatment”, escrito por Addison P. Dutcher.

homem de óculos sem barba e depois de barba sem óculos e com toalha no pescoço

Segundo o relato, o doutor escreve que os cabelos que crescem no rosto e nas narinas foram projetados por natureza para proteger os pulmões de particular ou outras bactérias. Aliás, essa é, primeiramente, a função da barba: proteção.

homem sem barba e depois com barba loira

A barba também pode representar uma barreira a mais contra a exposição de agentes tóxicos. Por exemplo, no caso de asma, os seus pelos faciais promoverão um filme para impedir que toxinas que instalem no seu pulmão. 

Menos problemas de pele

Quem expõe mais o rosto está mais suscetível a desenvolver problemas de pele, isso porque, a face ficará mais livre para o envelhecimento do tecido e ao surgimento de rugas. Sem contar que quanto maior for a sua exposição ao sol, mais a sua pele ganhará manchas, ficará enrugada e flácida.

homem com barba e cabelo grande e depois sem barba e cabelo penteado

As barbas também são responsáveis por bloquear cerca de 95% dos raios ultravioletas.

homem sem barba e com barba

Manter uma barba pode te deixar mais atraente

Sim, claro que chegaríamos nesse assunto. Muitas pessoas já admiraram alguém só pela barba. E claro que manter os pelos faciais também oferece um visual mais estiloso, sejamos francos. Da mesma forma que existem pessoas que preferem um homem de cara limpa, há pesquisas e mais pesquisas que apontam que eles e elas preferem os barbudos.

homem sem barba e depois com barba em preto e branco

Pode conferir! Você pode ser um cara simpático, inteligente, bom de papo, mas possuir uma barba vai aumentar — e muito — as suas chances na paquera.

homem mostrando o antes e depois com ou sem barba

Mais maturidade

Não tem problema de repetir isso: as barbas são capazes de transformar meninos em homem. Se você estiver pensando em trazer mais maturidade e/ou credibilidade ao seu rosto, ter uma barba — bem cuidada — pode te oferecer uma idade maior, mas claro, sem perder a juventude.

homem sem barba e óculos de grau depois com barba e óculos escuro

Se você estiver precisando de uma mudança ou quer parecer mais maduro, essa é a solução.

homem sem barba e depois com

Seja por questões hormonais, genéticas ou condições de pele, alguns homens acabam desenvolvendo um rosto menos viril. Não que há algum problema com isso, mas, caso seja da sua preferência, a barba vai te ajudar a amadurecer o seu rosto, uma vez que ela também representa maturidade! Até mesmo uma barba rala e por fazer vai te ajudar nessa empreitada, garantimos! 

Descanso ao rosto

Quer dar uma relaxada na pele? Basta crescer uma barba. Isso porque, como você não terá de raspá-la todos os dias, a pele vai ter mais tempo para se recuperar das “agressões” da lâmina barbeadora, como, por exemplo, cortes e coceira.

homem de gorro com barba e depois sem barba

Quanto mais você usa a lâmina, mais ela agride o seu rosto, questão que pode ser intensificada pelo uso de lâminas desgastas ou pela barbeação incorreta.

Esconda as imperfeições

A barba é capaz de mascarar algumas imperfeições faciais, além de ajudar a destacar a sua mandíbula. Com os pelos crescidos, qualquer cicatriz de acne, cortes, cicatrizes de acidentes ou demais imperfeições são devidamente cobertas.

homem com barba e depois sem

Seu rosto também ficará mais alongado e largo, dando destaque a sua mandíbula. 

Você estará na moda!

Sim, o principal fator de se manter uma barba envolve a moda. Pense em todos os rostos de famosos que você viu neste post. Todos ficaram fantásticos de barba.

homem com barba e depois sem barba

Não é a toa que o visual vem ganhando adeptos por todo o mundo, de diferentes áreas, idades e corpos.

homem com barba e sem

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍