12 benefícios da poderosa Coenzima Q10 para sua saúde física e mental

Benfícios da Coenzima Q10

A coenzima Q10, que também pode ser chamada de CoQ10, ubidecarenona ou ubiquinona, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e que exerce uma série de funções benéficas a ele.

Apesar de ser natural ao nosso organismo, com o passar dos anos ela acaba sendo cada vez menos produzida, especialmente à medida que nos aproximamos e então passamos dos 30 anos.

Sendo assim, devido a sua grande importância ao nosso corpo, gerando até mesmo uma série de consequências negativas caso falte, é necessário buscar outras formas manter um nível constante desse componente.

Uma delas é ao ingerir determinados alimentos, como amêndoas, espinafre, nozes, abacate, maçã, laranja, carne, sardinhas e muitos outros.

Alimentos saudáveis para sua nutrição

Outra forma também usada, mas que nem sempre é necessária, especialmente se você possui uma dieta balanceada, é no uso de suplementos alimentares e vitaminas.

Seu uso deve ser sempre acompanhado de uma verificação médica, já que o excesso ou falta de qualquer componente pode ser positivo ou negativo para o seu organismo, e apenas um exame médico dirá quais estão em falta ou sobra.

Mas afinal, quais são exatamente os benefícios de se ter a coenzima Q10 sempre presente no nosso corpo?

Para responder a essa pergunta separamos aqui doze motivos principais para que você entenda qual a importância desse componente, além de passar a desejar tê-lo sempre presente.

1 – Coenzima Q10 ajuda a controlar o colesterol e a triglicérides

Uma pesquisa feita em 2018 no Irã acompanhou 80 mulheres, todas diagnosticadas com diabetes tipo dois.

Durante 12 semanas 36 dessas pacientes receberam uma dose diária de 100 mg de coenzima Q10, enquanto que as outras 44 tomaram apenas placebo, ambas as partes sem ter consciência do que estavam recebendo.

Nesse tempo os pesquisadores conseguiram notar que as mulheres que haviam recebido a CoQ10 tiveram uma redução significativa na resistência a insulina, no colesterol total, colesterol LDL e na ferritina.

 O ovo é uma excelente fonte de Coenzima Q10
O ovo é uma excelente fonte de Coenzima Q10

Outro componente, negativo para o nosso corpo, que diminuiu com as semanas de uso foi a do triglicerídeos.

Enquanto isso o colesterol HDL, que é benéfico para o corpo, aumentou de forma perceptível.

Ou seja, o uso contínuo da coenzima Q10 nas 36 mulheres conseguiu fazer com que os níveis de colesterol considerado ruim e triglicérides do corpo diminuíssem, ajudando inclusive a controlar sua diabetes.

2 – Ela ajuda a reduzir efeitos colaterais das estatinas

No mundo existem mais de 50 milhões de pessoas que acabam consumindo estatinas continuamente, indivíduos que acabam não conseguindo controlar os níveis de colesterol no organismo com uma dieta equilibrada e exercícios.

Essas estatinas nada mais são do que um grupo de medicamentos que servem para ajudar esses pacientes a controlarem os níveis de colesterol LDL, o mesmo que é considerado maléfico ao organismo.

Além dessa redução esses medicamentos também ajudam a diminuir os processos inflamatórios do corpo e melhorar a elasticidade das artérias.

Também devolve a elasticidade para a pele

Porém, nem tudo são apenas pontos positivos, e o principal ponto negativo das estatinas está no fato dela acabar causando a queda da produção da coenzima Q10 no organismo.

A importância desses medicamentos na vida de muitas dessas pessoas torna quase impossível deixar de tomá-los, por isso acrescentar na alimentação diária alimentos que contenham a CoQ10 é tão importante.

Especialmente porque já é cientificamente comprovado que a falta desse componente faz surgir problemas como pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia e angina.

3 – Coenzima Q10 ajuda a reduzir os radicais livres

Os radicais livres acabam sendo um dos responsáveis pelo surgimento de uma série de doenças no nosso corpo, como a degeneração muscular, alzheimer, infarto do miocárdio, derrames, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Esses são apenas alguns dos males que podem ser causados por essas moléculas, que acaba agredindo nosso corpo ao ponto de até mesmo modificar nosso DNA.

Os radicais livres são responsáveis pelo surgimento de doenças
Os radicais livres são responsáveis pelo surgimento de doenças

Essa é uma das causas do envelhecimento precoce, por exemplo, assim como de doenças que causem a degeneração dos tecidos, cérebro, cabelo, e órgãos em geral.

Para combater os radicais livres existem os antioxidantes, que não apenas diminuem as ações dessas moléculas, como também previne que elas surjam e recupera as células que foram afetadas.

E uma das ações da coenzima Q10 no nosso organismo é justamente de funcionar como um poderoso antioxidante, capaz de proteger, fortalecer e recuperar as células, enquanto também reduz os radicais livres.

4 – Ela ajuda a melhorar os sintomas da depressão de quem tem transtorno bipolar

Aconteceu, também no Irã, uma outra pesquisa envolvendo a coenzima Q10, mas dessa vez buscando ver quais eram as mudanças percebidas no organismo daqueles que sofrem com transtorno bipolar.

Para isso foram escolhidas 69 mulheres, todas diagnósticas com a doença citada, além da depressão causada por essa situação.

Com a quantidade considerável de Coenzima Q10 o transtorno diminui
Com a quantidade considerável de Coenzima Q10 o transtorno diminui

Para conseguir avaliar as mudanças no nível de depressão a doença foi avaliada de acordo com a escala de classificação de depressão Montgomery-Asberg. Essa avaliação foi feita no início do estudo e então novamente ao final dele.

Durante oito semanas essas pacientes receberam uma quantidade de 200 mg de coenzima Q10 diariamente.

Ao final desse tempo os pesquisadores conseguiram notar uma diminuição considerável da depressão presente nas pacientes, algo que ajudou também em seu quadro de transtorno bipolar

5 – Coenzima Q10 ajuda a melhorar o funcionamento do coração

Nosso coração funciona através de movimentos de contração e relaxamento ventricular, também chamados de movimentos cardíacos de sístole e diástole.

Esses movimentos são constantes e são responsáveis por bombear o sangue para todo o corpo, sendo extremamente perigoso quando nosso organismo não consegue o fazer corretamente.

Uma das substâncias que auxilia para que esse órgão tão importante consiga fazer isso é justamente a coenzima Q10, que por ainda ser produzida com maior regularidade até nossos 30 anos também faz com que o surgimento de doenças cardíacas seja mais raro em pessoas até essa idade.

O CoQ10 garante o bom funcionamento do nosso coração

Porém, é justamente quando ela deixa de ser produzida tanto quanto deve, ou então quando estamos enfrentando algo que cause a sua insuficiência, que percebemos que um dos órgãos que primeiro sofre as consequências é o coração.

A presença da coenzima Q10 no nosso organismo não só garante o bom funcionamento do nosso coração e seus movimentos, como também ajuda a restaurar o tecido cardiovascular que foi lesionado, especialmente se a causa foi a obstrução do colesterol.

Ela também é capaz de reduzir a pressão sanguínea, auxiliando no controle e ajudando a prevenir uma série de doenças cardiovasculares.

Inclusive, pessoas que sofrem com essas mesmas doenças, relatam que sentem uma melhora em seu estado de saúde já nos primeiros dias em que se dedicam a manter uma dieta diária mais rica em coenzima Q10.

6 – Ela ajuda a melhorar a fertilidade

Por vezes mulheres mais velhas que desejam ter filhos acabam enfrentando algumas dificuldades devido a sua idade, e a forma como ela influencia no seu corpo.

Uma delas é o fato de que, a medida que os anos se passam, a capacidade do corpo de produzir energia vai diminuindo, e os óvulos são uma parte dele que exigem um alto nível de energia para ser fecundado.

Conzima Q10 ajuda na geração de energia necessária para uma gestação saudável
Conzima Q10 ajuda na geração de energia necessária para uma gestação saudável

Por isso, engravidar pode ser um desafio maior, mas que pode ser contornado com a presença de um bom nível de coenzima Q10 no organismo.

Isso porque a CoQ10 é uma das responsáveis por ajudar na geração de energia do nosso corpo, incluindo a necessária para que os óvulos funcionem da melhor maneira, permitindo a gravidez.

7 – Coenzima Q10 ajuda a aumentar a massa muscular

É justamente esse auxílio na produção de energia, citado no item anterior, que também facilita a vida daqueles que realizam atividades físicas.

Mas, não apenas isso, a coenzima Q10 também ajuda a promover a vasodilatação.

O ganho de massa muscular, facilitando a vida de atletas e não-atletas
O ganho de massa muscular, facilitando a vida de atletas e não-atletas

É esse mecanismo que ajuda no transporte dos nutrientes e do oxigênio para os músculos, o que auxilia na otimização da performance.

Consequentemente isso também faz com que o ganho de massa muscular ocorra de maneira mais simples, facilitando tanto a vida dos atletas quanto daqueles que fazem exercícios de maneira descompromissada.

8 – Ela ajuda a fornecer energia para o organismo

Apesar de já termos dito como a coenzima Q10 ajuda na produção de energia não explicamos a real abrangência disso.

A CoQ10 está presente no interior de grande parte das células do nosso corpo, incluindo as mitocôndrias, que são responsáveis por produzir 95% da energia que nos move diariamente.

Mitocôndria produzindo energia para o organismo

Essa energia é a que faz com que sejamos capazes de realizar tarefas simples, como piscar ou erguer o braço, assim como outras sem as quais não conseguimos viver, como os movimentos de contração e relaxamento ventricular.

Sendo assim, a coenzima Q10, ao ser responsável por ajudar na produção de ATP, que é a principal fonte de energia celular, é também uma das responsáveis por permitir que nosso corpo continue respirando e bombeando sangue.

A coenzima Q10 da disposição para caminhar
A coenzima Q10 da disposição para caminhar

Para além dessas tarefas automáticas a CoQ10 também nos dá mais ânimo para realizar esportes e exercícios em geral, além de disposição para o dia a dia.

9 – Coenzima Q10 ajuda a melhorar a saúde da sua pele

Uma das consequências das ações dos radicais livres, como foi citado antes, é a do envelhecimento precoce.

Isso acontece porque os radicais livres atuam na oxidação dos tecidos, sendo que o mais visível deles é obviamente a da nossa pele, por isso podemos perceber os sinais primeiro nessa parte.

A coenzima Q10 evita a oxidação dos tecidos, deixando envelhecido
A coenzima Q10 evita a oxidação dos tecidos, deixando envelhecido

Essas ações incluem a flacidez da pele e o surgimento de rugas, mesmo em uma idade em que a presença dessas duas coisas não é muito comum.

Por isso, como a coenzima Q10 atua como um antioxidante, ela também ajuda a melhorar o aspecto da nossa pele, diminuindo as chances de flacidez, rugas e também manchas, acne e outros problemas comuns dessa área.

10 – Ela ajuda a prevenir e aliviar os sintomas da enxaqueca

No top 3 de reclamações mais frequentes feitas ao ir a uma consulta médica está presente a enxaqueca, um problema que atrapalha a vida de muitas pessoas.

Isso acontece porque, além da dor ser um desconforto por si só, não existem muitos medicamentos que são capazes de diminuir a enxaqueca, e aqueles que o fazem acabam tendo efeitos colaterais desagradáveis e ruins a saúde.

Dores desconfortáveis, irritabilidade

Porém, um estudo feito recentemente com 80 pacientes que sofrem continuamente com esse problema, demonstrou que o uso de doses diárias de coenzima Q10 é capaz de surtir efeitos.

A CoQ10 foi capaz de diminuir as dores sentidas por essas pessoas e diminuir a incidência das crises.

O CoQ10 capaz de diminuir a enxaqueca

Além disso, ela foi capaz de realizar isso sem causar qualquer tipo de efeito colateral negativo, ao contrário dos medicamentos clássicos.

11 – Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Outra ação que vem do poder antioxidante da coenzima Q10 é de fortalecer nosso sistema imunológico.

Isso é possível porque ao combater e reduzir os radicais livres os antioxidantes diminuem as chances de uma série de doenças, enquanto também melhoram a saúde das células e as fortalecem.

Coenzima Q10: Sistema imunológico fortalecidos
Coenzima Q10: Sistema imunológico fortalecidos

Além disso, ela também funciona como um poderoso anti inflamatório, além de melhorar tantas funções em nosso organismo que facilita para que o nosso sistema imunológico não seja atacado por uma série de doenças.

12 – Coenzima Q10: Ela ajuda a prevenir o câncer

O câncer é uma das doenças que mais causa medo da população geral nos dias de hoje, sendo uma doença agressiva que pode ser gerada por uma infinidade de fatores.

Estudos feitos em 1961 mostram indícios de que os pacientes que sofriam com câncer de pulmão, mama, pâncreas, cólon, linfoma, rim e mieloma múltiplo na época estavam com índices de coenzima Q10 muito baixos na corrente sanguínea.

Coenzima Q10: Câncer no pulmão pode ser gerada por infinidades de fatores

Mais tarde também se descobriu que a CoQ10 ajuda a regular os níveis de doxorrubicina, que é uma droga que funciona como um anti tumor no corpo.

Isso ajuda a provar que a coenzima Q10 é sim uma aliada na prevenção e no combate ao câncer, mas ela não deve e não pode ser vista como uma receita infalível.

Hábitos que podem ter consequências nos seus pulmões

Isso porque essa é uma doença complexa e que pode ser gerada por uma infinidade de fatores, mas é fato que alguns hábitos e substâncias em nosso corpo podem sim diminuir as chances de a desenvolvermos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍