Como deixar o cabelo mais cacheado natural?

o cabelo cacheado tende a acumular mais produtos por receber finalizadores com mais frequência

Deixar o cabelo mais cacheado natural pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina. Isso porque, embora grande parte das pessoas conheçam apenas as técnicas usadas com aparelhos para fazer cachos, existem alguns truques que não afetam a saúde capilar e até mesmo contribuem para um cabelo com mais brilho e definição.

Os aparelhos que usam o calor para modelar os fios acabam deixando os cabelos com aspecto de ressecado, além de aumentar o frizz. Tudo isso porque o cabelo cacheado é mais ressecado naturalmente, já que a sua curvatura impede que a oleosidade natural da raiz chegue até o comprimento e pontas. Com isso, as técnicas de cachear os fios sem usar esses aparelhos começaram a ganhar mais destaque.

Para lhe auxiliar a deixar o cabelo mais cacheado natural e sem agredir os fios, separamos algumas dicas preciosas para ativar os cachos. Veja a seguir!

Como deixar o cabelo mais cacheado natural: penteie os fios no banho

Uma das formais mais simples para deixar os cabelos mais cacheados é penteá-los ainda no banho ou logo após. Quando os fios ainda estão molhados as chances de que o frizz se forme e que os cachos percam a definição é menor, já que você estará modelando os fios antes que eles se sequem.

pentear os cachos secos é um hábito que danifica as curvaturas e aumenta o frizz na raiz
pentear os cachos secos é um hábito que danifica as curvaturas e aumenta o frizz na raiz

Ao pentear os fios já secos, a tendência é que as cerdas do pente ou escova separem e estiquem os fios, deixando-os deformados e com um volume excessivo. A prática ainda contribui para a quebra dos cachos, já que os cabelos tendem a ficar mais frágeis quando estão secos.

Uma dica é pentear os cabelos quando ele ainda estiver com o condicionador, o que facilitará a remoção dos nós sem que os fios se quebrem.

Troque a toalha por uma camiseta de algodão

As toalhas comum absorvem água em excesso causando um atrito maior com os fios, resultando em um cabelo arrepiado e sem definição. As camisetas de algodão, por outro lado, evitam a formação de nós e frizz, absorvendo apenas a quantidade necessária de água e não promovendo o atrito causado pelo tecido grosso da toalha. Isso suaviza os cachos e deixa os cabelos ainda mais definidos ao secarem.

Use leave-in específico

Uma das grandes causas de cabelos sem definição são os produtos inadequados na hora da lavagem ou na finalização. Afinal, cada cabelo possui uma curvatura diferente, sendo essencial escolher produtos destinados ao seu tipo de cacho: 2, 3 ou 4.

Os leave-in, por exemplo, são produzidos especificamente para valorizar a curvatura dos fios e dar uma forma mais acentuada aos cachos, além de fornecer a hidratação necessária para cada tipo de cabelo.

Ao aplicar o produto errado na finalização, os fios podem ficar não somente sem definição mas também com excesso de frizz, aspecto opaco, ressecado e ainda pesado.

Evite anti-frizz pesado

Embora tirar o frizz seja o desejo de grande parte das cacheadas, usar produtos específicos para isso interfere na definição dos fios, dificultando conseguir um cabelo mais cacheado natural. Isso acontece porque grande parte desses produtos são formulados com ingredientes pesados e oleosos, dando um aspecto de fios opacos, deformados e sem volume.

Para remover o frizz mas ainda conseguir a definição desejada, procure fórmulas mais leves e hidratantes específicas para cachos, e fuja do anti-frizz pesado que você já conhece.

Faça uma boa hidratação para conseguir um cabelo mais cacheado natural

A hidratação é a palavra-chave quando o assunto é definição de cachos, levando em conta que o ressecamento dos fios é o grande causador de cachos deformado e cheios de frizz.

hidratar os cabelos da forma correta ajuda a mantê-los mais definidos e cacheados naturalmente
hidratar os cabelos da forma correta ajuda a mantê-los mais definidos e cacheados naturalmente

Para suavizar os cachos e deixá-los ainda mais definidos, mantenha um cronograma capilar de hidratação, umectação e reconstrução periódicas. Lembre-se de não hidratar os fios em excesso, já que isso pode deixar os cachos pesados e sem brilho.

Leia também Como fazer hidratação de café para cabelos cacheados?

A hidratação para cabelos cacheados deve ocorrer em uma média de uma vez por semana, mas essa frequência varia de acordo com a saúde dos fios e tipo de curvatura. Enquanto cabelos ondulados são menos ressecados, os crespos podem necessitar de uma hidratação mais frequente.

Vale lembrar que nesse passo também é essencial o uso de produtos específicos para garantir cachos mais duradouros e naturais.

Faça um corte de cabelo que valorize os cachos

Cabelos com cachos deformados que não ficam definidos nem com hidratação ou técnicas de definição de cachos podem estar sofrendo com o tipo de corte escolhido. Afinal, os cabelos cacheados precisam de um corte que valorize o formato dos cachos e distribua o volume de forma proporcional.

O corte em camadas é o mais adequado para quem tem cachos mais fechados, equilibrando a densidade e acentuado o formato dos fios.

escolha um corte de cabelo que valorize os cachos
escolha um corte de cabelo que valorize os cachos

Quando você corta o cabelo com a base reta, acaba deixando o visual com um aspecto triangular e sem definição. Vale a pena conversar com um profissional e verificar qual o corte valoriza mais o seu tipo de cacho.

Use técnicas naturais

As técnicas como fitagem, dedoliss e coquinhos são excelentes para deixar o cabelo mais cacheado natural sem prejudicar a saúde capilar. Usar essas técnicas pode ajudar a alcançar uma definição maior sem precisar usar o calor de baby-liss e difusores, por exemplo. Em conjunto, você ainda ajuda na manutenção e cuidados com os cachos.

Leia também As melhores técnicas para deixar o cabelo cacheado

Depois de ver como deixar o cabelo mais cacheado natural, mude seus hábitos do dia a dia e escolha produtos específicos para a sua curvatura na hora da lavagem e hidratação. Isso fará com que os fios fiquem não somente mais definidos, mas também com um brilho maior e menos frizz.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍