como fazer o cabelo crescer

Como fazer o cabelo crescer muito rápido?

Os cabelos, pelos do corpo e barba crescem cerca de 1 centímetro por mês, mas podem ter um ritmo mais lento em alguns indivíduos ou mais acelerado em outros. Porém, existem alguns truques que ajudam a fazer o cabelo crescer muito rápido, além de fortificar os fios e evitar a queda capilar.

Embora essas dicas possam auxiliar no crescimento do cabelo, em alguns casos de queda capilar desencadeada por doenças ou acúmulo de toxinas no organismo, o crescimento não costuma aumentar. Caso note depois de 3 meses que mesmo seguindo os nossos truques abaixo o seu cabelo não sofreu nenhuma mudança, é recomendado que você agende uma consulta com um tricologista.

Confira a seguir as nossas dicas que vão lhe auxiliar no crescimento dos seus cabelos, na fortificação e também na manutenção contra a queda dos fios!

Como fazer o cabelo crescer muito rápido?

Coma mais alimentos ricos em proteínas

A estrutura dos fios é formada por queratina, um tipo de proteína essencial para a saúde do cabelo a para auxiliar no crescimento. Alimentos como carne, peixe, ovos, leite e derivados são ricos em proteína e ajudam a formar a matriz capilar, dando origem aos cabelos e também à barba.

Roupas e Acessórios femininos

um dos primeiros passos para fazer o cabelo crescer mais rápido e mudar a alimentação e ingerir alimentos ricos em proteína
um dos primeiros passos para fazer o cabelo crescer mais rápido e mudar a alimentação e ingerir alimentos ricos em proteína

Aumentando a quantidade diária de proteína, além de ter um crescimento mais rápido dos fios, eles crescerão mais fortes e com um brilho maior.

Massageie o couro cabeludo e penteie os fios

Sempre quando for lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos para ativar a circulação sanguínea no local. Com isso, você favorece o crescimento dos cabelos e a quantidade de nutrientes que eles recebem.

Caso você não lave os fios diariamente, penteie-os durante alguns minutos para ter os mesmos resultados. Essa técnica pode ser feita diariamente e também pode ser aplicada na barba com o auxílio de um pente fino.

Use o condicionador corretamente

Algumas pessoas têm o costume de aplicar o condicionador na raíz dos cabelos, e acaba dificultando a circulação sanguínea no couro cabeludo e entupindo alguns folículos capilares, o que prejudica o crescimento  dos fios.

na hora de lavar os cabelos, o condicionador não deve ser aplicado na raiz para evitar o acúmulo do produto no couro cabeludo
na hora de lavar os cabelos, o condicionador não deve ser aplicado na raiz para evitar o acúmulo do produto no couro cabeludo

A aplicação correta do condicionador deve ser feita apenas no comprimento do cabelo, que equivale a 4 dedos abaixo da raiz.

Evite cigarros e bonés

Além de prejudicar à saúde como um todo, os cigarros também prejudicam os fios e contribuem para que eles fiquem mais frágeis e quebradiços. Com isso, a tendência é que não cresçam saudáveis e de forma adequada.

O uso de chapéus e bonés também afeta a saúde capilar, já que acaba abafando a raiz dos cabelos e dificultando o seu crescimento, além de aumentar o risco do desenvolvimento de fungos.

Prenda o cabelo

Prender os cabelos em um rabo ou trança exerce uma pressão nos fios que acaba facilitando o seu crescimento. Porém, tenha cuidado para evitar colocar uma pressão em excesso, já que isso pode contribuir para a quebra e queda do cabelo.

prender o cabelo em um rabo de cavalo ou trança contribui para o seu fortalecimento
prender o cabelo em um rabo de cavalo ou trança contribui para o seu fortalecimento

Outra dica é não prender o cabelo quando ele estiver molhado ou úmido para evitar a incidência de fungos, que fragiliza os cabelos e os deixa com um cheiro desagradável, além de prejudicar o crescimento.

Hidrate os fios pelo menos 1 vez na semana

Para fazer o cabelo crescer muito rápido, o ideal é fazer uma hidratação com máscara adequada para o seu tipo de cabelo pelo menos  1 vez na semana. Além de fortificar os fios, a hidratação auxilia no crescimento e evita a danificação em decorrência de produtos químicos, chapinha e até poluição.

Depois de lavar os cabelos com shampoo e condicionador, enxague-os e certifique-se de não deixar nenhum resíduo de produto, já que resquícios de shampoo e condicionador podem dificultar o crescimento dos fios por entupir os folículos capilares.

Essa dica também é essencial para os dias de hidratação, uma vez que as máscaras também podem acabar acumulando.

Além do mais, o ideal é escolher máscaras voltadas para o crescimento dos cabelos. Caso você note um aumento de queda, você ainda pode optar por cosméticos voltados a tratamentos anti quedas para controlar o problema.

Ingira vitaminas para o cabelo

Algumas vitaminas como a vitamina A, B, biotina, C e E, são exemplos de nutrientes que fazem bem para a saúde capilar. Embora a ingestão deva ser feita por meio dos alimentos, alguns indivíduos não conseguem a quantidade ideal das vitaminas apenas com a alimentação, e pode ser necessário suplementar, em alguns casos.

Além disso, pacientes com anemia acabam tendo a absorção de vitaminas prejudicadas pela falta do ferro no organismo, sendo importante suplementar o mineral para melhorar o quadro.

Ao ingerir uma quantidade maior de vitaminas para queda de cabelo, você poderá notar um aumento do crescimento dos fios, além de um maior brilho e diminuição da queda.

Evite calor em excesso e química nos fios

O uso frequente de secadores e chapinhas podem acabar comprometendo a saúde dos cabelos e dificultando o seu crescimento. Produtos químicos voltados para a coloração, descoloração, alisamento e relaxamento, também fazem com que os fios percam a força e fiquem mais quebradiços.

aplicar o calor do secador muito rente aos fios pode acabar danificando sua estrutura
aplicar o calor do secador muito rente aos fios pode acabar danificando sua estrutura

Sabendo disso, reduza ao máximo o uso do calor em excesso e deixe o cabelo secar naturalmente quando for possível. Quando usar chapinha e modeladores, lembre-se de aplicar um protetor térmico para ajudar a proteger as mechas das altas temperaturas.

Corte o cabelo regularmente

Apesar de parecer uma dica absurda, corta os cabelos ajuda no crescimento. Isso pode ser explicado porque as pontas duplas e finas que aparecem ao longo do tempo nos cabelos atrapalham no crescimento e também implicando no ganho de peso na estrutura de cada fio. O ideal, sabendo disso, é cortar as pontinhas a cada três meses, mantendo-se assim a densidade dos fios, garantindo que o cabelo cresça mais depressa.

Viu como fazer o cabelo crescer muito rápido pode ser uma tarefa fácil? Seguindo as nossas dicas, você notará a diferença em poucos meses. Caso você perceba que os cabelos não estão crescendo ou que estão caindo mais do que o normal, procure a ajuda de um especialista e comece a usar produtos anti queda para auxiliar no tratamento do problema.