Como fazer uma Hidratação?

hidratar os cabelos é importante principalmente após químicas agressivas, e pode ser feita tanto em casa como em um salão de beleza

Manter a saúde dos cabelos em dia requer alguns cuidados específicos, como a hidratação dos fios. Isso porque durante o dia a dia os fios sofrem exposições constantes a agentes externos como água com cloro, sol, secadores, poluição e produtos capilares, que acabam ressecando a fibra capilar e deixando os fios mais quebradiços.

A hidratação capilar tem como objetivo principal repor a água que os fios perdem ao decorrer do dia, deixando-os mais macios e tirando o aspecto seco. Contudo, para realizar a hidratação dos cabelos de forma correta, é preciso estar atento aos produtos escolhidos e à sequência de aplicação de cada um deles.

Confira a seguir como fazer uma hidratação de qualidade nos fios e evitar que eles fiquem quebradiços!

Como saber se meu cabelo precisa de hidratação?

O primeiro passo é descobrir se os cabelos precisam de uma hidratação. Para isso, é importante buscar a ajuda de um profissional qualificado para investigar a fundo quais são as necessidades dos seus fios e se os seus cabelos estão sofrendo com alguma doença capilar como a caspa, seborreia e até mesmo queda de cabelo.

No entanto, ao notar que os fios estão com aspecto opaco, ressecado ou áspero, pode ser hora de fazer uma hidratação capilar.

O recomendado é hidratar os cabelos a cada 7 ou 15 dias, dependendo do quadro clínico dos seus fios. Enquanto cabelos oleosos precisam de uma hidratação mais espassada, cabelos cheios de químicas como tinturas e alisamentos precisam de uma hidratação mais frequente.

Vale lembrar, porém, que o ideal é esperar no mínimo 48 horas entre uma hidratação ou outra para evitar que os cabelos fiquem pesados e oleosos.

Como fazer uma hidratação nos cabelos?

1- Lave os fios com um shampoo antirresíduos

O primeiro passo é lavar os fios com um shampoo que retire todos os resíduos do couro cabeludo, como é o caso do shampoo antirresíduos. Isso porque para que a máscara de hidratação penetre da forma correta na fibra capilar, é necessário que os fios estejam limpos e sem nenhum resquício de sujeira ou produto.

Massageie os cabelos de uma forma que não machuque o couro cabeludo, mas com uma leve pressão para retirar toda a sujeira. Lembre-se que a temperatura da água nunca deve estar quente para que os poros não se abram e as glândulas não produzam óleo em excesso.

2- Escolha uma máscara de hidratação de acordo com o seu tipo de cabelo

Na hora de escolher a máscara, opte sempre pela que mais atende às necessidades dos seus fios, já que uma hidratação excessiva pode deixar os cabelos pesados e opacos, causando um efeito contrário do esperado. 

Sabendo disso, é importante não somente atentar-se ao tipo de máscara para fazer a  hidratação, mas também à frequência com que você aplica esse tipo de produto nos cabelos.

3- Seque bem os fios antes de aplicar a máscara

Antes da aplicação da máscara, seque os cabelos com uma toalha para que a água em excesso não atrapalhe o produto na hora de penetrar dentro da fibra capilar. Quanto mais seco os cabelos estiverem e com menos água, mais potente será a ação da máscara nos fios.

4- Aplique o produto apenas na quantidade ideal

Aplicar uma máscara de hidratação em excesso além de não potencializar os resultados, pode acabar deixando os cabelos oleosos por acúmulo de produto no couro cabeludo.

Uma dica para saber a quantidade ideal é aplicar a máscara aos poucos e pentear os cabelos para que o produto alcance todos os fios. Ao notar que todo o cabelo está coberto pelo produto, significa que a quantidade ideal já foi aplicada.

Na hora de depositar na raiz, evite aplicar o produto diretamente no couro cabeludo. O ideal é passar o pente “sujo” de máscara da raiz em direção às pontas para que o produto não se acumule na região, mas consiga agir também nessa área.

5- Deixe o produto agir nos cabelos

É bastante comum vermos indivíduos deixando as máscaras capilares nos fios durante 40 minutos até 1 hora. Porém, alguns produtos pedem apenas 10 minutos de descanso até a lavagem, e deixar os cabelos com a máscara por mais tempo do que indicado pode acabar causando danos à saúde dos fios.

Sendo assim, sempre leia no rótulo qual é o tempo indicado para que o produto aja nos cabelos e respeite esse intervalo.

6- Enxágue bem o produto

Um erro muito comum é não enxaguar o produto da forma ideal e deixar resíduos de máscara tanto no couro cabeludo como nos fios. Além de deixar um aspecto de cabelos pesados, esse acúmulo pode contribuir para o aumento da oleosidade na região.

Enxágue os fios em água abundante e fria, passando os dedos por todas as mechas e fazendo uma pequena massagem para ter certeza de que todo o produto foi retirado adequadamente.

7- Evite usar condicionadores caso não seja necessário

Hidratar os cabelos uma vez por semana não requer o uso de condicionadores em conjunto com a máscara, a menos que os cabelos estejam super ressecados e sensíveis. Do contrário, deixe para usar o condicionador em dias de hidratação profunda, que pode ser feita 1 vez a cada mês.

Como o condicionador é usado para selar a lavagem e hidratação, caso você ache necessário, poderá aplicá-lo nessa etapa.

8- Seque os cabelos delicadamente

Na hora des secar os fios, evite esfregar a toalha no couro cabeludo para que não causar descamações da área. O ideal é apenas pressionar o tecido para que toda a água seja absorvida. Caso opte por secadores, use temperaturas mais baixas e lembre-se de deixar o aparelho a pelo menos 30 centímetros do couro cabeludo para não aquecer demais a região.

Viu como fazer uma hidratação nos cabelos é mais fácil do que você imaginou? Para garantir que seus fios estejam sempre saudáveis, é importante estabelecer uma rotina de cuidados e hidratação semanalmente, o que também evita que os fios fiquem quebradiços e ressecados.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍