Cronograma capilar: O que é e como fazer?

Cronograma capilar.

O cronograma capilar é a melhor forma para recuperar os cabelos ou manter a saúde dos fios. Você tem dúvidas do que é, como fazer e quais produtos usar? Neste texto vamos falar sobre isso!

Como o próprio nome já diz, o cronograma capilar é uma forma de organizar as rotinas de cuidados com os cabelos.

No calendário de tratamento é intercalado três etapas, que são: hidratação, nutrição e reconstrução.

O cronograma é indicado para todos os fios, sejam saudáveis, em transição capilar ou danificados.

Dividir a rotina de tratamento dos cabelos faz com que todas as necessidade dos fios sejam supridas e os cabelos recuperem a saúde e se mantenham saudáveis, fortes, brilhosos e com uma camada protetora contra os danos externos.

As três etapas do cronograma capilar

Saber que quer significa cada etapa do cronograma capilar é essencial para a saúde dos fios.
Saber que quer significa cada etapa do cronograma capilar é essencial para a saúde dos fios.

Agora vamos falar especificamente de cada etapa do cronograma capilar:

1. Hidratação

Nesta etapa ocorre a reposição de água para favorecer a absorção dos nutrientes essenciais da fibra capilar.

Os cabelos precisam ser hidratados quando estão com aspectos ressecados e sem vida. A hidratação deixa os fios com maciez e movimento e também preparado para receber as outras etapas do cronograma capilar.

Para a hidratação, busque produtos com fórmulas que contenham pantenol, glicerina, extratos de algas, plantas, proteínas vegetais e entre outros.

2. Nutrição

Nessa fase ocorre a reposição dos óleos naturais aos fios, ou seja, há uma reposição de gordura (lipídios), já que é comum que o óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo não chegue até as pontas, o que faz com que os cabelos fiquem oleosos na raiz e seco no comprimento.

A nutrição vai fazer a blindagem dos cabelos, permitindo que a hidratação fique retida no interior da fibra capilar, o que evita o ressecamento.

O resultado é fios alinhas e sem frizz, com balanço em brilho.

Os produtos para nutrição são aqueles que possuem em sua fórmulas, óleos, como de coco, abacate, oliva, rícino ou manteigas, como a de cacau e karité.

Dentro da nutrição temos também a umectação, que é um banho de óleo vegetal nos fios por alguns minutos (em geral de 30 minutos a uma hora) antes da lavagem ou dormir com os fios umectados com o óleo. A umectação deve ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, já que é tida como uma nutrição mais potente e o excesso pode deixar os fios oleosos.

3. Reconstrução

A reconstrução é tida como a etapa mais potente do cronograma capilar. É nela que os cabelos vão ser restaurados profundamente a partir da reposição de aminoácidos (proteínas), em especial a queratina e da massa capilar.

O cabelo perde massa e sua composição proteica em especial após o uso de químicas, exposição dos fios ao calor e a partir da ação dos raios solares e poluentes.

Os produtos para a reconstrução possui em sua composição componentes como a creatina, ceramida, queratina, colágeno e arginina.

Como montar o cronograma capilar de acordo com seu tipo de cabelo

Você deve tá pensando: Como saber do que meu cabelo precisa?

É possível ir de forma intuitiva. Se o cabelo está muito ressecado é porque ele precisa de hidratação.

Se o frizz é que está incomodando é bom caprichar na nutrição. Mas, se os fios estão elásticos e quebradiços, é porque perderam massa e precisam de reconstrução.

Entretanto, é possível fazer um teste para saber do que o seu cabelo mais precisa.

Para isso, basta colocar um fio dentro de um copo com água. Se ele boiar é porque está carente de hidratação.

Se ir para o fundo do copo é porque precisa de reconstrução.

Mas, se ficar no meio do copo, é preciso caprichar na nutrição. É importante fazer todas as etapas do cronograma, mas reforçar naquela etapa que seu cabelo precisa mais.

É muito simples saber qual etapa do cronograma capilar seu cabelo está mais precisando. Basta colocar um fio dentro de um copo com água.
É muito simples saber qual etapa do cronograma capilar seu cabelo está mais precisando. Basta colocar um fio dentro de um copo com água.

Por exemplo, se seu cabelo precisa mais de nutrição e hidratação, deixe para fazer a reconstrução somente de quinze em quinze dias, já que essa etapa é a mais potente.

Mas, se os fios estão super danificados, o jeito é fazer a reconstrução toda semana.

Além do cronograma capilar, é essencial também manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, para que os fios cresçam forte e saudáveis.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍