Dicas de como colocar a fitagem no seu dia a dia

Fitagem: entenda o que é, como fazer, dicas e truques

Para quem tem ou está voltando para o cacheado a fitagem é uma ótima opção para deixar os cabelos mais bonitos e definidos

Existem várias técnicas que podem ser certeiras para deixar o seu cabelo mais bonito, independente do formato que ele tenha. Uma delas, bem popular e que ajuda muito no dia a dia de mulheres e homens cacheados, é o da fitagem.

Ela serve para dar mais definição aos cachos, diminuindo também o frizz do cabelo e podendo ser usada para dar uma sensação de mais volume para ele.

A fitagem é uma técnica de texturização capilar, que nada mais é que um processo que serve para modificar o formato do seu cabelo sem que precise aplicar qualquer tipo de produto com química para isso.

Roupas e Acessórios femininos

Feita mecha a mecha a texturização capilar tem como objetivo cachear a parte lisa do cabelo e diminuir o contraste entre a raiz e o comprimento dele.

Essa técnica pode ser usada tanto por aquelas que estão passando pela transição capilar, e por isso não possuem ainda uma uniformidade nos fios e nem querem apelar para babyliss ou para as chapinhas, ou então para quem já tem o cabelo cacheado.

É uma técnica bem simples de ser feita e exige apenas que você tenha um creme para pentear que dê o melhor efeito no seu cabelo.

Como fazer Fitagem?

O primeiro passo é encontrar o produto certo para o seu tipo de cabelo. A fitagem é feita usando um creme leave-in, que em português significa ‘deixe ficar’, e nada mais são do que os cremes sem enxágue que costumamos usar depois do banho.

Cada produto pode ter um efeito diferente dependendo de como é o seu cabelo, além de ter recomendações diversas de acordo com as necessidades de cada fio.

Super dicas para dar um up no visual com a fitagem
Fitagem: visual incrível!

Depois de encontrar o produto certo você vai lavar o seu cabelo os deixando limpos e prontos para começar.

Algumas mulheres preferem fazer a fitagem no cabelo ainda molhado, não necessariamente pingando água, mas ainda assim com uma sensação mais próxima ao molhado. Já outras percebem que fazer essa técnica com os cabelos mais úmidos acaba gerando um resultado melhor.

Na dúvida teste mais de uma forma e encontre aquela que vai se encaixar melhor no seu cabelo!

Depois de deixar os fios da maneira que prefere você vai dividi-los em algumas partes para facilitar o restante do trabalho. Caso tenha uma grande quantidade de cabelo busque separá-lo em um maior número delas.

Divididas as partes você pode começar a se concentrar em cada uma.

Pegue o creme para pentear que escolheu antes e passe uma quantidade dele nas palmas, usando as mãos para espalhar pela parte do cabelo que está solto.

A quantidade de creme necessária para o seu cabelo também é algo que você deve prestar atenção a cada vez que fizer a aplicação, alguns cabelos exigem um pouco mais dele, enquanto outros não precisam de muito.

Quanto tiver certeza que o creme foi espalhado de maneira homogênea pelos fios você vai penteá-los com os dedos até que comecem a formar fitas entre eles. São dessas fitas, aliás, que vem o nome da técnica: fitagem.

Lembre-se sempre que, quanto maior a fita formada maior será o cacho que virá dele, e quanto menor ela for menor será o cacho.

Depois de separada cada fita de acordo com o tamanho que deseja você vai amassar todas elas. É importante se atentar para que as amasse até a raiz do cabelo já que, se fizer de maneira superficial e apenas no comprimento a área próxima ao couro cabeludo, pode acabar ficando com uma aparência diferente do restante.

Aprenda a fazer a fitagem no seu cabelo
Fitagem- o que é?

Feito isso você vai repetir o processo em todo o cabelo, sempre seguindo os mesmos passos: espalhar o creme de maneira uniforme, pentear com os dedos até formar várias fitas e então amassá-las bem.

Por fim é apenas deixar seu cabelo secar naturalmente e estará pronto!

Vantagens, desvantagens e truques da Fitagem

A maior vantagem da fitagem é sem dúvida dar ao cabelo uma definição incrível sem precisar usar produtos químicos que sempre agridem o seu cabelo ou aparelhos de calor que podem acabar os queimando. Por outro lado, ela pode não funcionar em todos os cabelos, principalmente se ele for pouco volumoso e denso.

O volume, aliás, é algo que você pode controlar através da fitagem. Cachos maiores tendem a deixar o cabelo menos volumoso e com cachos mais abertos.

Já se fizer várias fitas pequenas, gerando mais cachos e em tamanhos menores, seu cabelo fica com mais volume. Das duas formas o resultado será belo e dependerá apenas do visual que mais irá te agradar para aquele dia.

Por se tratar de uma técnica repetitiva e feita de forma totalmente manual a fitagem leva algum tempo para ser feita. Dependendo do tamanho do seu cabelo ela pode levar de quinze a trinta minutos, então para não sair de casa atrasada é sempre bom acordar com um pouco de antecedência.

Outra desvantagem e cuidado que você deve sempre ter é ao usar do leave-in. Por demandar uma boa quantidade dele você vai acabar gastando um pouco mais no produto, mas também deve tomar cuidado para não exagerar, já que ele pode causar um aumento de oleosidade no seu cabelo que pode acabar prejudicando sua saúde capilar.

Uma boa dica para não pesar a mão (ou no caso o seu couro cabeludo) com o leave-in é sempre começar a passar o produto das pontas do cabelo a raiz. Assim, quando chegar a parte mais sensível, a quantidade do produto já será menor e correrá menos riscos de deixar excessos na área.

Ao ir caminhando em direção a raiz você também pode ir ‘enluvando’ a fita com as mãos, o que vai fazer com que indiretamente você vá amassando ela ao mesmo tempo em que espalha o creme, o pode acabar reduzindo o tempo que vai levar para terminar o processo.

Tudo o que você precisa saber sobre a fitagem para cabelo
Fitagem: Cabelo poderoso!

Quando estiver separando as partes do cabelo você pode fazer uma sessão apenas para a parte do topo e assim evitar que aquela marca de divisão que separa os fios fique a mostra.

E na hora de amassar procure sempre ir fazendo isso de acordo com a direção de onde seus cabelos crescem, ou seja: os fios das laterais da cabeça devem ser amassados para os lados, o do topo para cima e os da nuca em direção a ela.

E por fim: assim que tudo estiver pronto, o seu cabelo seco e você quiser dar mais volume a ele pode sacudir.

Jogue o cabelo para frente e coloque seus dedos entre os fios, próximos à raiz, e então os balance. Pode fazer isso para os lados também e quando voltar à posição original vai perceber que vão estar muito mais volumosos.