Glicerina: descubra como usar no seu cabelo

glicerina como usar nos cabelos

A glicerina pode ser encontrada em diversos produtos para o cabelo e tem a promessa de deixá-los mais hidratados e brilhantes. Algumas receitas caseiras de creme demais cabelo também contam com o ingrediente na mistura, o que fez com que o produto ficasse ainda mais famoso entre as mulheres que buscam repor a água e nutrientes nos fios.

Como o cabelo está constantemente perdendo água e nutrientes, principalmente em quem tem o costume de fazer procedimentos químicos como tinturas e alisamentos, é importante saber repor cada um deles regularmente. E é por meio da hidratação que nutrimos, recuperamos e devolvemos a água aos fios, evitando que a fibra capilar fique fragilizada.

Para que você entenda melhor como a glicerina age nos cabelos e a forma correta de usá-la, separamos alguns tópicos que vão tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Veja a seguir!

Como a glicerina age nos fios?

A glicerina é um componente que tem o poder de atrair a umidade do ar para os fios e fazer com que ela fique dentro da fibra capilar por mais tempo. Além disso, possui alto poder nutritivo, hidratante e emoliente, o que em conjunto com a alta capacidade de umedecer os fios consegue deixar os cabelos mais brilhantes e saudáveis.

Benefícios

Os principais benefícios da substância são:

  • fortalecimento da fibra capilar;
  • controle do frizz;
  • maior maciez e brilho;
  • definição dos cachos;
  • combate às pontas duplas.

Como usar a glicerina no cabelo?

O primeiro passo para usar a glicerina no cabelo é lavar os fios com um shampoo específico para o seu tipo de cabelo e remover o excesso de água com a mão sem que os cabelos fiquem completamente secos. Isso porque é fundamental que os fios permaneçam úmidos para alcançar o resultado desejado.

é importante aplicar a glicerina nos cabelos úmidos para evitar o efeito reverso
é importante aplicar a glicerina nos cabelos úmidos para evitar o efeito reverso

O segundo passo é misturar duas colheres de sopa de uma máscara de hidratação também específica com uma colher de sopa de glicerina. Passe nos cabelos mecha por mecha e evite a raiz. Caso seja necessário, use o auxílio de um pente para ter certeza de que todos os fios foram alcançados com os produtos, tendo o cuidado para não quebrá-los.

Prenda o cabelo em um coque e coloque um touca plástica, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Lave em água fria e finalize com o condicionador, e deixe os cabelos secarem naturalmente. Evite ao máximo usar secador ou ferramentas de calor depois de realizar a hidratação com a glicerina, já que esses aparelhos absorvem toda a umidade dos fios, fazendo com que eles fiquem ainda mais ressecados graças a ação da glicerina.

Contraindicações

Embora a glicerina possa ser usada por todos os tipos de cabelo, é fundamental que a substância não seja usada em dias com a umidade do ar muito baixa. Isso porque a substância absorve a umidade do ar levando-a para dentro do fio, a aplicar o produto em dias muito secos proporcionará um efeito contrário. Ou seja, a glicerina acabará removendo a umidade da própria fibra capilar e deixando os fios ainda mais ressecados.

Prefira aplicar a glicerina em dias com umidade do ar em torno dos 70%. Vale lembrar que você pode verificar esse valor em aplicativos de previsão do tempo.

Outra dica para melhorar a ação da glicerina é borrifar água por cima dos fios depois de aplicar o produto nos cabelos e em seguida cobrir com uma touca para evitar que os fios fiquem secos durante o tempo de espera. Assim a substância terá de onde atrair umidade.

Qual a diferença da glicerina vegetal para a bi-destilada?

No mercado é possível encontrar dois tipos de glicerina diferentes: a bi-destilada e a vegetal. Enquanto a glicerina vegetal é derivada de óleos e conhecida popularmente como glicerol, a bi-destilada pode ser de origem animal, já que algumas fábricas de sabão acabam retirando a glicerina que sobra das produções para comercializá-la separadamente. Contudo, é possível usar os dois tipos para hidratar os cabelos sem que haja diferença nos resultados.

4 receitas de hidratação com glicerina

Glicerina com máscara hidratante

A principal receita de hidratação que leva glicerina é a mistura da substância com máscara hidratante que usamos em nosso exemplo. Aqui é possível usar máscaras enriquecidas com diversas vitaminas importantes para a saúde dos cabelos para resultados ainda melhores.

Bepantol

A pomada bepantol é muito conhecida por tratar assaduras de bebê, mas também pode ser usada junto com a glicerina para deixar os cabelos mais macios e brilhantes. Para isso, misture 10 ml de bepantol com 2 colheres de sopa de máscara hidratante e 10 ml de glicerina. Deixe agir nos fios úmidos por 20 minutos e enxágue.

Azeite

A glicerina também pode ser combinada com o azeite para remover o frizz e deixar os cabelos ainda mais definidos.

a glicerina combinada com azeite deixa os cabelos macios e remove o frizz
a glicerina combinada com azeite deixa os cabelos macios e remove o frizz

Misture 5ml de glicerina com 1 colher de sopa de vinagre de arroz, 1 colher de sobremesa de azeite e 2 colheres de sopa de máscara de hidratação. Deixe agir nos fios úmidos por 25 minutos e enxágue com água fria.

Leite de coco

O leite de coco é rico em nutrientes que não somente repõe a água dos fios, mas também contribui para uma maior nutrição da fibra capilar. O resultado é um cabelo mais saudável e macio.

Misture 2 colheres de sopa de leite de coco com 5 ml de glicerina e 2 colheres de sopa de máscara de hidratação. Aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 15 minutos. Enxágue  em água fria e finalize com um condicionador.

o leite de coco é um excelente ingrediente para nutrir a fibra capilar e repor vitaminas e minerais
o leite de coco é um excelente ingrediente para nutrir a fibra capilar e repor vitaminas e minerais

Agora que você aprendeu como usar a glicerina nos cabelos, adicione o ingrediente em suas máscara de hidratação caseira para deixar os fios ainda mais hidratados, brilhantes e macios. Lembre-se, porém, de evitar fazer a hidratação com glicerina em dias muito secos para não ter um resultado inverso do que o esperado.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍