Cabelo platinado: como fazer, dicas, cuidados e inspirações

o matizador é o responsável por deixar os cabelos claros com tom de acinzentado

O cabelo platinado costuma exigir uma série de cuidados especiais, já que trata-se de um processo que envolve químicas diversas para chegar à coloração desejada, o que pode deixar o cabelo ressecado e danificado. Porém, não somente escolher um profissional que saiba fazer o procedimento da forma correta, também é essencial manter uma rotina de cuidados capilares para evitar o amarelamento e quebra dos fios.

Antes de decidir platinar ou não os cabelos você deve levar em consideração a coloração dos seus cabelos naturais. Isso porque um cabelo preto dificilmente conseguirá ficar platinado sem que quebre, o que pode resultar em um corte químico por excesso de agressão aos fios.

veja no texto a seguir como fazer o cabelo platinado e algumas inspirações
veja no texto a seguir como fazer o cabelo platinado e algumas inspirações

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o cabelo platinado, separamos um super post sobre o assunto. Veja a seguir!

Cabelo platinado: como fazer?

Preparação

O primeiro passo para quem deseja platinar os fios é buscar um colorista capilar, isto é, um cabeleireiro especializado em coloração de cabelos. Ele será o responsável por aplicar a química correta nas mechas de uma forma que danifique os fios minimamente.

Uma dica é mostrar uma foto de referência para que o profissional estude qual o melhor caminho para atingir a cor que você deseja.

Teste capilar

Antes de aplicar a química nos fios, o cabeleireiro fará uma análise pelo olhar e toque para verificar como está a saúde dos fios, já que esse procedimento costuma causar uma grande danificação à fibra capilar e é importante que o fio esteja preparado para receber toda a química.

Caso o cabeleireiro fique com dúvidas, ainda poderá fazer um teste de porosidade, no qual é observado o quanto os seus fios estão porosos. Dependendo do resultado pode ser necessário realizar alguns procedimentos para fortalecer as mechas.

Esse procedimento envolverá um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução.

Clique aqui e descubra como fazer uma hidratação profunda nos cabelos!

Caso o seu cabelo não apresente porosidade, o colorista seguirá para o próximo passo em que aplicará uma mistura do pó descolorante com água oxigenada em uma mecha da nuca para verificar como o cabelo se comporta. Isto é, se resiste bem à química ou se fica elástico e se quebra.

Aplicando o produto nos cabelos

Se nessa etapa o seu cabelo reagir da forma como esperada e não apresentar nenhum indícios de enfraquecimento, o produto será aplicado em todo o restante do cabelo, incluindo o couro cabeludo caso você tenha escolhido clareá-lo também.

o produto será aplicado em todo o cabelo ou apenas em algumas mechas, dependendo do modelo que você escolher seguir
o produto será aplicado em todo o cabelo ou apenas em algumas mechas, dependendo do modelo que você escolher seguir

Feito isso, depois de esperar o tempo de ação da química nos fios as mechas ficarão em um tom puxado para o amarelo. Para deixar o efeito de cabelo platinado, será aplicado um tonalizante que ficará agindo durante alguns minutos para dar o aspecto acinzentado.

Quanto tempo o cabelo platinado demora para chegar na cor desejada?

O tempo varia de acordo com a cor em que o cabelo se encontra na hora de descolorir. Tenha em mente que cabelos mais escuros levam mais tempos se comparados a fios mais claros.

Além disso, o tempo também depende se o cabelo é fino ou grosso, quantidade de cabelo, comprimento e se o cabelo está saudável o suficiente para que todas as aplicações sejam feitas no mesmo dia.

o tempo de espera varia de acordo com a cor dos fios que estão sendo descoloridos
o tempo de espera varia de acordo com a cor dos fios que estão sendo descoloridos

Em fios fragilizados, pode até mesmo ser necessário aguardar um ou dois dias para dar continuidade no processo e evitar que os cabelos se quebrem.

Qualquer cabelo pode ser platinado?

Em tese, sim. Tanto os cabelos lisos como os crespos, cacheados e ondulados podem ser platinados. O que é levado em consideração, no entanto, é o estágio em que o fio se encontra. Isso quer dizer que fios mais danificados não poderão ser platinados a menos que recebam um tratamento específico para fortificá-los.

Todas as cores conseguem chegar ao platinado?

Os cabelos pretos normalmente não conseguem chegar ao tom desejado sem sofrer uma agressão excessiva, o que faz com que seja muito difícil a fibra capilar aguentar toda a química sem se partir.

Leia também 10 mitos e verdades sobre cabelos pretos

Cabelo platinado masculino

Apesar de ser mais comum em mulheres, o cabelo platinado também pode ser feito em homens, com cortes como black power afro geométrico, sidepart e undercut, que valorizam e destacam ainda mais o visual.

Cuidados com o cabelo platinado

Lavagem

Para lavar os fios platinados será necessário optar por shampoos que não tenham sal na composição, ou que sejam desenvolvidos exatamente para cabelos tingidos. Isso porque o tonalizante aplicado para deixar os fios mais claros desbotará muito mais rápido se você não usar o shampoo ideal.

Em conjunto, vale ressaltar que fios platinados são mais frágeis e você deve se atentar a escolher sempre shampoos sem sulfato, além de evitar tomar banhos em temperaturas muito quentes.

O condicionador também deve seguir a mesma linha do shampoo, e nunca deve ser deixado de lado depois de lavar os cabelos. Afinal, ele é o responsável por selar as cutículas evitando as pontas duplas e garantindo que todos os nutrientes do shampoo e máscara de hidratação permaneçam no fio por mais tempo.

Hidratação

A hidratação do cabelo platinado é tão importante quanto a hidratação dos outros tipos de cabelos, principalmente porque a química aplicada para chegar na cor mais clara danifica e resseca os fios.

hidratar os cabelos é importante principalmente após químicas agressivas, e pode ser feita tanto em casa como em um salão de beleza
hidratar os cabelos é importante principalmente após químicas agressivas, e pode ser feita tanto em casa como em um salão de beleza

Contudo, não é necessário apenas hidratar os cabelos, mas também manter um cronograma de cuidados capilares com as etapas de reconstrução, umectação, hidratação e nutrição.

Retocando o cabelo platinado em casa

Além do retoque feito em salão, normalmente aplicado na raiz, também é importante retocar os fios em casa quando apresentam sinais de oxidação.

Essa oxidação pode ser notada com manchas alaranjadas, esverdeadas e amareladas, e devem ser tratadas com um shampoo matizador que neutralizará as manchas.

Caso note que os fios estão opacos, basta aplicar a sua máscara de hidratação de costume misturada com um pouco de tonalizante. O resultado será um cabelo mais brilhante e leve.

De quanto em quanto tempo devo retocar o cabelo platinado?

O retoque feito em salão deve ser feito a cada 30 dias em cabelos totalmente platinados. Para quem possui mechas o intervalo deve ser de 3 meses, para as luzes de 6 meses e quem possui ombré de 6 meses a 1 ano.

Já os retoques feitos em casa para dar brilho podem ser feitos a cada 10 ou 15 dias enquanto a hidratação com matizadores usados para neutralizar as manchas de oxidação, 1 vez por semana.

Porém, vale lembrar que esse tempo varia de pessoa para pessoa de acordo com os hábitos de lavagem e crescimento natural dos fios.

Inspirações de cabelos platinados

Viu como fazer e cuidar de um cabelo platinado pode não ser tão difícil assim? Converse com seu cabeleireiro para verificar como anda a sua saúde capilar e se é possível alcançar o tom platinado desejado sem danificar os cabelos. Essa etapa é importante principalmente para evitar o corte químico, que acontece quando os fios se partem em aplicações de procedimentos muito agressivos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍