Como fazer a reconstrução capilar em casa

O vinagre de maçã ajuda na reconstrução de cabelos extremamente danificados por químicas ou pelo calor do secador ou chapinha.

Manter os cabelos saudáveis e bonitos requer um cuidado especial e uma rotina de hidratação e nutrição. Isso porque durante o dia a dia é comum que os fios percam água, vitaminas e minerais, que devem ser repostos de tempos em tempos para garantir que a fibra capilar não fique danificada. No entanto, em alguns casos, apenas hidratar os cabelos não é o suficiente, sendo essencial fazer uma reconstrução capilar em casa.

Além das químicas, o sol e a poluição também são agentes que contribuem para o ressecamento dos fios e surgimento de pontas duplas.Em conjunto, os aparelhos como secadores e chapinhas fazem com que os fios precisem passar por uma reconstrução por agredirem sua estrutura.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos algumas dicas que tirarão todas as suas dúvidas sobre a reconstrução capilar. Veja a seguir!

O que é a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar nada mais é do que reconstruir a fibra capilar por meio de uma renovação interna feita com vitaminas e minerais. Durante a técnica, cria-se uma espécie de selagem nas cutículas capilares, que protege os fios de danos externos e realça o brilho, força e resistência. Em conjunto, os fios são fortalecidos e renovados.

Qual o intervalo ideal para fazer a reconstrução capilar?

A técnica de reconstrução capilar deve ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do estado que o cabelo se encontra. Por ser feita com produtos ricos em proteínas, silicones, aminoácidos e agentes reconstrutores, fazer uma reconstrução com muita frequência sem necessidade deixa os fios pesados e com aspecto opaco.

Como fazer a reconstrução capilar em casa?

O primeiro passo para fazer o processo é lavar os cabelos com um shampoo anti resíduos para remover toda a sujeira e acúmulo de produtos da raiz. Embora esse tipo de cosmético não deva ser usado diariamente por ser rico em sulfato, é importante usá-lo uma vez por semana ou a cada 15 dias para fazer uma limpeza profunda da raiz capilar.

Em seguida, remova toda a umidade dos cabelos com uma toalha para aplicar a queratina, uma substância que quando está em falta deixa os fios elásticos, quebradiços e porosos.

Por ser uma proteína essencial para os cabelos, a queratina fortalece os fios e protege os cabelos das agressões como o contato com o calor, cloro, água do mar, processos químicos como alisamentos e tinturas. A falta de queratina ainda deixa os fios vulneráveis e as camadas internas da fibra capilar expostas, o que faz com que os cabelos percam mais água e nutrientes do que o normal.

Deixe a queratina agindo nos fios por aproximadamente 10 minutos ou de acordo com as instruções do fabricante. Remova o produto com água e seque os cabelos novamente com uma toalha.

Máscara reconstrutora

O próximo passo é essencial para a reconstrução da fibra capilar e consiste em misturar a máscara reconstrutora com uma ampola de proteína e queratina. Enquanto a ampola contribui para fios mais fortalecidos e recuperados de agressões de agentes externos as máscaras reconstrutoras são ricas em queratina, proteínas e aminoácidos, hidratando e nutrindo os fios fragilizados.

Caso você não tenha uma máscara de reconstrução capilar, use apenas a ampola, já que  ela é mais concentrada e eficiente.

Depois de misturar os dois produtos e aplicar nos fios, cubra os cabelos com uma touca de plástico e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Enxágue e finalize com um leave-in com silicone para proteger os fios, repara as pontas e eliminar o frizz..

Como saber que meu cabelo precisa de reconstrução?

Apesar de todos os tipos de cabelos precisarem de reconstrução constantemente, alguns em especial podem demonstrar a necessidade de nutrição e hidratação de uma maneira mais acentuada.

Isso acontece quando os fios possuem pontas duplas aparentes, estão quebradiços e têm a aparência porosa. Além disso, também é importante fazer a reconstrução sempre após procedimentos químicos agressivos como tinturas e progressivas, por exemplo.

um dos sinais que seu cabelo precisa de uma reconstrução é a aparência porosa e ressecada
um dos sinais que seu cabelo precisa de uma reconstrução é a aparência porosa e ressecada

Dentro de um cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita a cada 15 dias ou até mesmo semanalmente para garantir que os fios estejam sempre saudáveis.

Devo fazer a reconstrução capilar em casa depois da nutrição ou hidratação?

Embora a reconstrução tenha uma ação profunda nos fios, ela não é o suficiente para mantê-los saudáveis e é importante revezar com uma rotina de hidratação e nutrição regular para que os fios recebam todos os nutrientes necessários.

No entanto, nem sempre a reconstrução vem depois da hidratação, e muitas vezes é necessário primeiro nutrir os cabelos para depois reconstruir.

Para cabelos muito danificados e elásticos, o ideal é fazer uma hidratação profunda nos cabelos, nutri-los e só então fazer a reconstrução pelo menos 1 vez por semana. Em cabelos danificados levemente, a reconstrução pode ser feita a cada 15 dias depois da nutrição, enquanto em cabelos saudáveis e naturais, 1 vez ao mês depois da nutrição.

Cuidados após a reconstrução capilar em casa

Após fazer a técnica de reconstrução capilar em casa, é importante usar shampoos, condicionadores e máscaras com pH baixo, de aproximadamente 3,5 a 4,5. Assim, você garante que os fios não sofrerão nenhum tipo de agressão. Essa informação costuma estar nos rótulos de todos os produtos para cabelos.

o uso de secadores deve ser evitado após a reconstrução capilar para não danificar a fibra capilar com o ar quente
o uso de secadores deve ser evitado após a reconstrução capilar para não danificar a fibra capilar com o ar quente

Além disso, também não é recomendado o uso de chapinhas, secadores ou outros aparelhos que usam o calor, além de procedimentos agressivos como escovas progressivas e tinturas até que os fios estejam totalmente recuperados.

Existe contraindicação para a reconstrução capilar?

Embora a reconstrução seja importante para todos os cabelos, quem tem os cabelos saudáveis e naturais devem fazer o procedimento com cautela. Afinal, é normal que esse tipo de cabelo precise de reconstrução com menos frequência do que cabelos que passam por processos químicos.

É importante que você saiba analisar os fios e perceber quando é necessário hidratá-los ou reconstruí-los. Caso note que os fios estão sem brilho e sem movimento, o ideal é fazer uma hidratação ao invés de reconstruí-lo, por exemplo.

Viu como fazer a reconstrução capilar em casa não é tão difícil? Use nossa dicas para investir em seus cuidados capilares e fique de olho no seu tipo de cabelo para analisar qual a frequência necessária de reconstrução. Tenha em mente que quanto mais danificado os fios estiverem, mais tempo demorará até que eles se recuperem totalmente, mesmo fazendo a reconstrução 1 vez por semana.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍