Descubra o que o sulfato faz com o seu cabelo e saiba se você deve ou não usar!

o que o sulfato faz com o cabelo

A rotina de cuidados capilares é algo essencial para que os cabelos fiquem sempre bonitos e saudáveis. Além de vitaminas para o cabelo, hidratação, um bom shampoo e condicionador pode evita o ressecamento, pontas duplas e também a caspa.

Porém no mercado ainda existem diversos shampoos com ingredientes que afetam a saúde dos fios e agridem o couro cabeludo, como o sulfato. Além de desconhecerem o ingrediente, muitas pessoas não sabem o que o sulfato faz com o que cabelo e por que devemos evitá-lo.

Você já deve ter visto em alguns rótulos de shampoo que aquela fórmula não contém sulfato, certo?

No entanto, existem alguns cosméticos capilares que ainda contam com o ingrediente em sua fórmula e muitos pacientes que sofrem com queda cabelo acabam adquirindo sem saber o efeito que o shampoo terá no couro cabeludo.

Veja a seguir o que é sulfato e quais os malefícios do ingrediente.

O que é o sulfato?

Segundo o portal São Francisco, Sulfato é um composto químico formado de um átomo de enxofre com quatro átomos de oxigênio em torno dele.

Quando você vê sulfato, a primeira coisa que você deve pensar é a forma de uma estrela com enxofre no meio. Os quatro átomos de oxigênio que circundam o enxofre formam a forma de estrela.

Sulfato é um composto químico formado de um átomo de enxofre com quatro átomos de oxigênio em torno dele.
A beleza do sulfato

Mas o que o sulfato faz com o cabelo?

O sulfato atua como uma espécie de detergente nos cabelos, fazendo uma limpeza profunda que pode até mesmo chegar a ser agressiva.

Dessa forma, retira todos os resíduos e sujeira dos fios e couro cabeludo.

o sulfato é uma substância que atua como uma espécia de detergente em nossos cabelos, retirando toda a sujeira podendo muitas vezes até mesmo ser agressivo para os fios
o sulfato é uma substância que atua como uma espécia de detergente em nossos cabelos, retirando toda a sujeira podendo muitas vezes até mesmo ser agressivo para os fios

Para que isso seja possível, a substância se liga com as partículas de sujeira, sendo eliminadas no enxágue.

Apesar do sulfato auxiliar na higienização dos fios, quando aplicado de maneira exagerada pode danificar o cabelo e alterar o pH da fibra.

Como resultado, as mechas ficam mais ressecadas e fragilizadas, além de perder a resistência, brilho e cor com uma facilidade maior.

Quais os benefícios do shampoo sem sulfato?

Embora o sulfato seja um excelente ingrediente para a limpeza dos fios, alguns shampoos que são livres da substância também conseguem fazer uma limpeza profunda e sem agredir o couro cabeludo.

Esse tipo de cosmético capilar é indicado principalmente para cabelos com química como coloração e alisamento, já que com o uso desse shampoo os fios não recebem nenhuma agressão durante a lavagem.

Além disso, indivíduos com cabelos crespos e cacheados que sofrem com ressecamento também são beneficiados com o shampoo sem sulfato.

Quando usar shampoo com sulfato

Por ser um ingrediente que faz uma limpeza profunda, os shampoos com sulfato são indicados para cabelos mais oleosos, já que controla o excesso de óleo natural produzido pelo couro cabeludo.

os shampoos com sulfato são indicados para cabelos mais oleosos, mas com moderação
os shampoos com sulfato são indicados para cabelos mais oleosos, mas com moderação

Contudo, é importante ficar atento a qualquer sinal de ressecamento e aumento da perda capilar após o uso do produto.

Também indicado que shampoos com sulfato não sejam usados diariamente, mesmo em cabelos com excesso de óleo.

Então uma prática recomendada é que se você tiver cabelos muito oleosos, tenha sempre um par de shampoos em seu chuveiro, um com e outro sem sulfato!

O sulfato aumenta a queda de cabelo?

Sim, o sulfato pode aumentar a queda capilar por ser um agente agressivo aos fios.

aplicar o henê no cabelo sem fazer o teste da mecha antes pode fazer com que os fios quebrem e caiam
por ser um ingrediente agressivo, o sulfato acaba contribuindo para a queda capilar

Além disso, como o shampoo com esse ingrediente deixa as mechas mais secas, também pode contribuir para uma quebra e perda dos cabelos a longo prazo.

Sulfato ou Sulfatos?

Uma dúvida comum que precisa ser explicada. Existem alguns tipos de sulfatos, e todos eles podem ser usados em shampoos.

Mas de uma maneira geral, todos tem características próximas e as indicações são as mesmas para todos.

Qual o sulfato mais agressivo?

O Sulfato mais agressivo para os fios é o Sodium Lauryl Sulfate (SLS), sendo o mais comum e mais barato de todos.

Em seguida, vem o SLES (Sodium Lauryl Ether Sulfate), Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Myristyl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate (ALS) e Ammonium Lauryl Ether Sulfate (ALES).

Qual o sulfato mais suave?

O sulfato mais suave é o Sodium Coco/Cocoyl Sulfate, já que é derivada da combinação de óleo de coco com o Sodium Lauryl Sulfate, de modo geral em uma proporção de 50%.

Porém, caso você sofra de queda de cabelo ou tenha os cabelos muito frágeis e quebradiços, ou faça muita química, o ideal é evitar até mesmo esse tipo de sulfato.

Como saber se o shampoo não tem sulfato em sua composição?

Caso você encontre um desses componentes citados acima nos ingredientes do shampoo, aquele produto contém sulfato e deve ser evitado caso você queira um shampoo mais suave e menos agressivo.

Por exemplo, a linha Dercos da Vichy foi desenvolvida para eliminar a caspa em indivíduos com sensibilidade no couro cabeludo, ao mesmo tempo que preza a saúde dos cabelos por não contar com sulfatos na fórmula.

Dercos Shampoo Anticaspa combate a dermatite seborreica (caspa), de moderada à intensa, sem ressecar o cabelo
Dercos Shampoo Anticaspa combate a dermatite seborreica (caspa), de moderada à intensa, sem ressecar o cabelo

Todo shampoo que não tem sulfato é menos agressivo para os cabelos?

Não, nem todo o shampoo livre de sulfatos é menos agressivo. Em alguns produtos livres de sulfato, existe um ingrediente chamado de Olefin Sulfonate que tem potencial de irritação tão alto quando o SLS.

Além disso, o ingrediente é tão agressivo quanto o próprio sulfato, e pode trazer danos aos seus fios se for usado indevidamente.

O pH dos shampoos livres de sulfato são menores?

Apesar do pH não determinar se o shampoo tem ou não sulfato, é bastante perceptível que os shampoos livres do componente acabam tendo o pH menor.

O ideal é que o pH dos shampoos estejam entre 4 e 7. No entanto, o pH de shampoos que têm sulfato costuma ser acima de 7.

o ideal é que o pH dos shampoos seja entre 4 e 7, já que acima de 7 ele se torna neutro e resseca os fios com mais facilidade
o ideal é que o pH dos shampoos seja entre 4 e 7, já que acima de 7 ele se torna neutro e resseca os fios com mais facilidade

Ou seja, é um pH neutro. Mesmo em shampoos sem sulfato com pH neutro, o ressecamento capilar ainda pode acontecer.

O shampoo sem sulfato faz pouca espuma. Isso quer dizer que não limpa?

Não. Apesar de muitas pessoas acharem que os shampoos limpam os cabelos apenas quando fazem espuma, essa não é uma afirmação verídica.

Os shampoos que não contam com sulfato fazem pouca espuma ou até mesmo nenhuma, e mesmo assim limpam os fios sem ressecar e agredir..

Todos os tipos de cabelos podem usar shampoos sem sulfato?

Apesar de todos os tipos de cabelos poderem usar shampoos sem sulfato, alguns produtos que contém petrolatos podem deixar o cabelo mais oleoso.

Caso você faça uso desses produtos, o indicado é usar um shampoo com sulfato para fazer a limpeza ideal a cada 15 ou 30 dias, dependendo do seu nível de oleosidade.

Você também pode optar por usar cosméticos capilares sem petrolatos e usar um shampoo sem sulfato para uma agressão menor aos fios.

Posso intercalar shampoo sem sulfato com shampoo com sulfato?

Sim. Caso o seu cabelo tenha muita oleosidade e você achar necessário, pode usar o shampoo com sulfato uma vez na semana para tirar o excesso de sujeira dos fios. No resto da semana, o ideal é lavar com produtos livres de sulfato. Se puder use uma vez a cada duas semanas.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍