melhor vitamina para o cabelo

Qual é a melhor vitamina para o cabelo?

As vitaminas e minerais são nutrientes extremamente importante para a manutenção de todo o nosso corpo, incluindo os cabelos. A carência nutricional em algumas vitaminas pode acabar resultando em fios quebradiços e fracos, além do aumento da queda capilar. Mas você sabe qual é a melhor vitamina para o cabelo?

Embora muitas dessas vitaminas e minerais sejam encontrados na alimentação, alguns indivíduos precisam usar suplementos por não conseguir fazer uma ingestão correta dos nutrientes.

Em conjunto, alguns pacientes que sofrem com a queda de cabelo em excesso usam produtos ricos nesses nutrientes para auxiliar no tratamento anti queda.

Confira a seguir qual é a melhor vitamina para o cabelo e onde encontrá-la.

Roupas e Acessórios femininos

Qual é a melhor vitamina para o cabelo?

Atualmente sabemos que existem diversas vitaminas que atuam na saúde dos fios como a biotina, vitamina A e vitamina C, além de minerais como zinco e ferro.

Porém, é difícil estabelecer qual delas é a melhor para a saúde capilar, visto que nosso organismo precisa de um equilíbrio entre todos os nutrientes para funcionar de forma adequada.

é importante manter uma alimentação saudável para que a saúde capilar esteja em dia
é importante manter uma alimentação saudável para que a saúde capilar esteja em dia

Sabendo disso, é importante que você mantenha uma alimentação saudável e equilibrada para garantir uma saúde melhor dos fios.

Vitaminas para a saúde do cabelo

Vitamina A

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como fígado, cenoura, mamão e ovos, e é considerada uma das melhores vitaminas para a saúde dos fios. Isso porque ela contribui diretamente com o crescimento capilar e fortalecimento.

Um sintoma bastante comum de deficiência de vitamina A é a caspa, sendo fundamental investigar o quadro caso você comece a notar sintomas como coceira no couro cabeludo e descamação.

Vitamina B

As vitaminas do complexo B são fundamentais para a saúde do corpo no geral, sendo também conhecidas pelos seus grandes benefícios para o cabelo. Além de ajudar no tratamento da oleosidade, previnem o envelhecimento dos fios e reduzem as pontas duplas, além de auxiliar na nutrição. Com isso, o crescimento dos fios tende a aumentar.

a vitamina B pode ser encontrada em alimentos como o quiabo
a vitamina B pode ser encontrada em alimentos como o quiabo

A deficiência de vitamina B pode causar queda de cabelo, além de fios opacos e quebradiços.

Você consegue encontrar o nutriente em alimentos como frango, banana, espinafre, quiabo e iogurte.

Vitamina C

Popularmente conhecida por ser benéfica contra gripes e resfriados, a vitamina C é um antioxidante natural encontrado em frutas cítricas como limão, laranja e mexerica.

Auxilia principalmente na renovação celular e fortalece o sistema imunológico, protegendo os cabelos dos raios solares e poluição. A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, uma substância importante para a saúde dos cabelos garantindo seu brilho e fortalecimento.

Além das frutas cítricas, você também encontra vitamina C no kiwi, pimentão amarelo, goiaba vermelha, manga e tomate.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente que pode ser obtido diretamente pelo sol. Porém, é importante tomar cuidado com queimaduras. Você também pode optar pela ingestão de alimentos como salmão, atum, leite e laranja.

Essa vitamina é importante na proteção dos fios durante a exposição solar e também no fortalecimento, auxiliando com que cresçam com mais saúde e evitando queimaduras pela exposição aos raios solares.

Vitamina E

Uma das melhores vitaminas para os cabelos, a vitamina E ajuda no crescimento dos fios, repara as pontas, evita danos causados por radicais livres e fortalece os cabelos.

a avelã é um dos alimentos ricos em vitamina E
a avelã é um dos alimentos ricos em vitamina E

Ela pode ser encontrada em alimentos como abacate, couve,avelã, amêndoas, acelga, mamão e semente de girassol.

Biotina

Apesar de fazer parte das vitaminas do complexo B, sendo também conhecida como vitamina B7, a biotina é um nutriente essencial para a saúde capilar e merece uma atenção especial.

Um dos grandes benefícios da vitamina é o aumento do brilho dos fios, dando volume e evitando o aparecimento de pontas duplas. Nos casos de queda de cabelo, a biotina ainda auxilia na diminuição e prevenção do problema.

Muitas marcas de cosméticos capilares começaram a adicionar a vitamina na composição dos produtos para potencializar os resultados de tratamentos anti quedas, sendo uma excelente opção para quem sofre de queda capilar.

Por estimular a produção de queratina, uma proteína presente na composição dos fios, a biotina ajuda também com que os fios cresçam com mais saúde, além de auxiliar na hidratação, prevenção de fios brancos e no reparo dos nutrientes, deixando os fios mais saudáveis.

Minerais

Os minerais também são extremamente importantes na nutrição dos cabelos, sendo essenciais para que os efeitos das vitaminas sejam potencializados no cabelo. O ferro, por exemplo, auxilia no crescimento dos fios e na absorção de todos os outros nutrientes. Além disso, o mineral ainda auxilia na melhora do transporte de oxigênio pela corrente sanguínea, favorecendo os folículos pilosos.

o caju é uma fruta rica em cobre, mineral importante para a saúde capilar
o caju é uma fruta rica em cobre, mineral importante para a saúde capilar

O magnésio também contribui de forma positiva na saúde capilar, evitando a calvície e queda de cabelo. Enquanto isso, o zinco garante o brilho e crescimento mais rápido dos fios.

Proteínas

Lembre-se que em conjunto com esses nutrientes, também é fundamental a ingestão de doses corretas de proteína, já que a estrutura dos cabelos é feita de queratina — um tipo de proteína.

Com isso, além de auxiliar nos tratamento anti quedas, a proteína também garante brilho e vitalidade aos fios.

Você encontra altas concentrações de proteína em alimentos como grãos, espinafre, brócolis, frango e carne vermelha.

Depois de conferir qual é a melhor vitamina para o cabelo e onde encontrá-la, você já pode modificar sua alimentação para ingerir mais nutrientes essenciais para  a saúde capilar.

Além disso, lembre-se de aumentar a ingestão de proteína e minerais, contribuindo para uma maior saúde dos fios e escolher cosméticos capilares que contem com essas vitaminas em sua composição, potencializando os tratamentos anti queda.