7 segredos para ter um cabelo comprido e lindo

o shampoo a seco proporciona um efeito matte no cabelo, removendo o brilho

Apesar de muitas mulheres atualmente optarem pelos cabelos curtos, o cabelo comprido continua sendo desejado por grande parte da população feminina. O problema, no entanto, é conseguir manter os fios compridos saudáveis e sem sinal de ressecamento ou pontas duplas. Esse desafio requer alguns cuidados e segredos específicos, que garantem um cabelo comprido e lindo por muito mais tempo.

Além de alguns hábitos, o descontrole nas glândulas sebáceas, alterações metabólicas e problemas de circulação sanguínea também afetam o crescimento do cabelo. Principalmente para quem sofre com caspa, seborreia e outras alterações no couro cabeludo, é importante manter uma rotina de cuidados especiais e consultar um tricologista regularmente para controlar os sintomas, que acabam ressecando e interferindo na qualidade dos fios, fazendo com que seja mais bonito mantê-los saudáveis e compridos.

confira no texto a seguir quais são os cuidados necessários para manter o cabelo comprido saudável e lindo
confira no texto a seguir quais são os cuidados necessários para manter o cabelo comprido saudável e lindo

Pensando em lhe auxiliar a cuidar e manter o cabelo comprido e lindo, separamos uma lista de segredos para você começar a seguir hoje mesmo! Veja logo abaixo.

7 segredos para ter um cabelo comprido e lindo

1- Corte o cabelo frequentemente

Embora pareça contraditório, para ter os cabelos sempre compridos e saudáveis é importante que você os corte com frequência. Afinal, o corte estimula o crescimento promovendo uma renovação dos fios, além de remover as pontas duplas, o que contribui para desacelerar o crescimento dos cabelos.

O ideal é cortar as pontas 1 vez por mês ou uma vez a cada 40 dias. No entanto, caso note que os fios estão com muitas pontas duplas, o ideal é cortar antes mesmo desse intervalo.

2- Faça hidratações frequentes

A hidratação capilar é um procedimento que repõe a água dos fios e também os nutrientes importantes para os cabelos como vitamina A, B, biotina, potássio, zinco e ferro. Nos casos do cabelo comprido, a hidratação é ainda mais importante, já que dificilmente a oleosidade natural da raiz consegue chegar até as pontas, devido ao comprimento muito grande.

Porém, vale ressaltar que na hora de hidratar e condicionar os fios, a máscara de hidratação e também condicionadores devem ser aplicados sempre do comprimento para baixo e nunca na raiz, a menos que haja alguma indicação para aplicar o produto no couro cabeludo.

Além do mais, também é importante usar máscaras específicas para o seu tipo de cabelo, e ter certeza de remover qualquer resíduo do produto dos fios, evitando que fiquem opacos e pesados.

De tempos em tempos, também é interessante investir em uma hidratação profunda ou uma hidratação feita em salões de beleza para garantir que os fios receberão todos os nutrientes necessários para que a fibra capilar continue saudável.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis 

3- Evite prender ou dormir com os cabelos molhados

Quando os cabelos estão molhados a tendência é que fiquem mais flexíveis, o que faz com que quebrem de forma mais fácil. Ou seja, dormir com os cabelos úmdios ou prendê-los depois do banho contribui para que quebrem e demorem mais a crescer, além de aumentar as chances de proliferação de fungos no couro cabeludo, o que pode até mesmo resultar em quadros de seborreia.

além de evitar prender os fios quando ainda estiverem molhados, prefira os palitos específicos para prender os cabelos ao invés de elásticos, já que assim as chances de quebrar os fios são menores
além de evitar prender os fios quando ainda estiverem molhados, prefira os palitos específicos para prender os cabelos ao invés de elásticos, já que assim as chances de quebrar os fios são menores

O ideal é lavar os cabelos sempre nas primeiras horas do dia para que sequem de forma natural.

Outra dica é prender os fios com palitos de plásticos próprios para isso, já que o item causa menos atrito e, consequentemente, um menor número de quebra dos fios.

4- Fique atento às necessidades do fio

Os cabelos estão em constante mudanças, e um produto que costumava ser ótimo para os seus fios, pode não ter mais o mesmo efeito de uma hora para outra. Isso acontece com shampoos, condicionadores e até mesmo máscara de hidrataçáo.

Isso pode ser explicado pois hidratar demais os cabelos com nutrientes que eles não precisam acaba deixando-os pesados.

Você pode até mesmo suar máscaras mais leves caso note que os fios estão bem hidratados e não há sinal de ressecamento e optar por hidratações mais intensas quando as pontas estiverem muito ressecadas.

5- Penteie o cabelo de forma correta

Desfazer os nós indo da raiz até as pontas contribui para que os fios fiquem ainda mais embaraçados, o que faz com que quebrem mais facilmente na hora de tirar todos os nós.

na hora de pentear os cabelos, use um pente adequado e comece sempre de baixo para cima, evitando assim a formação de mais nós
na hora de pentear os cabelos, use um pente adequado e comece sempre de baixo para cima, evitando assim a formação de mais nós

O ideal é que você sempre comece das pontas e vá subindo conforme for eliminando os nós de baixo. Caso for pentear os fios ainda molhados o cuidado deve ser ainda maior, já que os fios ficam mais elásticos e quebram mais facilmente.

6- Lave os fios de forma correta

Tomar banhos em temperaturas muito altas pode acabar danificando os fios, além de estimular as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade, o que aumenta as chances de caspa e seborreia. Com isso, a saúde do couro cabeludo fica comprometida, fazendo com que os cabelos caiam com uma facilidade maior.

A água fria, por sua vez, ajuda a fechar as cutículas capilares, dando mais brilho e evitando que os cabelos fiquem com aspecto escamado.

Também é essencial que você saiba escolher o shampoo correto para uso diário, deixando os shampoos com sulfato para serem aplicados apenas uma vez na semana, já que a substância pode acabar danificando os fios por ser muito agressiva. Contudo, é recomendado intercalar esse tipo de produto com o shampoo sulfate free, já que o sulfato ajuda a equilibrar o pH dos fios e elimina os resíduos de produtos acumulados no couro cabeludo durante a semana, quando usado corretamente.

7- Evite o estresse

O estresse não somente contribui para a queda de cabelo, mas impacta na saúde e também crescimento dos fios. Isso porque essa condição acaba interferindo no ciclo dos folículos pilosos, fazendo os cabelos caírem antes do que o normal.

A recomendação é que você durma melhor, pratique atividades físicas e faça atividades relaxantes como leituras e ioga, por exemplo.

Procurar ajuda profissional também pode ser uma excelente forma de tratar o estresse e cuidar dos cabelos, garantindo que estarão sempre compridos e saudáveis.

Viu como ter um cabelo comprido e lindo é mais fácil do que você imagina? Coloque as nossas dicas em prática e comece a cuidar dos seus cabelos hoje mesmo. Uma dica é consultar um terapeuta capilar para fazer uma análise do seu couro cabeludo e identificar possíveis doenças e problemas que atinjam a saúde dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍