7 erros que você comete ao usar tonalizante

É possível conseguir mais volume de acordo com a forma que você cuida e finaliza seu cabelo.

O tonalizante é um produto usado por muitas mulheres para cobrir os fios brancos ao chegar em certa idade, e não possui o poder de clarear as mechas, nem mesmo as mais claras. No entanto, o tonalizante também pode ser usado por mulheres que possuem alergia à amônia, já que o produto é livre deste componente, sendo menos agressivo comparado com a tintura normal. Embora seja de fácil aplicação, é comum que muitas pessoas cometam erros simples ao aplicar esse tipo de química no cabelo. Será que você conhece os erros que você comete ao usar tonalizante?

Apesar de ser livre de amônia, o tonalizante também é considerado um tipo de química e deve ser usado com cautela, já que pode danificar os cabelos quando a aplicação é feita da forma errada. Sabendo disso, você deve se atentar aos erros mais cometidos ao usar esse tipo de produto para evitá-los e prevenir seus cabelos de quaisquer danos.

Veja a seguir quais são os erros mais comuns ao usar tonalizante!

Quais são os 7 erros que você comete ao usar tonalizante e não sabia

1- Usar o produto para clarear os cabelos

Embora seja menos agressivo do que as colorações permanentes por ser livre de amônia, o tonalizante não possui o poder de clarear os cabelos. Ou seja, passar uma cor mais clara nos fios escuros não fará com que ele clareie, já que o propósito do produto é realçar a cor natural dos fios e cobrir uma pequena quantidade de fios brancos.

Para quem quer descolorir o cabelo, a melhor opção são as tinturas e produtos descolorantes.

Leia também Como descolorir o cabelo em casa sem ajuda?

2- Tentar corrigir algum erro de tintura com tonalizante

Imagine que você usou tinturas convencionais para tingir o cabelo e o resultado ficou longe do esperado. Para tentar arrumar, você decide passar um tonalizante por cima, já que ele não tem amônia e não agredirá tanto os fios, e percebe que grande parte do seu cabelo ficou manchado.

Como dito no início do texto, o tonalizante tem o propósito de realçar a cor, e não de tingir os cabelos como a tintura. Isso quer dizer que tentar consertar qualquer erro de coloração nos fios com o tonalizante deixará os cabelos ainda mais manchados, o que fará com que seja mais difícil arrumar o erro, além de contribuir para um maior ressecamento dos cabelos.

Nesses casos, é importante procurar ajuda de um profissional de confiança em um salão de beleza e nunca tentar arrumar uma cor que ficou manchada em casa. Do contrário, o resultado poderá ser irreversível.

3- Deixar o produto por mais tempo nos fios

Todos os produtos capilares possuem indicações de tempo em sua embalagem, mas é muito comum vermos mulheres que ignoram as instruções e deixam o produto por muito mais tempo nos fios.

Porém, por se tratar de uma química, deixar o tonalizante nos cabelos por mais tempo do que o indicado pode modificar a cor dos seus cabelos, já que quanto mais tempo o produto fica nos fios, mais tempo ele passa agindo.

Dessa forma, é essencial que você remova o tonalizante assim que atingir o tempo de aplicação indicado pelo fabricante para evitar danos à cor natural dos cabelos.

4- Não hidratar os cabelos antes e depois de usar o tonalizante

Todo procedimento químico deve ser feito apenas quando o cabelo estiver preparado para receber os produtos, mesmo aqueles que são considerados menos agressivo. Sabendo disso, invista em uma hidratação profunda nos cabelos 1 ou 2 dias antes da aplicação do tonalizante nos fios, e garanta uma boa hidratação 1 dia após a química. Isso fará com que as chances do seu cabelo ficar ressecado e com pontas duplas seja muito menor, além de garantir a nutrição necessária para a fibra capilar.

Você pode optar por máscaras de hidratação caseira, creme desmaia cabelo e até mesmo a glicerina, uma substância presente em vários produtos de hidratação capilar.

No entanto, caso opte por ela, é necessário tomar alguns cuidados para evitar o efeito reverso como não aplicá-la em dias de tempo seco ou deixar os cabelos sem umidade durante a hidratação.

5- Não tomar o devido cuidado com o tonalizante

Muitas mulheres acabam não tomando o cuidado necessário com o tonalizante por ele ser considerado um químico mais leve, o que faz com que muitas acreditem que ele exige menos cuidado do que a coloração. Contudo, manuseá-lo e aplicá-lo requer tanta atenção como uma tintura normal, e você deve ser as intruções do fabricante e fazer um teste de mecha para evitar reações alérgicas.

Vale lembrar que o tonalizante também pode deixar os cabelos manchados se não for aplicado da forma correta.

6- Usar o tonalizante para cobrir a raiz branca

Embora o tonalizante ajude a cobrir os fios brancos, ele não é capaz de cobrir mais do que 50% dos fios claros. Isso quer dizer que o tonalizante pode ser usado quando os fios brancos começam a aparecer, mas no momento em que ficarem muito visíveis, é importante usar produtos adequados como as tinturas tradicionais. Do contrário, muitos dos fios ficarão sem serem cobertos e o produto terá uma duração menor, o que fará com que você precise reaplicá-lo com muito mais frequência.

7- Misturar o tonalizante com tinturas permanentes

Você com certeza já escutou que misturar o tonalizante com tinturas facilita chegar no tom esperado. Porém, por terem composições diferentes, essa mistura não somente não proporciona o resultado esperado, como também pode acabar deixando os fios ressecados, quebradiços e manchados.

Entretanto, é possível misturar duas cores de tonalizantes diferentes para chegar na cor desejada, da mesma forma como misturar duas tinturas de cores diferentes não fará mal aos fios. A mistura de tons pode ser feita desde que use-se o mesmo tipo de produto.

Depois de ver quais são os 7 erros que você comete ao usar tonalizante, evite repeti-los sempre que for aplicar a química nos cabelos. Afinal, além de danificar a fibra capilar, muitos deles fazem com que a aplicação do produto seja ineficaz e você tenha que reaplicar o produto em intervalos menores ou até mesmo recorrer a um salão de beleza para consertar o erro..

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍