Glicerina no cabelo – Benefícios e como usar

glicerina no cabelo

A glicerina é um ingrediente presente em milhares de cosméticos, produtos de beleza e higiene pessoal. Atualmente, a substância tem sido bastante usada em sua forma pura para aplicar nos cabelos e alcançar uma hidratação mais potente. Mas você sabe como aplicar glicerina no cabelo de forma correta?

Além de auxiliar na hidratação dos cabelos, a glicerina ainda proporciona uma série de benefícios ao couro cabeludo como auxílio na redução do frizz e pontas duplas. E apesar do ingrediente ser facilmente encontrado em máscaras de hidratação, a sua aplicação mais concentrada nas mechas garante resultados mais intensos e melhores, excelentes para quem precisa de uma hidratação profunda nos cabelos.

Para que você conheça melhor a ação da glicerina nos fios, separamos algumas informações e dicas importantes sobre o assunto. Veja logo abaixo!

O que é glicerina?

A glicerina, conhecida também como glicol, é um álcool de açúcar com textura semelhante a de um xarope e tem cor amarelo claro, podendo também ser incolor.

a glicerina é um álcool de açúcar que pode ter a cor amarelada ou ser incolor
a glicerina é um álcool de açúcar que pode ter a cor amarelada ou ser incolor

Apesar de ser extraído de fontes naturais, algumas glicerinas possuem origem sintética. 

Benefícios da glicerina no cabelo

Hidratação

A glicerina possui poder de atrair a água, o que garante que os fios estarão sempre hidratados e longe do ressecamento. Em conjunto, ainda faz a umectação dos fios e lubrifica as mechas.

Aumenta a definição

Graças a sua ação umectante, a glicerina ainda define os fios e modela os cachos, e é considerada uma ótima maneira de manter os fios mais cacheados com uma aparência de cabelo saudável, promovendo também a hidratação. Afinal, esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado naturalmente.

Reduz o frizz

A glicerina ainda atua reduzindo o frizz enquanto diminui as pontas duplas e os fios quebradiços, graças às suas ações umectantes, lubrificantes e hidratantes.

Como potencializar os resultados da glicerina no cabelo?

Por atrair a água para os fios, a glicerina deve ser usada preferencialmente em dias úmidos e chuvosos, garantindo que a hidratação seja ainda mais intensa. 

Nos dias mais quentes e secos você ainda pode usar a glicerina com produtos a base de água.

A glicerina no cabelo é prejudicial?

Desde que usada com produtos a base de água ou em dias mais úmidos, e apenas no comprimento, a glicerina só traz benefícios para os cabelos. No entanto, quando aplicada diretamente na raiz capilar, a substância aumenta a oleosidade e causa irritação, podendo levar a quadros de caspa e até mesmo queda de cabelo.

Quantas vezes usar a glicerina nos fios?

A recomendação é que a substância seja aplicada nos cabelos pelo menos 1 vez por semana, junto com a hidratação. Nesses casos você pode até mesmo adicionar a glicerina em receitas caseiras, sendo muito comum principalmente em creme desmaia cabelo.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis

Como usar glicerina no cabelo?

Passo 1

A glicerina normalmente é usada em receitas de máscaras caseiras, não sendo indicada a aplicação da glicerina pura e sozinha nos fios. Isso porque a substância poderia acabar roubando a umidade de dentro da fibra capilar, deixando os cabelos ressecados, já que tem poder de atrair a água.

para aplicar a glicerina nos cabelos é necessário dissolvê-la em água ou máscara de hidratação

Dessa forma, o ideal é misturar 2 colheres de sopa de máscara de hidratação com 1 tampinha de glicerina e aplicar nos cabelos lavados com shampoo e ainda úmidos. Nessa etapa você pode usar um pincel ou pente para ajudar a mistura a chegar em todos os fios, evitando ao máximo o couro cabeludo.

Caso opte pelo pente, passe pelos cabelos vagarosamente para não quebrá-los, já que ao estarem molhados a tendência é que fiquem mais elásticos e quebradiços.

Depois de aplicar em todo o cabelo, borrife um pouco de água e coloque uma touca para manter a umidade da máscaras. Borrifar água é importante para garantir que a glicerina não removerá a umidade dos fios, agindo para que os cabelos retenham um teor de água maior.

Deixe descansar por 25 minutos e enxágue com água fria, finalizando com um condicionador para selar as cutículas e garantir que os benefícios da glicerina fiquem dentro da fibra capilar.

Glicerina com babosa e mel

Como a babosa e o mel são ricos em propriedades hidratantes, adicionar a glicerina em conjunto com esses ingredientes potencializa a hidratação e é uma forma excelente de recuperar fios danificados.

Para fazer a receita, mistura 2 colheres de sopa de máscara de hidratação com 1 colher do gel da babosa, 1 tampinha de glicerina e 1 colher de sopa de mel. Aplique nos cabelos ainda úmidos e lavados com shampoo, deixando agir por 30 minutos. 

Enxágue em seguida e finalize com um condicionador.

Contraindicações da glicerina

A glicerina não é indicada para dias muito secos, já que com a falta de umidade no ambiente ela buscará a umidade de dentro do fio, causando um efeito reverso e deixando os cabelos ressecados.

Além disso, indivíduos com alergia à substância devem evitar o seu uso, e é sempre importante fazer um teste na nuca para verificar uma possível reação alérgica antes de usar a glicerina.

aplicar a glicerina nos cabelos sem diluí-la pode ressecar os fios

O ingrediente também não deve ser usado nos cabelos sem ser diluído em água ou máscara de hidratação, já que dessa forma a substância também poderia roubar a umidade do interior dos cabelos.

Uma dica é sempre borrifar água nas mechas depois de aplicar a máscara de hidratação com glicerina, de uma forma que garanta que a substância terá umidade o suficiente para não precisar roubar a água dos fios.

Viu como aplicar glicerina no cabelo pode ser uma excelente maneira de hidratar, lubrificar e umectar os fios ressecados? Caso tenha passado por algum procedimento químico como tinturas e alisamentos como relaxamento e progressiva, você pode usar a glicerina para fazer uma reconstrução capilar, tendo o cuidado de evitar dias muito secos e não aplicar a substância no couro cabeludo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍