Faz mal usar gel no cabelo?

usar gel no cabelo

Um dos produtos mais famosos entre o sexo masculino é o gel de cabelo, usado principalmente para modelar os fios e deixá-los no lugar. Por deixar um aspecto de cabelo molhado, muitos homens começaram a recorrer a produtos similares como a cera e a pomada, que apesar de modelar o penteado não deixam o aspecto de ter acabado de sair do banho. Muitos homens que fazem o uso do produto, no entanto, possuem dúvidas se o faz mal usar gel no cabelo e como aplicar da forma correta.

Apesar de muitos especialistas afirmarem que o gel no cabelo pode danificar a fibra e bulbo capilar, é importante saber como o produto age no couro cabeludo e analisar a melhor forma de usá-lo. Isso porque, apesar de poder danificar a fibra capilar, usando o produto da forma adequada não há grandes problemas para a saúde dos cabelos.

Para que você entenda melhor como ele age nos fios, separamos um post super completo explicando detalhadamente a ação do gel no couro cabeludo. Veja logo abaixo!

Faz mal usar gel no cabelo?

Quando o gel é usado em excesso pode ressecar os bulbos capilares e acabar impedindo que os nutrientes cheguem até a raiz dos cabelos. Com isso, os fios ficam quebradiços e enfraquecidos.

como grande parte dos géis usam álcool na composição, a maioria acaba ressecando os cabelos e agredindo a fibra capilar
como grande parte dos géis usam álcool na composição, a maioria acaba ressecando os cabelos e agredindo a fibra capilar

Isso acontece porque grande parte dos géis possuem álcool na composição, tornando-o um produto bastante agressivo para o uso diário. Além do mais, dormir com os produtos nos cabelos também pode piorar o quadro de ressecamento, deixando os fios ainda mais frágeis e quebradiços.

Contudo, usá-lo esporadicamente em conjunto com uma rotina de hidratação não apresenta grandes riscos à saúde capilar.

Todos podem usar o gel no cabelo?

O gel capilar deve ser evitado principalmente por quem tem alergia ao álcool ou outro componente da fórmula. Pacientes com caspa ou seborreia também devem evitar o produto, que pode piorar as irritações e coceiras no couro cabeludo, além de deixar a raiz do cabelo mais oleosa e úmida.

Quais os benefícios em usar gel no cabelo?

O gel é uma excelente forma de deixar o penteado no lugar mesmo quando você se movimenta constantemente, já que deixa os fios mais endurecidos e difíceis de se soltarem.

Apesar de ser usado na maioria das vezes por homens, algumas mulheres fazem o uso do produto em decorrência da profissão, como são os casos de bailarinas e dançarinas profissionais.

Como evitar que o gel danifique o cabelo?

Como dissemos no início do texto, o gel danifica os cabelos apenas quando usado em excesso ou quando você não faz a remoção correta dos produtos. A melhor forma de evitar que o gel danifique os fios é apostando em uma hidratação semanal, garantindo a nutrição e reposição de água necessária para que os cabelos estejam sempre saudáveis.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis

Uma alternativa é usar o gel apenas em ocasiões mais específicas, como junto com traje esporte fino que demanda um penteado mais arrumado.

para evitar o ressecamento dos fios, prefira usar o gel em ocasiões especiais que demandam um cabelo mais comportado
para evitar o ressecamento dos fios, prefira usar o gel em ocasiões especiais que demandam um cabelo mais comportado

Outra dica é levar em conta o seu tipo de cabelo na hora de aplicar o gel. Caso você tenha fios mais ressecados, opte por um fixador menos agressivo como a pomada, por exemplo. Já se tiver mechas mais oleosas, o uso pode ser feito, desde que com cautela.

Posso substituir o gel?

O gel pode ser substituído por vários outros produtos menos agressivos, mas é importante sempre olhar nos ingredientes de qualquer produto capilar para garantir que nenhum deles faz o uso de álcool na composição.

Pomada para cabelos

A pomada é uma excelente opção para cabelos secos, já que sua maioria é feita à base de óleo e possui textura mais leve, sendo capaz de deixar o penteado no lugar sem aquele aspecto de fios molhados.

No entanto, quem tem cabelo oleoso também pode usar o produto, desde que prefira as versões à base de água e não aplique o produto em excesso.

Cera

Já a cera possui a consistência mais seca, excelente para fixar penteados em cabelos mais finos e longos. Normalmente não possui o mesmo poder de fixação da pomada, sendo indicada principalmente para deixar o visual mais despojado com visuais de cabelos bagunçados.

Leia também Qual a diferença entre a cera e a pomada para cabelo?

Como usar gel no cabelo?

Passo 1: escolha o tipo do gel

Antes de aplicar o produto nos cabelos é importante que você escolha quais dos tipos de géis usar de acordo com o tipo de penteado que você deseja fazer e seu tipo de cabelo. No mercado é possível encontrar 3 tipos de géis diferentes:

  • gel leve em espuma: ideal para visuais mais bagunçados;
  • gel de média fixação: indicado para penteados com fios mais espetados;
  • gel mais denso: deixa um efeito de cabelo molhado e bem fixado durante todo o dia.

Passo 2: escolha o tipo de penteado

O gel deve ser usado com as pontas dos dedos em quantidades pequenas. Para cabelos mais arrumados você ainda pode usar o auxílio de um pente para dividir os fios ao meio ou penteá-los para uma das laterais.

para fazer um penteado com fios espetados, coloque um pouco de gel nas pontas dos dedos e puxe os cabelos para cima
para fazer um penteado com fios espetados, coloque um pouco de gel nas pontas dos dedos e puxe os cabelos para cima

Para dar o efeito de cabelos mais espetados, aplique o gel nos fios e bagunce os cabelos para cima e para frente, fazendo um movimento que puxe os fios para fora. Depois de seco, aplique mais um pouco do gel em cada uma das mechas que ficaram espetadas para reforçar a fixação.

Já para quem quer deixar os cabelos com um efeito mais bagunçado, pode aplicar o gel nos fios e com as pontas dos dedos jogar os cabelos para direções diferentes para dar um ar mais moderno.

Tenha cuidado na hora de colocar a quantidade de gel nos cabelos, já que aplicar muito produto pode deixá-los com aspecto artificial e duro. Você ainda pode usar fazer um cowashing antes de aplicar o produto para garantir menos chances de ressecamento.

Depois de conferir se faz mal usar gel no cabelo ou não, tome todos os cuidados necessários na hora de aplicar o produto nas mechas. Quando usado da forma correta, o gel pode ser uma excelente alternativa para quem gosta de penteados mais arrumados e com um efeito de fios molhados, além de visuais mais modernos com cabelos espetados e bagunçados.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍