Henê no Cabelo: o que é e como usar

henê no cabelo

O henê tem sido bastante usado por mulheres que desejam ter os cabelos pretos e lisos sem ter que recorrer a químicas mais agressivas como a progressiva. Embora o cosmético consiga cobrir alguns fios brancos, ele não é eficaz para disfarçar cabelos que já estão grisalhos e é fundamental que você saiba a forma ideal de aplicar henê no cabelo para evitar resultados indesejados. Afinal, o produto trata-se de uma química e deve ser usado com cautela.

Apesar de ser popularmente conhecido na cor preta, o henê também pode ser encontrado em tons de vermelho, castanho e incolor. Entretanto, diversas mulheres que tiveram a experiência com essas cores relataram que o produto acabou deixando os fios pretos, além de não possuir uma eficácia tão grande no alisamento.

Para entender melhor o que é henê e como aplicá-lo nos fios, separamos um post completo sobre o assunto que tirará todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

O que é henê?

O henê é um cosmético usado para alisar, colorir e hidratar os fios e pode ter consistência cremosa, em gel ou até mesmo pó. O produto foi uma das primeiras fórmulas aprovadas no Brasil e já está no mercado há aproximadamente 50 anos. 

o henê foi uma das primeiras formulações aprovadas no Brasil e tem o objetivo de deixar os fios mais pretos e lisos
o henê foi uma das primeiras formulações aprovadas no Brasil e tem o objetivo de deixar os fios mais pretos e lisos

Apesar da maioria dos alisamentos agirem instantaneamente, o henê tem efeito cumulativo que pode demorar até 4 aplicações para aparecer. Além de alisar os fios, a química ainda deixa os cabelos mais pretos e brilhantes, sem interferir na estrutura interior da fibra capilar.

Quais são as desvantagens de aplicar henê no cabelo?

O henê é incompatível com outros alisamentos, descolorações e tinturas, e só deve ser usado por pessoas que não têm o costume de mudar o visual com muita frequência. Isso porque aplicar outras químicas por cima do henê pode deixar os fios quebradiços e fazê-los cair.

Existe contra indicação para o henê?

O henê não deve ser usado por gestantes ou indivíduos que fazem o uso de antidepressivos.

Como aplicar henê no cabelo

Normalmente, o henê é aplicado uma vez por semana até atingir o alisamento desejado e pode ser facilmente aplicado em casa, desde que se siga as orientações do fabricante. Enquanto os henês em gel são prontos para serem usados, os em pó precisam ser misturados com creme hidratantes na cor branca nas proporções indicadas na embalagem ou apenas com água, dependendo da marca escolhida.

Depois de dissolver o produto, caso necessário, aplique o henê nos fios secos mecha por mecha usando um pente pra se certificar de que todo o cabelo foi envolvido pela química. Cubra os fios com uma touca e deixe agir por aproximadamente 60 minutos, ou de acordo com o tempo indicado por cada embalagem.

Depois desse tempo, remova o produto com água e lave com shampoo em seguida para se certificar de que nenhum rastro do produto ficou na raiz do cabelo. Feito isso, finalize com um condicionador e espere os fios secarem naturalmente.

Como escolher o henê ideal

No mercado você encontra 3 tipos diferentes de henê, sendo eles:

  • henê rená: indicado para fios frágeis e finos, mas pode ser usado por qualquer tipo de cabelo;
  • henê médio: o mais popular, é indicado para cabelos finos e médios por ser um pouco mais forte do que o anterior;
  • henê forte: esse tipo de henê deve ser usado apenas por quem tem cabelos grossos e resistentes, e aplicá-lo em fios médios e finos pode causar a quebra e queda dos cabelos. 

É necessário fazer algum teste antes de aplicar o henê?

É importante que você faça o teste do toque e da mecha para se certificar de que poderá usar o produto sem riscos à saúde e sem deixar os fios ressecados e porosos.

Teste do toque

Para esse teste, aplique um pouco da química no seu antebraço e atrás da orelha, deixando agir por 60 minutos. Lave o local e aguarde pelo menos 24 horas. Caso note irritações, coceiras na pele ou ardência, o produto não deve ser usado.

Teste da mecha

Assim como em qualquer outra química que será aplicada nos fios, é importante fazer o teste da mecha, que nada mais é do que aplicar o produto em uma mecha da nuca e deixar agir normalmente. Em seguida, basta lavar e avaliar se o cabelo ficou com frizz, quebradiço, com pontas duplas, elástico, poroso ou qualquer outra aparência estranha.

aplicar o henê no cabelo sem fazer o teste da mecha antes pode fazer com que os fios quebrem e caiam
aplicar o henê no cabelo sem fazer o teste da mecha antes pode fazer com que os fios quebrem e caiam

Caso os fios fiquem com a aparência normal, você pode usar o produto sem preocupações. Do contrário, evite a química.

Qual o intervalo do retoque do henê?

O henê deve ser aplicado novamente a cada 6 ou 8 semanas após o resultado desejado, retocando apenas a raiz e evitando que o produto entre em contato com as pontas. Uma dica é aplicar óleo de coco ou azeite no comprimento dos cabelos a fim de evitar que eles ressequem durante a aplicação.

Fios lisos podem usar henê?

Apesar de ser possível usar henê para deixar os cabelos mais pretos quando os fios já são lisos, o mais indicado é aplicar tonalizantes ou tinturas, já que o objetivo principal do henê é alisar as mechas e não apenas deixar os cabelos mais pretos.

Por se tratar de uma química, aplicá-la sem necessidade pode causar uma agressão desnecessária nos fios, que pode ser evitada ao usar os produtos corretos.

Leia também 7 erros que você comete ao usar tonalizante

Agora que você viu como aplicar o henê no cabelo e para o que a química serve, já pode começar a alisar os fios em casa e deixá-los ainda mais pretos. Caso seus cabelos estejam danificados e ressecados, faça uma hidratação profunda antes de aplicar o henê para garantir que a saúde da fibra capilar não seja afetada. Lembre-se que não é recomendado aplicar henê no cabelo se os seus fios já tiverem outro tipo de química como progressiva, tonalizantes e tinturas.

PROMOÇÃO RELÂMPAGO

Use o CUPOM CAPILA15OFF no checkout e ganhe 15% de desconto em todos os produtos Capila Care por tempo limitado. Use Já!

 
 

Deixe uma resposta