Tudo o que você precisa saber sobre o Henê para os cabelos

Henê no Cabelo: o que é e como usar

Usado a mais de cinquenta anos no Brasil o henê é um produto cosmético que serve para tratamento capilar e que faz bastante sucesso. Apesar de ser cercado de muitos mitos e verdades ele é permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que garante que não traz nenhum risco para a saúde das brasileiras.

Para quem ama ter um visual com o cabelo preto e liso o henê vem como uma boa opção de tratamento

O henê pode ser encontrado em forma de pó, bisnaga ou gel e serve como um alisante que também hidrata e colore os fios. Ele é a escolha perfeita para quem ama cabelos bem pretos e lisos, já que a cor preta é sua melhor opção de tintura.

Quem não gosta de preto ainda pode apostar no henê?

Até existem hoje no mercado opções incolores, que prometem dar o efeito alisante sem que modifiquem a cor natural do seu cabelo e talvez sejam uma boa opção para aquelas que não se sentem seguras ainda para investir no cabelo preto.

Isso porque o henê é um produto químico não compatível com outros produtos químicos, o que faz com que seja necessário pensar com calma antes de partir para a aplicação.

Roupas e Acessórios femininos

Com o passar das aplicações seu cabelo irá ficar bem escuro e brilhante, porém, caso queira se ver livre do produto e da cor preta irá precisar passar pela transição capilar.

Benefícios do Henê para os cabelos
Henê: vale a pena usar?

Opções como castanho escuro e vermelho também podem ser encontradas, mas seu efeito alisante é bem mais leve e muitos relatos de quem utilizou essas opções contam que com o tempo os fios acabam ficando escuros e se aproximando do preto. Ao final, o henê acaba mesmo sendo uma boa opção para quem curte esse visual.

Quanto tempo demora para cumprir o que promete?

Por não ser compatível com outros agentes químicos é impossível fazer tratamentos para pintar ou alisar o cabelo depois do henê. Ao contrário dessas aplicações mais comuns nos salões, que transformam seus fios desde o interior, o henê é um agente externo e que cria uma capa de proteção nos fios.

Seu efeito alisante demora algumas aplicações para ficar completamente perceptível, sendo que pode começar a ser notada lá pela quarta, mas vai ficar mais próxima mesmo do efeito que espera apenas na décima aplicação.

A demora para sentir os efeitos pode variar de cabelo para cabelo, já que fios mais cacheados, por exemplo, irão demorar mais para ficarem completamente lisos.

Pela demora para chegar ao resultado esperado é preciso ter bastante paciência na hora de usar, mas depois que ele alcança o efeito que promete apenas o crescimento natural do cabelo vai tirar os efeitos do produto da sua cabeça.

Qualquer um pode usar?

O produto pode ser usado por qualquer pessoa e em qualquer tipo de cabelo. Apesar de ser um alisante ele pode ser usado por pessoas com cabelo liso também, já que um dos efeitos que causa é o controle do frizz, aumento do brilho e, claro, a pintura do cabelo para uma cor preta e forte.

São incríveis os resultados da aplicação do Henê nos cabelos
Henê nos cabelos

Se você tiver passado por algum tratamento capilar químico recentemente, como progressivas ou tinturas, é recomendado que espere pelo menos trinta dias até começar as aplicações do henê. O seu principal componente, o pirogalol, não é compatível com muitos dos componentes de outros tratamentos, por isso fique sempre atenta.

Depois que começar a usar não preciso mais me preocupar! Ou será que não?

Por não ser compatível com a maioria dos outros tratamentos capilares muitas acreditam que depois de começar as aplicações do henê não precisam de mais nada. Mas isso não significa que ele mesmo não precise de cuidados.

Um dos objetivos do henê é hidratar o seu cabelo, entretanto, ele não deixa de ser um tratamento agressivo no fio e que sem os devidos cuidados pode os deixar quebradiços, secos e opacos.

Por isso é essencial que se mantenha uma rotina de hidratações, reconstruções capilares e nutrição dos fios com os nutrientes que ele precisa para estar sempre forte e bonito.

Ficar de olho nos componentes dos produtos que vai usar para essa rotina é importante também. Como dito antes, o henê acaba não sendo compatível com muitos dos produtos do mercado, e o ácido pirogalol, cobre e outros ferros que existem nele, podem ter reações negativas ou se cancelarem com outros componentes dependendo do produto que usar.

Por isso é importante que pesquise bem sobre as reações dos componentes e quais produtos funcionam melhor com o henê. Mas não deixe de cuidar e hidratar o seu cabelo! O efeito desse tratamento é duradouro, mas precisa de uma forcinha para continuar no seu melhor.

Como se usa o henê?

Antes de começar a aplicação é importante que seus cabelos estejam limpos. Depois de lavados separe os fios em várias mechas e os prenda. Em seguida passe um creme para proteger a área da pele que pode acabar entrando em contato com o produto, como orelhas, testa e nuca.

Deixa uma toalha ou capa sobre os seus ombros, garantindo que está bem posicionada para proteger seu corpo e roupas de entrar em contato com o henê. Em seguida, usando luvas nas mãos, comece a aplicar o produto em cada mecha usando de um pincel.

A versão do produto em gel já vem pronta para o uso e não precisa de nenhum tipo de mistura. Basta apenas aplicar no cabelo, deixar agir pelo tempo que é descrito na embalagem e então retirar ao final dele.

Já a versão em pó pode ser misturada com hidratante da cor branca. Coloque a quantidade de hidratante pedido nas orientações do henê, misturando bem os dois produtos e então fazendo a aplicação normalmente.

Cuidados ao usar o Henê nos cabelos
Como usar Henê: passo a passo

Algumas versões do pó também podem ser misturadas com água e seguem a mesma linha da com o hidratante.

Quais os principais cuidados que se deve tomar na hora de usar?

Antes de aplicar o henê por todo o cabelo é essencial que você faça dois testes: o de toque e o de mecha.

Eles são importantes para garantir que você não possui alergia a nenhum componente químico do tratamento e que ele também não vai fazer mal para o seu cabelo.

No teste de toque você vai aplicar uma pequena quantidade do henê no antebraço e na área atrás da orelha e deixar ele agir por uma hora.

Depois desse tempo lave bem as duas regiões e fique de olho para ver se sua pele não ficou avermelhada, ardendo ou irritada pelas próximas 24h.

Caso você perceba qualquer alteração NÃO USE o produto! Mas, se nenhum sinal de problema surgir pode partir para o segundo teste.

O teste de mecha é o mesmo necessário para qualquer tratamento capilar que você queira se aventurar. Nele você vai colocar o produto como se realmente fosse começar a aplicação completa em apenas uma mecha do cabelo, de preferência na área da nuca.

Deixe agir pelo tempo pedido na embalagem e então enxágue os fios. Se eles não ficarem elásticos, porosos ou quebradiços é sinal de que pode ir em frente.