O que é tricologia do cabelo e terapia capilar?

Ao longo dos anos, quem dirá dos séculos, o cabelo deixou de ter como única função de proteção, se transformando dessa maneira, como símbolo de status, beleza, poder e força.

Toda e qualquer pessoa, independente da idade e sexo se preocupa com o cabelo, já que eles são considerados como o “cartão de visita” de alguém. E atualmente são inúmeros os agentes que agridem os fios diariamente, como exposição solar, poluição, procedimentos químicos (alteração de textura, colorações e descolorações), excesso de umidade, processos mecânicos (secador, chapinha, babyliss) e dentre outros vilões da saúde capilar.

Por este motivo, é de grande importância colocar em pratica alguns cuidados especializados para reparar os danos causados no dia a dia.

Roupas e Acessórios femininos

A Tricologia

Atualmente, existe especialização para diferentes áreas da saúde e sim, existe um profissional especialista nas afecções do couro cabeludo, fios de cabelo e barba.

Desta forma, se você apresenta algum tipo de problema relacionado, como excesso de oleosidade, caspa, seborreia, queda de cabelo, alopecia ou outras enfermidades, saiba que você pode recorrer ao tricologista ou terapeuta capilar.

Tricologia Capilar X Terapeuta Capilar
Tricologia Capilar X Terapeuta Capilar

A tricologia é o ramo da medicina que trata de pelos e cabelos, contemplando profissionais ligados a esta ciência, como médicos, nutricionistas, farmacêuticos, cosmetólogos, biólogos e químicos, tendo como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética a fim de proporcionar o diagnóstico das afecções do couro cabeludo, dos fios e até da barba.

Quem é o Tricologista Capilar?

O profissional especializado em fios é denominado de tricologista, sendo este o responsável de investigar a partir de uma anamnese completa, obter informações sobre a atual situação do couro cabeludo e cabelo, para posteriormente indicar os devido exames complementar, para finalmente o diagnóstico.

Tricologia Capilar: Diagnóstico sobre queda capilar feito por um tricologista
Tricologia Capilar: Diagnóstico sobre queda capilar feito por um tricologista

Como exame rotineiro utilizado por parte dos tricologistas destaca-se o tricoscópio digital, um equipamento que analisa, dentre outros índices, o percentual de oleosidade e hidratação do couro cabeludo. Desta forma, sempre é realizado um exame preliminar, o qual deve ser aplicado individualmente, já que cada paciente apresenta particularidades, as quais devem ser destacadas para a escolha do melhor tratamento.

Tendo em mãos o diagnóstico preliminar, o tricologista segue para o próximo passo, o planejamento do tratamento capilar individualizado. E para colocar em prática o tratamento prescrito, este dispõe do auxílio de outro profissional, o chamado terapeuta capilar, o qual irá os procedimentos e intervenções indicadas para o caso em questão.

A terapia Capilar

A terapia capilar é um tratamento cosmético desenvolvido com a finalidade de manter a saúde tanto do cabelo quanto do couro cabeludo, e tem como objetivo controlar o pH do couro cabeludo, prevenção e tratamento da queda, controle da oleosidade e seborreia.

A mesma deve ser recomendada por um especialista como tricologista ou seu dermatologista, no entanto sabemos que no dia a dia diversos salões tem suas próprias linhas de terapia capilar. 

Soluções Recomendadas pelo Tricologista

Dentre os métodos prescritos pelo tricologista e aplicados pelo terapeuta capilar, incluem:

  • Fisioterapia: Tratamento constitui-se de técnicas manuais para estimular a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.
  • Carboxiterapia: Este tratamento é constituído da aplicação de gás carbônico na derme, a segunda camada da pele. Tal técnica melhora a circulação sanguínea local, estimula o crescimento dos folículos pilosos.
  • Argiloterapia: tratamento que tem como base o uso de argilas, as quais são rochas sedimentares compostas por diferentes minerais, tendo ação anti-inflamatória, analgésica, refrescante, descongestionante, cicatrizante, antibiótica, desintoxicante, antisséptica, fortalecedora e emoliente. As argilas mais indicadas para o tratamento capilar são as verdes e as brancas, sendo esta primeira a mais completa entre as argilas terrosas por conter maior diversidade de elementos.
  • Aromaterapia: Os óleos essenciais têm princípios ativos que podem resultar no bem-estar, relaxamento e na prevenção de inúmeras doenças. Tais princípios atuam sobre o sistema linfático, digestivo, imunológico, cardiovascular, respiratório, genitourinário, além, é claro, da pele com efeitos estéticos.
  • Laserterapia: O laser de baixa frequência ou o laser frio atuam com a fotobioestimulação, sendo o mais utilizado para fim capilar é o laser de diodo. A luz penetra no local a ser tratado, atinge as células e estimula o seu metabolismo. São recomendadas pelo menos 3 sessões por semana em um períodos de 3 a 6 meses para que os efeitos sejam observados.
  • Eletroterapia: Na estética capilar, apresenta efeitos para com a higienização, nutrição, umectação e estimulação do couro cabeludo. O vapor de ozônio é indicado para seborreia, tendo ação bactericida e antissépica. Ainda, melhora a oxigenação celular, hidratação e emoliência da cama córnea do couro cabeludo.
  • Microagulhamento: Este tratamento é realizado com um pequeno rolo que possui inúmeras microagulhas, que ao deslizar pela pele são ocasionadas pequenas perfurações com a finalidade de reativar as estruturas do sistema responsável pelo crescimento do cabelo, que teve seu funcionamento comprometido. É uma alternativa para casos em que ainda existe raiz do cabelo, mas que apresenta crescimento ineficaz dos fios. Nota-se melhora de 30% em pelo menos 3 sessões com intervalo de 1 mês cada.

Além de realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento, o tricologista é o profissional que irá orientar o paciente sobre as necessárias mudanças de hábitos para obter melhores resultados, que dentre elas incluem: boa noite de sono, realização de atividade física (evitar o sedentarismo), alimentação balanceada e equilibrada, substituição de determinados cosméticos (xampus, cremes, máscaras, etc.).

OS alimentos acima ajudam no controle e manutenção de fios sedosos, fortes e brilhantes
Os alimentos acima ajudam no controle e manutenção de fios sedosos, fortes e brilhantes

Desta forma, na maioria dos casos, o tricologista atua com uma equipe multidisciplinar para acelerar ou aumentar a eficácia do tratamento. Assim, médicos de outras especialidades podem ser adicionados ao tratamento, como psicólogos, nutricionistas, fitoterapeutas e outros.

De acordo com especialistas, o estilo de vida das pessoas influi e muito. Quem pratica atividades físicas e se alimenta de forma saudável, sem dúvidas, responde melhor ao tratamento quando comparada com pessoas que não apresentam este estilo de vida, ou seja, sedentarismo. O emocional é outro ponto de suma importância.

Doenças que são tratadas pela Tricologia Capilar

Estas são algumas das enfermidades que são tratadas pela tricologia:

  • Psoríase;
  • Alopecia Areata;
  • Nutrição capilar;
  • Anti-Aging Capilar;
  • Caspa e seborreia;
  • Excesso de oleosidade;
  • Recuperação de fios danificados;
  • Pruridos (coceira no couro cabeludo);
  • Eflúvios telógenos, anágenos e outros;
  • Alopecia androgenética (calvície masculina e feminina).