devido as variações hormonais no pós-parto, é comum que a nova mamãe sofra com uma pequena perda de cabelo

Por que o cabelo da mãe cai depois do parto?

Uma das queixas mais comuns de mães que acabaram de ter seus bebês é a queda de cabelo durante o período inicial da amamentação. Embora algumas mães possam notar esse problema depois de 2 meses do parto, alguma sofrem com a queda de cabelo logo que o bebê nasce. Mas você sabe por que o cabelo da mãe cai depois do parto?

Nos primeiros meses de vida do bebê, muitas mães de primeira viagem se assustam com a quantidade de cabelo que começam a perder. Apesar de ser algo normal, a queda capilar intensa durante esse período é algo que não somente assusta, mas pode incomodar muitas mulheres.

Confira a seguir porque acontece a perda dos fios durante o período pós-parto e como reverter a situação.

Por que o cabelo da mãe cai depois do parto?

Logo que a mãe ganha o bebê, inicia-se uma inflamação aguda dos folículos capilares que pode ser desencadeada por dois motivos diferentes.

Roupas e Acessórios femininos

O primeiro é a queda brusca na produção de determinados hormônios, já que durante a gravidez o organismo feminino produz progesterona e estrógeno em quantidades acima do que o normal em comparação com mulheres que não estão passando por uma gestação.

depois do parto a mulher acaba sofrendo diversas variações hormonais, que contribuem para uma maior queda de cabelo
depois do parto a mulher acaba sofrendo diversas variações hormonais, que contribuem para uma maior queda de cabelo

Após o parto, a nova mamãe sofre uma diminuição súbita na concentração desses hormônio, que levam até 3 meses para voltar aos níveis normais. Por ser muito influenciado pelos hormônios, o ciclo capilar acaba sofrendo um desequilíbrio, resultando na queda de cabelo no pós-parto.

Uma outra razão para isso acontecer é o estresse cirúrgico em mães que passam por uma cesárea. Esse estresse é uma reação comum em todo tipo de operação invasiva, e a perda de cabelo dá-se pelo procedimento e também pelos medicamentos como anestésicos.

Uma terceira situação que acaba sendo bastante recorrente é uma anemia que pode ser ocasionada por possíveis sangramentos durante o nascimento do bebê, depressão pós-parto e alterações na tireoide.

Quando os cabelos da mãe começam a cair no pós parto?

De modo geral, os cabelos da mulher que está passando pelo pós-parto começam a cair nos primeiros 3 meses depois da chegada do bebê, e pode se estender por até 2 meses. Porém, em algumas mulheres, esse processo acaba acontece depois dos primeiros 3 meses.

A intensidade do problema e tempo de duração variam de acordo com cada mulher e organismo.

Como cuidar da queda de cabelo pós-parto?

Embora cada caso deva ser analisado individualmente para um diagnóstico mais preciso, o tratamento muitas vezes envolve suplementos alimentares, remédios anti-inflamatórios e até mesmo o uso de cosméticos anti queda.

a manga é uma fruta rica em vitamina A, e deve ser ingerida durante essa fase para melhorar a queda capilar
a manga é uma fruta rica em vitamina A, e deve ser ingerida durante essa fase para melhorar a queda capilar

Além disso, é importante que a mãe ingira alimentos ricos em vitamina A, biotina, vitamina E e outras vitaminas para queda de cabelo.

Você pode optar por usar cosméticos ricos em nutrientes essenciais para a saúde do cabelo para potencializar os tratamentos antiqueda, além de evitar usar muita química como tinturas, alisamentos e chapinha durante esse período.

Como cuidar do cabelo durante a gravidez?

Cuidar dos cabelos durante  os 9 meses pode ser uma forma de prepará-los para o período do pós-parto. Assim, durante a chegada do bebê, a tendência é que os fios caiam menos e fiquem menos quebradiços e fracos.

Baixar a temperatura do secador, pentear os cabelos com delicadeza, evitar usar penteados muito presos e evitar usar a chapinha frequentemente são algumas atitudes que evitam que você puxe cabelo diariamente ou que o exponha a um calor muito alto. Com isso, a saúde dos fios não é tão afetada.

Depois de quanto tempo os cabelos voltam ao normal?

De modo geral, a situação se normaliza em cerca de 6 meses após o nascimento do bebê.

Além da diminuição da queda, algumas mulheres podem notar uma mudança no formato os fios. Isto é: aquelas que tinha o cabelo muito liso, podem notar fios mais ondulados. 

Esse fenômeno acontece devido às mudanças hormonais, e não acontece em todas as mulheres que tiveram bebês.

Quanto o cabelo da mãe cai depois do parto?

Enquanto um adulto perde em média 100 fios diariamente, uma mulher que está passando pelo pós-parto tende a perder até 500 fios por dia. Mas não precisa se preocupar, embora possa parecer uma quantidade muito alta, não é o suficiente para lhe deixar sem cabelo.

Fique atenta se a perda prosseguir além dos 6 meses ou se você encontrar falhas no couro cabeludo. Nesses casos, você deve procurar um tricologista para identificar qual o problema, que pode ser, além do stress e queda hormonal do pós-parto:

  • anemia;
  • disfunção da tireoide;
  • ovário policístico;
  • excesso de vitamina A e B;
  • deficiência nutricional.

Como tratar a queda de cabelo no pós-parto?

Ingira alimentos com nutrientes importantes para o cabelo

Além de comer de uma forma mais saudável para que a produção de leite seja mais nutritiva e você ofereça mais vitaminas e minerais para o bebê, você também deve se atentar aos nutrientes que fazem bem para a saúde do cabelo. 

alimentos ricos em proteínas ajudam na manutenção da saúde dos fios, fortalecendo os cabelos e controlando a queda
alimentos ricos em proteínas ajudam na manutenção da saúde dos fios, fortalecendo os cabelos e controlando a queda

Uma dica é variar a alimentação diariamente, e não repetir os mesmos alimentos no almoço e no jantar.

Os nutrientes mais importantes para a saúde capilar são:

  • Vitamina A: encontrada na cenoura e espinafre;
  • Proteínas: encontradas principal,ente em carnes, ovos e leite;
  • Ferro: feijão, beterraba e salsinha;
  • zinco: castanha do pará;
  • biotina: ovo, salmão e abacate;

Ingira vitaminas e sucos fortificados

Algumas mulheres precisam suplementar certas vitaminas durante o pós-parto por não conseguirem a quantidade adequada apenas com a alimentação. Enquanto isso, outras mamães preferem ingerir sucos fortificados para a saúde do cabelo como o suco de 1 cenoura, 1 maçã e 1 colher de castanha moída.

Você também pode optar por 1 vitamina com iogurte, papaia, abacate e 1 castanha-do-pará.

Use produtos ricos em vitaminas

Algumas empresas de cosméticos capilares começaram a adicionar vitaminas para queda de cabelo na composição de produtos como shampoos, condicionadores e máscaras para potencializar os resultados dos tratamento anti queda.

Enquanto você amamenta, é importante consultar seu médico para verificar quais produtos você pode utilizar durante esse período para não prejudicar a saúde do bebê.

Lave o cabelo apenas 3 vezes na semana

Embora antigamente tinha-se a crença de que mulheres no pós-parto não deveriam lavar os cabelos durante os 40 dias de resguardo, atualmente essa não é mais uma mania recorrente.

Porém, para ajudar no fortalecimento dos fios, evite lavar e escovar o cabelos mais de 3 vezes na semana, e prefira sempre um pente largo na hora de desfazer os nós.

Isso porque é durante essas circunstâncias que mais se perde fios, e evitar repeti-las muitas vezes na semana ajuda a diminuir a queda.

lavar os cabelos apenas 3 vezes durante a semana garante que a perda de cabelos seja menos acentuada
lavar os cabelos apenas 3 vezes durante a semana garante que a perda de cabelos seja menos acentuada

Depois de conferir por que o cabelo da mãe cai no pós-parto e como você pode lidar com essa situação, você já pode colocar nossas dicas em práticas para evitar perder muitos fios durante esse período. Caso note algumas falhas no couro cabeludo, é importante buscar ajuda médica para averiguar o quadro. Você ainda pode usar produtos voltados aos tratamento anti quedas para amenizar o quadro depois de conversar com seu médico.