Qual a melhor vitamina para cabelo, unha e pele?

As vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado de todo o organismo, sendo que determinados compostos orgânicos são fundamentais em maiores quantidades para se obter específicos efeitos.

Pele sem viço e ressecada, unhas quebradiças, cabelos sem vida são sinais de que algo não está bem, e um dos motivos pode ser a ausência ou quantidades insuficientes de vitaminas.

As vitaminas são componentes que o organismo humano não consegue produzir e por este motivo devem ser obtidos através da dieta. Contudo, uma alimentação pobre em tais nutrientes não fornece as quantidades necessárias, e desta forma, a suplementação de vitaminas se torna essencial para o tratamento de inúmeras enfermidades.

Quais alimentos de fato fazem bem para pele, cabelo e unhas?

Antes de respondermos a esta questão é importante ressaltar alguns pontos, sendo o primeiro deles a respeito da vitamina C, qual é de importância na dieta, e que desta maneira, não pode faltar em hipótese alguma na mesa diariamente.

Vitamina C
Vitamina C

É ela que sintetiza as substâncias que estabilizam as células da pele, e que consequentemente evita e previne a formação de rugas.

E, as vitaminas B previne o ressecamento, calvície e mantém a integridade elástica da pele. Outro ponto importantíssimo é lembrar que os minerais também possuem um papel importante no que se diz respeito à pele, unha e cabelo. Manganês, cobre e silício são a base da produção de células da derme e hepiderme, ou seja, da pele.

Alimentos ricos em Manganês
Alimentos ricos em Manganês

Qual a função de cada vitamina e em quais alimentos podemos encontra-las? Para facilitar o entendimento a respeito e facilitar a elaboração de sua dieta, confira logo abaixo a lista de vitaminas que são fundamentais para a beleza e saúde de pele, cabelo e unhas:

Vitamina E

Esta é um componente que possui ação antioxidante e que desta forma protege as células do organismo dos danos ocasionados pelos radicais livres, e ainda estimula o sistema imune, impede a formação de coágulos e dilata os vasos sanguíneos. Auxilia na hidratação da pele devido as suas características.

Alimentos ricos em Vitamina E ajudam na absorção
Vitamina E e os alimentos que contribuem

É encontrada na couve, abacate, aspargos, mamão, frutas vermelhas, sementes, germe de trigo, óleos vegetais ricos em ácidos graxos poli-insaturados (óleo de girassol óleo de gérmen de trigo óleo de cártamo), oleoginosas (pistache, nozes, castanhas), legumes verdes (brócolis, espinafre) e dentre outros.

Vitamina para cabelo- Vitamina C

Esta é a vitamina responsável pela formação de colágeno, componente que tem a função de promover firmeza e tenacidade à pele, que atua ainda na reparação dos tecidos do corpo. Também possui ação antioxidante, previne e combate manchas escuras.

Alimentos ricos em Vitamina C
Alimentos ricos em Vitamina C

Pode ser encontrado em melão, pimentão verde, tomate, abacaxi, morango, repolho cru, espinafre, couve de Bruxelas, batata, brócolis, laranja, limão e outros.

Vitamina para cabelo- Carotenoides

Estas são substâncias químicas que oferecem pigmento aos alimentos, sendo o segundo dentre os pigmentos mais importantes para a fotossíntese. Desta forma, são importantes fotoprotetores e auxiliam na redução da vermelhidão causada pela exposição ao sol e inflamações.

Carotenoides
Alimentos ricos em Carotenoides

São precursores da vitamina A, tem poderosa ação antioxidante. São encontradas em inúmeros alimentos, incluindo tangerina, mamão, abóbora, melancia, batata-doce, cenoura, vegetais amarelos, e outros.

Vitamina para cabelo- Vitamina B2

Também denominada de riboflavina, a vitamina B2 tem como ação a liberação de energia para a cadeia de transporte de elétrons no ciclo de Krebs e no catabolismo dos ácidos gordos (oxidação). Promove como benefícios ao corpo a prevenção de fissuras de canto de boca, ao redor dos olhos e do nariz.

Vitamina para cabelo: saiba como ampliar sua alimentação
Vitamina para cabelo: saiba como ampliar sua alimentação

Ainda, facilita o uso do oxigênio nos tecidos de pele, cabelo e unhas. Possuem ação antioxidante e podem ser encontrados em vegetais de folhas de verdes (couve-flor, brócolis, espinafre, agrião, repolho), carnes (fígado, frango), leite e derivados, cereais enriquecidos, ovos, pães, ervilha, semente de girassol, e etc.

Vitamina para cabelo Biotina

Baixas quantidades no organismo podem resultar na descamação da pele e queda excessiva de cabelo. A biotina tem com função auxiliar na metabolização de proteínas na raiz do couro cabeludo.

Alimentos ricos em Biotina
Alimentos ricos em Biotina

Pode ser encontrada em alimentos como tomate, banana, laranja, gema de ovo, leite, carne, amendoim, cogumelos, morango, melão, fígado, dentre outros.

Flavonoides

Estes componentes que possuem potente ação antioxidante e antialérgica, auxiliam no retardo do envelhecimento. São responsáveis pelas cores vibrantes em frutas e vegetais, e que atuam combatendo as doenças do coração, previne a osteoporose, aliviam os sintomas da menopausa, no controle do sobrepeso, e dentre outras funções positivas.

Alimentos ricos em Flavonoides
Alimentos ricos em Flavonoides

São encontradas em alimentos como casca de berinjela, especiarias, uvas vermelhas e roxas, cereja, acerola, amoras, framboesa, vinho tinto, chocolate amargo, mirtilo, banana, salsa, cebola e outros.

Zinco

Atua controlando a hidratação da pele e consequentemente evitando o aparecimento de rugas, e promove a manutenção dos folículos pilosos em associação com a vitamina A, e desse modo, auxilia no crescimento dos fios de cabelo.

Alimentos ricos em Zinco
Alimentos ricos em Zinco

Pode ser encontrado em castanha-do-caju, leite, iogurte, ostras, farelo de trigo, açafrão, moluscos, gengibre, frango, carne vermelha, fígado, semente de linhaça, chocolate amargo, gema de ovo, camarão, sementes de melancia, feijão, amendoim, e etc.

Selênio

A quantidade diária de selênio recomendada diariamente para um adulto é de apenas 55 microgramas, sendo o seu consumo importante para inúmeras funções do organismo, como fortalecimento do sistema imunológico, produção adequada dos hormônios da tireoide, prevenção do envelhecimento, e é um grande aliado no combate da celulite.

Alimentos ricos em Selênio
Alimentos ricos em Selênio

Pode ser encontrado na castanha-do-Pará, lentilhas, gérmen de trigo, nozes, trigo, sementes de girassol, frango, arroz, leite, alho, feijão, repolho, e outros.

Silício

Garante viço a pele e promove melhora no aspecto das celulites. Ainda, fortalece ossos e articulações, aumenta a produção de colágeno, previne a queda de cabelo, melhora brilho e maciez dos fios, fortalece unhas, evita infecções e muitos outros benefícios.

Alimentos que contém Silício
Alimentos que contém Silício

É encontrado em peixe, farelo de trigo, amendoim, amêndoas, água com gás, milho, soja, aveia, cevada, arroz, repolho cru, laranja, abóbora, pepino, cebola, manga, banana, maçã, cenoura, espinafre, frutas secas, lentilha, tangerina e outros.

Vitamina para Cabelo- Magnésio

Tem como função promover a hidratação celular e consequentemente a maciez da pele e cabelos.

Alimentos que contém Magnésio
Alimentos que contém Magnésio

Pode ser encontrado em vegetais verdes, tofu, carne, cereais de trigo integral, nozes, leguminosas, sementes, castanhas, legumes e etc.

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