Qual a quantidade de cabelo que cai por dia?

Queda de cabelo observada no pente

Perder alguns fios de cabelo diariamente é normal, faz parte do ciclo das madeixas. Mas você já parou para se questionar de qual é a quantidade normal e se está sofrendo de queda excessiva de fios?

De acordo com especialistas, é normal e natural a perda de aproximadamente 100 fios de cabelos diariamente, e dessa forma, a queda que acontece ao longo da lavagem ou enquanto você penteia faz parte do processo de renovação capilar.

Uma pessoa adulta possui cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo que participam das diferentes fases de crescimento. O folículo nasce no folículo piloso, onde cada fio de cabelo cresce de forma independente em relação aos demais. Caso houvesse um sincronismo entre todos os folículos pilosos presentes no couro cabeludo, todos os fios cresceriam e cairiam ao mesmo tempo.

O período que consiste no crescimento dos fios de cabelo é denominado de fase anagénica, que tem duração de 1 a 4 anos. Nesta ocorre à regeneração do folículo piloso e posteriormente, a nova produção da fibra capilar.

Segundo profissionais da área, o cabelo cresce cerca de 1 centímetro ao mês, período este referente a fase de crescimento. A segunda fase chamada de catagénica consiste no período em que ocorre a involução, ou seja, é nesta em que acontece a conclusão da produção da fibra capilar.

O medicamento atua na base do folículo capilar
Fases da construção capilar

Tem a duração de cerca de 2 a 3 semanas, onde o folículo retrai-se à superfície do couro cabeludo, preparando os fios para a terceira e última fase, a de repouso. A última fase, chamada de telogénica é o momento em que a fibra capilar não cresce mais, porém permanece fixa ao folículo piloso por aproximadamente 3 meses. Após este período, o cabelo cai naturalmente ao longo da escovação ou lavagem, por exemplo.

Cerca de 90% dos cabelos se encontra em fase constante de crescimento, enquanto que 10% estão em fase de queda.

Cada folículo piloso garante a produção de fibra capilar entre 25 a 30 ciclos ao longo de sua vida. Entretanto, em determinados casos podem ocorrer alterações relacionadas a inúmeros fatores, como de produtos químicos, desequilíbrio hormonal, estresse e outros.

Causas da Queda Capilar

Os cabelos são constituídos principalmente por queratina, e tem como função a proteção do couro cabeludo e da região contra ação de calor, frio e raios UV (luz solar). Quando a queda se torna intensa, esta precisa ser acompanhada por um médico, no caso, o médico dermatologista, profissional este que tem a capacidade de melhor avaliar, identificar o problema e instituir o correto tratamento para o caso.

Quantos cabelos cai por dia?
Quantos cabelos cai por dia?

Desta forma, teoricamente, uma pessoa que apresenta uma queda de cabelo maior que a 100 fios por dia, sofre de queda excessiva e pode estar sofrendo com algum problema que vem comprometendo a qualidade e a saúde capilar.

Contudo, como é basicamente inviável realizar a contagem de quantos fios de cabelo você vem perdendo por aí, tal problema fica melhor ilustrado quando:

  • No período pós-parto ou pós-gestação, as mulheres apresentam crescimento distinto anterior a gravidez;
  • Durante a escovação diária, nota-se maior quantidade de fios presos na escova;
  • Ao passar a mão no cabelo, o número de fios que caem no chão ou que ficam presos a mão é superior a 2;
  • Para com o sexo masculino, nota-se o aumento das famosas “entradas” ou presença de falhas por todo o couro cabeludo.

São inúmeras a causas para a queda de cabelos, sendo que dentre elas destacam-se:

  • Doença da tireoide,
  • Tratamentos quimioterápicos,
  • Deficiência de vitaminas e minerais,
  • Uso de determinados medicamentos (pílulas anticoncepcionais, corticoides),
  • Estresse,
  • Má alimentação e
  • Herança genética.

Muitos casos de queda excessiva de cabelos apresentam um ou mais fatores associados, o que dificulta ainda mais o tratamento em questão.

É por este e outros motivos, que um médico deve ser consultado para identificá-los, sendo que através do atendimento clínico muitas vezes não é o suficiente para fechar um diagnóstico. Desse modo, podem ser solicitados alguns exames complementares para melhor avaliação do quadro, como por exemplo, o tricograma que consiste na análise microscópica da fibra capilar.

Tricograma capilar
Tricograma capilar

Em relação a queda de cabelo existem centenas de mitos, você sabe quais são? Confira logo abaixo alguns!

Mitos e Verdades sobre a queda de cabelo

  • Chapinhas e secadores de cabelo não estimulam a queda dos fios. O que pode estar relacionado é o fato de uma insuficiente proteção das madeixas contra o calor, o que consequentemente garante aos fios ressecamento e quebra;
  • Lavar o cabelo todos os dias não acelera o processo de queda. Como visto anteriormente, o ciclo dos fios segue um cronograma, e assim, os fios que estão destinados a queda, irão cair durante o banho, escovação ou naturalmente ao longo do dia;
  • Finalizadores, gel e condicionadores não estimulam a queda capilar;
  • Tinturas e alisamentos não contribuem para a queda excessiva dos fios, enquanto que dreads, alongamentos e apliques sim, estes podem ser prejudiciais para a saúde do cabelo;
  • A menopausa e a síndrome do ovário policístico podem estimular a queda do cabelo devido ao desequilíbrio hormonal, o que pode resultar em uma perda transitório dos fios;
  • O cabelo cai em maior quantidade durante o inverno, e tal característica é explica por especialistas pelo fato de ocorrer menor estímulo da divisão celular por parte da incidência de luz solar. Desta forma, cresce menos fios e a raiz capilar pode enfraquecer;
  • Prender o cabelo enquanto ele está molhado pode sim estimular a queda, assim como deixar o cabelo preso por longos períodos com tiaras, bonés, bandanas, elásticos e outros adereços;
  • Xampus e condicionadores anti-queda não auxiliam ou cessam o problema. Estes produtos são apenas coadjuvantes no tratamento, pois garantem maior limpeza do couro cabeludo.

E você, conhece algum mito sobre a queda de cabelo que a gente não citou aqui? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍